Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

24/11/16

Um dia na vida de um diretor de anime

Um dia na vida de um diretor de anime





Se você pensa que ser um diretor de anime se resume a diversão ou a várias mulheres fazendo cosplay, pense de novo. Na verdade é um trabalho longo, de longas horas na frente de um computador e refeições prontas de lojinhas de conveniência, isso sem contar as jornadas noturnas.

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga

Em 2013, o diretor de anime da Dream Link Entertainment (DLE), Azuma Tani, deu uma entrevista sobre como é o dia a dia de seu trabalho. Após passar meses trancanfiado em seu escritório para finalizar o filme Glass Kamen Desu Ga, em vez de tirar merecidas férias, ele resolveu dar uma entrevista sobre como é vestir seus sapatos nesse mundo intenso e ocupado de um diretor de anime.

Como é ser um diretor de anime? Nos conte um pouco sobre seu dia a dia.

Quando você está fazendo um anime, há duas fases: escrever e animar. Durante a produção de Glass Kamen, eu acordava por volta das 07:30, assistia um dos meus programas favoritos, "Ama-chan", e então começava a escrever e desenhar. Por volta das 10:00, as pessoas começavam a aparecer no escritório, então ficava difícil de se concentrar em escrever. É aí que eu parava e focava na animação. A equipe fazia um resumo e me mostravam no que eles estavam trabalhando, então durante todo o dia havia pessoas me perguntando algo. Eu dou as direções, digo o que está bom e o que precisa ser melhorado, etc. Eu saio para o almoço por volta das 14:00, geralmente. Na maioria das vezes, eu compro um "bento" de uma loja de conveniência, ou se eu estiver me sentindo chique, eu pego um ramen na esquina perto do escritório.

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga

Então você fica no escritório a maior parte do tempo?

Durante a produção de Glass Kamen, eu dormi no escritório a maioria dos dias. Eu jantava por volta das 22:00, e de novo, ramen ou "bento", e então voltava pro trabalho. Eu ia dormir pro volta das 02:00.

Você por acaso saía do escritório em algum momento?

Eu ia para o estúdio de gravação para supervisionar os dubladores em algumas ocasiões. Nesse caso eu deixava o escritório de bicicleta, os ouvia um pouco, dava o meu aval e voltava pro escritório.

Onde você dormia?

Eu tenho um colchão tipo "tatame" no chão em uma das salas de reuniões, e eu usava um dos bichinhos de pelúcia de personagens da DLE como travesseiro. Quando eu durmo no chão fico com um pouco de coceira, então não era um dos lugares mais agradáveis de se dormir. Glass Kamen demorou uns três meses para finalizar, e eu estava no escritório durante a maior parte desse tempo, mas se você passar tantos dias seguidos no escritório, vai acabar enlouquecendo. Então, perto do fim da produção, eu comecei a voltar mais para a minha casa. A parte ruim é que minha esposa e filhos estavam sempre dormindo quando eu chegava tarde da noite, e eu me sentia mal acordando eles pela manhã.

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga
Para um diretor de anime, essa seria uma acomodação de luxo.

Então, com qual frequência você via sua família?

Durante a produção de Glass Kamen, eu jantei com minha família apenas uma vez.

Você tinha algum tempo para seus passatempos?

Não muito. Mas, para minha sorte, andar de bicicleta é um dos meus passatempos principais. Então quando eu ia e voltava do escritório ou pro estúdio de gravação, eu me divertia pedalando. Eu uso um aplicativo chamado Strava, ele grava a sua rota, mede o seu tempo e a velocidade média, etc. E aí, ele compara sua perfomance com outros ciclistas da área. Estou orgulhoso em dizer que eu estou na primeira posição em todas as rotas perto do meu escritório. Teve uma vez que eu dei sorte com os semáforos e consegui uma média de velocidade de 62km/hora. (Obs: Isso é mais rápido do que a velocidade limite para os carros no Japão)

Azuma Tani bicicleta
Quando você está pedalando, pensa sobre animes?

Não, não. Esse é meu tempo próprio onde eu limpo minha cabeça. Eu literalmente não penso em nada quando estou pedalando.

Azuma Tani bicicleta

Então, quando você fica no seu modo criativo?

Após as 22:00, quando a maior parte das pessoas vão embora do escritório e o lugar fica mais vazio e quieto, e é aí que eu consigo pensar criativamente. Eu também bebo bastante energético e masco bastante chiclete, eu acho que me ajuda a pensar um pouco. Mas teve uma vez que eu tomei tanta cafeína que meu peito começou a doer. Pensei que iria ter um ataque cardíaco se continuasse assim, então eu cortei os energéticos.

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga

Nessa parte da entrevista, um dos estagiários de Tani-san interrompeu freneticamente para alertá-lo de algo, e Tani teve que ir ao resgate, deixando a entrevista mais curta e dando mais um exemplo da devoção que um diretor de anime profissional deve ter.

Glass Mask é uma série de mangá de sucesso. Já foi adaptada para anime e live action, mas Glass Kamen Desu Ga foi a primeira adaptação em uma longa como filme.

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga

Azuma Tani Glass Kamen Desu Ga

Nenhum comentário:

Postar um comentário