Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

10/11/16

Por que personagens sangram pelo nariz?





Qualquer fã de anime ou mangá sabe que é comum vermos personagens com sangramentos nasais quando são "provocados" sexualmente.

Por que personagens sangram pelo nariz?





















Um personagem masculino bisbilhotando uma garota trocando de roupa, uma menina que vê aquele desejado garoto olhar para ela de forma sedutora, um menino que tropeça e cai de cara nos peitos de uma mulher; o resultado é sempre o mesmo... um rosto corado seguido de um sangramento nasal.

Por que personagens sangram pelo nariz?
A ideia é que a excitação causa um aumento na pressão sanguínea, que por consequência, ocasionaria um sangramento nasal. Certamente é verdade que uma excitação ou vergonha pode fazer nossos rostos ficarem corados. Consigo me lembrar claramente do meu rosto explodindo em chamas quando eu tinha uns 10 anos e eu presentiei a garota que eu era apaixonado da minha classe com um bichinho de pelúcia. Mas será que é possível ter sangramento nasal assim?

Dr. Kouichiro Kanaya, um otorrinolaringologista da Clínica Kaneyama na prefeitura de Yamaguchi, nos explica um pouco sobre isso.

"É verdade que a pressão sanguínea aumenta quando estamos sexualmente excitados, isso é algo já bem documentado. Porém, não há ligação entre esse tipo de excitação e esse tipo de sangramento nasal."

Por que personagens sangram pelo nariz?
É desse tipo de doutor que a gente gosta, direto aos fatos.

Sangramentos nasais geralmente começam por conta de algum dano ao septo, e é por isso que geralmente vemos tantas crianças pequenas em enfermarias de escola com um pedaço de algodão no nariz, porque elas simplesmente não conseguem deixar de ficar cutucando por lá.

"Por conta do interior do nariz ser uma das partes mais frágeis do corpo, eu entendo como chegaram nessa teoria de que o aumento da pressão sanguínea causada por excitação sexual causa sangramento nasal. Porém o corpo humano é composto de várias partes bem macias e flexíveis, então não dá pra dizer que esse é um argumento muito bom."

Por que personagens sangram pelo nariz?
Então por que será que vemos isso com tanta frequência em animes e mangás?

Dr. Kanayama tem uma teoria sobre isso:

"No passado, pessoas como lutadores profissionais intencionalmente faziam pequenos cortes em suas testas para assim criar uma atmosfera de tensão em uma luta ou partida. Eu só consigo imaginar que essa ideia de estimulação extrema e excesso de energia foi retratada da mesma forma com os sangramentos nasais, e virou um método de representativo aceitável."

Então, nada mais é do que uma forma de expressar... "explosões corporais"? Bom, acho que eu posso conviver com isso. Esse método definitivamente ajudam animes a serem mais "apropriados" a menores de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário