Sobre o site, a página e o Youtube





Pedimos que leia tudo e dê sua opinião, obrigado!

Esse será nosso único post novo de hoje. Bem, eu tô aqui para dar alguns avisos e considerações sobre o atual estado da Você Sabia Anime, como também das outras páginas do grupo, além de falar um pouco sobre o que faremos.

Para começar eu queria falar do nosso site. Obviamente vocês perceberam que o layout mudou, e isso era algo que eu queria tinha muito tempo, muitos meses. O antigo era bonito mas não era responsivo (um site responsivo se adapta a tela que você ta usando, então num PC ele ficará normal, num celular ele vai ficar compacto e assim vai).

No layout antigo a gente conseguiu no máximo, em um mês, 300.000 visitas, e depois o site foi caindo e caindo em visitas como vocês podem ver nesse gráfico:


O site teve esse boom de visitas por causa de Re:Zero. O post de spoilers foi o principal motivo e na época do anime publicamos várias matérias sobre ele e o site decolou, mas quando o anime acabou foram-se as visitas; e apesar dos posts de Re:Zero terem sido muito bem vistos, a nossa postagem mais visitada é o ''17 animes Yuri que você deve assistir'', com 190.000 visitas.

Apesar das visitas terem caído mês após mês, nós conquistamos algo que o nosso site não tinha antes: leitores fieis. Antes dos posts de Re:Zero nossa principal fonte de visita era o Facebook, então entrava gente no site, lia a matéria e saía. Hoje, a cada mês, as visitas diretas aumentam.

Visita direta é quando uma pessoa entra no site sem ser por meio de indicação, no caso quando você abre uma aba ou janela nova e digita www.vocesabiaanime.com.br e entra no nosso site, e isso é algo muito valioso, pois mostra que você conquistou um leitor fiel que sempre entrará no seu site, e ficamos bem felizes com isso.

Mas então, agora que contamos essa parte vergonhosa da história do site, vamos para a parte boa. Em dezembro e janeiro o site ficou parado, a gente estava de "férias", e voltamos apenas agora em fevereiro com um novo layout e novos posts, e te digo que, do dia 1º de fevereiro até a data de publicação dessa postagem (hoje é 16 de fevereiro) nós estamos com 156.000 visitas totais. Isso é mais do que os últimos 3 meses, e pelas minhas contas, no final deste mês iremos para as 300.000 visitas e nos próximos meses isso vai aumentar e aumentar.

Por que isso aconteceu? Em maior culpa por conta do novo layout, que é mais bonito, mais leve, é responsivo, é agradável e facilita muito que você navegue por ele, principalmente pelo celular ou tablet, e que veja mais e mais posts. Você deve notar também que muitos posts antigos sumiram do site, nós apenas retiramos eles do ar para dar uma revisada em todos, e assim que revisarmos, iremos republicar um a um.

Sobre as postagens "Aprendendo Japonês", elas irão voltar este mês ainda, não sei o dia ao certo, mas eu tenho um conteúdo bem vasto para passar pelo site.

Em relação a página, eu vou acabar desabafando um pouco, então me desculpem por isso.

Olha, de uns tempos para cá eu noto que a VSA anda conquistando alguns haters. Nunca pensei que teríamos mas temos pessoas que adoram apontar erros e não há nada de errado em apontar quando a gente erra alguma informação (até porque a gente não vai deixar o erro no ar, a gente deleta e posta de novo com a correção), o ruim e apontar o erro e ser mal educado apenas por não gostar da gente (ou por ser mau educado de natureza mesmo). Existem pessoas que nem curtem a página mas estão sempre comentando nos posts apenas esperando pela oportunidade da gente vacilar.

Uma vez inclusive postamos sobre o filme novo de SAO, que após os créditos teria uma frase dizendo que SAO voltaria, cara, teve gente comentando pedindo para apagar o post, pois o filme só estreia dia 18 de fevereiro, mas e ai que ta, tinha o link da fonte na descrição, era só entrar no link, que era um tweet de um japonês falando sobre isso, ele havia deixado um link no tweet dele que levava para um blog japonês onde tinha uma matéria sobre o pessoal do blog que foi assistir a pré-estreia do filme, resultado? Ele apagou os comentários. Custava entrar na fonte antes?

Algumas pessoas inclusive quebraram a cara quando, depois de serem muito mau educadas, viram que apagamos a postagem e republicamos ela corrigida, talvez para essas pessoas eles achavam que a VSA só queria like fácil em cima de qualquer post e que se foda o conteúdo, que íamos deixar do jeito que ta, quando não é assim que funciona.

A página tem 3 anos! Esse ano vamos fazer 4! Você acha mesmo que estamos procurando likes? A página tem só 130.000 likes em 3 anos, isso é pouco pra tanto tempo de existência, isso mostra que a gente preza mais pelo conteúdo, e olha, nem todos gostam de um conteúdo mais trabalhado, os posts que mais dão view na VSA são de comédia ou tirinha, e não é por isso que deixamos de postar curiosidades, que sim, dão muito menos ibope que os outros tipos de posts (só algumas poucas curiosidades se salvam e dão muita view).

Desde janeiro 2017, se me lembro bem, apenas 2 postagens tinham erros, e foram erros bestas, de pessoa que tava cansada demais, não prestou atenção e publicou errado. E esse é um ponto que quero explicar para vocês, não tem criança na VSA. Eu trabalho como designer e com marketing, minha namorada trabalha o dia inteiro, temos o Cabral que trabalha o dia inteiro também e o Okabe que faz faculdade de Medicina, temos o Qiu (que é chinês) e trabalha muito também, então se a gente acaba postando algo errado, o motivo é muito mais falta de atenção por causa de cansaço do que necessariamente má fé ou porque não sabemos inglês/japonês/chinês. Houve uma época que o Okabe postou 3 notícias seguidas na página com informação errada, mas ele errou por estar morto de cansaço da faculdade. Eu falei para ele parar com as notícias e pegar o ritmo da faculdade primeiro. Nós não queremos passar informação errada, não somos uma página que só porque tá ganhando view/like vai deixar algo errado lá, não somos uma Fatos da vida, então se publicarmos algo errado e o post tiver uns 500 comentários, 900 compartilhamentos e eu ver que tá errado, eu vou deletar.

Uma vez postamos uma curiosidade que fala que a Ufotable quase faliu em animar Fate/Zero, isso é falso! Deixa eu explicar a história dessa curiosidade.

A VSA possui um grupo no Facebook onde TODAS as curiosidades têm que ser aprovadas por mim primeiro; nós temos o Okabe de CDC, ele faz 30 curiosidades e tem que postar as 30 no grupo, eu vou ler todas e rejeitar ou aprovar cada uma. Quando ele postou essa de Fate/Zero, eu pedi a fonte para ele, pois não achei nenhuma informação na internet sobre aquilo, ele não passou a fonte e acabou publicando e eu não vi que ele havia publicado.

O que aconteceu?

Ele não viu a minha notificação de que eu pedi a fonte, a página tava sem postagens naquele tempo, ele achou que a curiosidade tava aprovada e postou. Eu trabalhava à noite na época e não vi, a curiosidade ficou na página por semanas até que vi pessoal no Facebook comentando que a VSA postava informação falsa.

Eu vi essa curiosidade, ela pegou um alcance de 30.000 pessoas, muitos comentários e compartilhamentos, eu fui no grupo e vi que o Okabe não tinha visto que eu havia pedido a fonte, ou seja, ele postou a curiosidade sem eu aprovar, daí eu fui pesquisar e descobri que aquilo era falso, que era uma informação que havia aparecido no Anime Maru, que é um site de notícias FAKE de anime, resultado? Eu apaguei a curiosidade e postei uma retratação.

Às vezes ocorre de curiosidades que não foram aprovadas irem para a página. Já ocorreu outras vezes e eu sempre fico puto da vida com isso, e peço que o CDC preste mais atenção na hora de postar; e, embora a gente se esforce sempre para que isso não aconteça, pode acabar acontecendo, seja por falta de atenção ou falha de comunicação. Erros acontecem. 

Mas por conta de fatos assim muita gente acabou criando hate da VSA (ou porque a gente cresceu, não sei também), então isso é algo que eu quero deixar claro: nós NÃO somos uma mídia que quer passar informação falsa apenas para crescer. Se a gente postar e houver alguma falta de atenção da nossa parte, e daí eu peço que vocês avisem logo (95% dos nossos erros é falta de atenção por causa de cansaço), vamos apagar e repostar com a informação correta.

Dito isso queria anunciar que vamos mudar o layout das curiosidades, o atual é este:


Se eu não me engano, essa curiosidade ainda não foi para a página e nem sei se ela está revisada.
(Nota da Revisora: essa curiosidade foi revisada e ainda assim tem erro de digitação e um "audio" sem acento. Nota mental: alterar a resolução do monitor outra vez. Desculpa Chefe~).

Bom, o modelo novo será este:



Note que o texto acima não está revisado, é apenas para exemplo.

Eu decidi deixar o modelo mais simples, com um fundo sólido, e uma nova regra é deixar a curiosidade com o mínimo de texto possível, então virão muitas curiosidades resumidas, pois atualmente as que tem menos alcance são as que tem mais texto. Outra coisa é a cor, que não será mais uma cor fixa, então esse está rosa mas pode aparecer curiosidade azul, preta, vermelha, laranja, isso dependerá da imagem de fundo usada na curiosidade.

Vale ressaltar também que essa não é necessariamente a versão final, ela ainda pode sofrer modificações até aparecer na página.

Sobre vocês nos mandarem curiosidade, podem mandar no inbox da página ou pelo nosso e-mail vocesabiaanime@gmail.com, mas envie ela junto com a fonte, caso contrário levará anos para ela sair na página.

Agora sobre o Youtube, muita gente, muita gente mesmo sempre pergunta quando voltaremos com o canal, quando postaremos vídeos. Sabemos que existem pouquíssimos canais de qualidade no Youtube Brasil sobre animes, e os poucos vídeos que soltamos eram de qualidade, queria então anunciar que vamos voltar pro Youtube sim!

Final de fevereiro/começo de março os vídeos começarão a ser upados no canal. Para adiantar, iremos publicar vídeos de curiosidades dos animes da atual temporada, sendo os primeiros vídeos de Kobayashi-san, Kuzu no Honkai e Konosuba, além disso temos um projeto de vídeos diários no canal que vamos ver se dá certo.

Conto com seu apoio quando o canal voltar.

Mais algumas considerações sobre a Você Sabia Anime.

Por fim, eu queria falar que a VSA está aqui para informar vocês, trazer curiosidades, então peço que confiem na gente, não, deixa que a gente conquiste a sua confiança. Aprendemos a cada erro e sim, eles diminuíram muito com esse aprendizado; nós procuramos em tudo para confiar num fato ou não, ter a revista ou a novel em japonês para confirmar uma curiosidade ou não, assistir vídeos, falar com japoneses/chineses/coreanos/tailandeses, tudo.

E temos outro motivo para nos empenharmos tanto, a VSA se tornou rentável no final de 2016, isso significa que sim, ela gera um dinheiro, não é muito, mas gera, e já atraímos alguns anunciantes, e com esse dinheiro a qualidade do conteúdo aumenta.

Dito tudo isso, espero esclarecer algumas coisas.
Obrigado por tudo! Esperamos sua companhia ao longo deste ano.

E um rápido aviso sobre a CakeMoe, que é a parte hentai da VSA, o site voltará em algum momento, não sei exatamente qual, esse mês de fevereiro é de arrumação da casa, mas ele voltará.

0 comentários:

Postar um comentário