Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

05/09/16

Impressões: Re:Zero (Episódio 23)

impressões re:zero




Sei que estou começando minhas impressões sobre Re:Zero um pouco tarde, afinal já estamos nos últimos episódios. Porém eu prometo que farei uma análise bem completa, e abordarei todos os temas, personagens, tramas, e todo o resto assim que o anime acabar, para você não ficar na abstinência de Re:Zero.

Minhas percepções desse episódio serão feitas puramente com base nele e episódios anteriores, nada de web/lightnovel, mas caso ainda não esteja por dentro, você pode ler nossos spoilers até o início do arco 6 aqui.

Episódio 23

Resumo do Episódio: Subaru tenta convencer o povo da vila de sua ideia de realoca-los para um lugar seguro. Há um infiltrado da Seita entre os mercadores e se inicia o conflito com os dedos da Preguiça. No confronto, Subaru, Emilia e Pack conseguem derrota-los. Por fim, Subaru tem seu corpo controlado por Petelgeuse e pede para Julius e Ferris que o mate.

Análise dos Personagens:

A essa altura do campeonato, já percebemos uma mudança significativa de comportamento e personalidade de Subaru. Todo o drama que ele passou ao lado da Rem antes da luta contra a Baleia Branca provou ser, ao mesmo tempo, traumático e motivador.

impressões re:zero

Logo no início do episódio temos uma pequena interação entre Subaru e Julius, sendo esse último responsável por ajudar a todos a se livrarem do feitiço de encanto. Mais pra frente descobrimos que Julius coloca, especificamente em Subaru, um espírito para protegê-lo. Aparentemente, Subaru ganhou a confiança dele com os eventos anteriores, ao ponto de Julius até seguir suas ordens. Inclusive, Julius ressalta que Subaru possui uma boa afinidade com espíritos. Devemos manter isso em mente para o futuro desse anime.

Cada segundo com a Ram na tela deve ser prestigiado! Como eu gosto dessa personagem! Uma pena que sua aparição nesse episódio tenha sido curta, mas suficiente para mostrar que ela ainda tem confiança nas ações e palavras de Subaru.

Certamente, um dos focos do episódio é intensificar o relacionamento entre Subaru e Julius/Ferris. Durante todo o conflito e desconfiança da Vila com Emília e a ideia de Subaru para retirá-los de lá, ambos motivam Subaru de formas diferente a dialogar com a vila.

impressões re:zero

Ferris sendo Ferris 

Ferris é um personagem que tem pego minha atenção ao longo do anime. Altamente fiel, confiável e um healer implacável. Além de ser um seguidor da pessoa, para mim, mais responsável, inteligente, poderosa e capaz em todos os aspectos de assumir o trono, Crusch. Nesse episódio demonstrou ser muito astuto também em identificar possíveis infiltrados da Seita entre um dos mercadores. O desenvolvimento do relacionamento dele com Subaru é, juntamente com Julius, algo a ser reafirmado nesse episódio.

Wilhelm... Como eu queria ter começado a comentar os episódios um pouco antes. Que personagem! Não deve ter uma pessoa que não goste/tenha máximo de respeito por ele. Extremamente forte e confiável. Infelizmente, também não vemos muito dele nesse episódio.

Petelgeuse Romanee-Conti, um ser de nome tão complicado quanto sua mente. Fazia tempo que eu não ficava tão perturbado com um personagem quanto ele. Sua personalidade excêntrica, fora o trabalho incrível dos animadores de colocá-lo em expressões e posições nada confortáveis, fazem dele um personagem amedrontador, psicologicamente falando. Fica fácil de nos projetarmos nos sentimentos de Subaru quanto a Petelgeuse, graças aos eventos passados. Não acho que exista uma pessoa que goste genuinamente desse personagem, ainda mais depois dele tomar o controle do corpo de Subaru nesse episódio.

Eu quero encerrar com Julius e Ferris, mas antes precisamos mencionar mais duas coisas: Subaru e Emilia, e o contraste que temos nesse Arco 3. Subaru passou por muita coisa nesses 23 episódios, seguimos ele em diversos sofrimentos e momentos de tensão que moldaram o que ele é agora. Subaru teve a ideia sozinho de atrair Petelgeuse (usando o Gospel como isca) para a floresta cheia de majuus, sabendo da atração deles. Adiciona também nessa lista a percepção dele sobre a verdadeira Baleia Branca. Subaru pode não ter muito poder, mas está demonstrando ser um grande estrategista e também líder, com uma visão macro do que acontece num campo de batalha, além de motivação e tenacidade. Seu Retorno da Morte torna esses atributos ainda mais poderosos, uma vez que ele ganha novos conhecimentos e informações a cada loop.

impressões re:zero

Em contraste, temos Emilia. Uma personagem que eu ainda preciso ser convencido de ser boa. Possui uma personalidade um tanto quanto genérica, apesar do tratamento que recebe das pessoas. Se vimos um grande desenvolvimento de personagens em Subaru, Rem, Crusch, Ferris... falta isso em Emilia. Claro que parte disso é responsável pela proposta do anime ser em "loops" e de acompanharmos Subaru. Não vemos tanto Emilia quanto poderíamos, por isso vou esperar o fim do anime para fazer uma análise melhor dela, naquilo que prometi no começo do texto. Mas, foi bom rever ela e Pack.

E chegamos ao ápice, o desfecho do episódio. Aparentemente, Re:Zero sabe como terminar seus 20 minutos de tela, sempre de forma impactante. Com Petelgeuse sob controle do corpo de Subaru é que vemos o laço que está sendo criado entre eles. Durante toda a fala da Preguiça, Julius tenta trazer Subaru de volta a todo o custo. A expressão de Julius quando lhe é pedido para matá-lo, demonstra o quão longe chegou esse "Bromance" em apenas 2 episódios. Se tem uma coisa que cria laço entre pessoas, tão importante quanto amor, é o respeito. Ao ver que Julius não conseguiria dar o primeiro passo, o olhar de Subaru para Ferris, para mim, é o ponto forte do episódio. Ferris ciente dos desejos e vontades de Subaru, não poderia ter outra reação a não ser fazer conforme a vontade dele, mesmo que contra a própria. Em respeito a tudo isso, mas conflitante com a dor de fazê-lo, as lágrimas de Ferris parecem atravessar a tela e chegar aos meus próprios olhos. O olhar de Julius ao ver Ferris derrubar Subaru, a indagação dele e principalmente a raiva mesclada com tristeza de Ferris em não ter outra escolha reacende a grande proximidade que foram criada desses dois personagens com Subaru.

impressões re:zero

Estou ansioso para ver o tratamento que vai ser dado para eles no próximo episódio. Pois se tem algo que a proposta de loop tem de negativo, é o fato de criarmos laços e sentimentos por personagens e situações que podem não ocorrer no próximo loop.


Lembrando: Eu traduzo todos os spoilers de Re:Zero da página, portanto eu sei o que acontece nos arcos. Mas toda a minha análise se baseia apenas no que foi contado até agora no anime. Portanto, evitem "corrigir" qualquer informação baseada em spoilers da web/lightnovel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário