Veja como era o anúncio de Dragon Ball em 1984

Veja como era o anúncio de Dragon Ball em 1984




Qualquer um com o mínimo de envolvimento com a cultura dos quadrinhos e animações japonesas já viu ou ouviu sobre o mundo do popular e aclamado mangá de ação e aventura, Dragon Ball. Graças ao anime, os especiais da TV, os filmes, e pasmem, até a adaptação em live action, é difícil encontrar alguém que desconheça esse título. O impacto que Dragon Ball teve na indústria de mangá no Japão é tão grande, que fica difícil imaginar um mundo onde não tenha alguém tentando se transformar em Super Saiyajin. Mas toda série começa de algum lugar, e até a Edição nº 50 da Weekly Shonen Jump em 1984, o mundo ainda não conhecia seu herói.

... Na verdade, isso é meio que mentira. É verdade que foi apenas na Edição nº51 que o primeiro capítulo de Dragon Ball deu as caras ao mundo, mas o hype já havia começado pouco tempo antes. Afinal, é difícil você tentar vender um produto novo sem antes fazer uma boa propaganda. As imagens que você verá a seguir são de uma cópia da edição nº 50 da Weekly Shonen Jump de 1984, uma edição anterior do lançamento oficial de Dragon Ball. Nessa edição está algumas ilustrações iniciais de Dragon Ball. É fascinante ver o quanto a série já era esperada mesmo antes de ser lançada. Se bem que... os responsáveis pela promoção podem ter apresentado ele de forma um pouco errada. 

                                                         ▼ Veja a chamada da WSJ
Weekly Shonen Jump 50 Dragon Ball
"Nos desculpem pela demora! O Imperador das Piadas tem um novo lançamento no Japão!!
Já a venda na Edição nº 51!! Uma invasão de piadas vem por aí!! O epítome de 1984!!
Akira Toriyama está DE VOLTA!
DRAGON BALL"

Que introdução animada! Mas, não é bem uma introdução que associaríamos de cara a Dragon Ball...

Mesmo antes de conquistar o mundo com sua série Dragon Ball, Akira Toriyama já era um conhecido e respeitado mangaka japonês por sua série de comédia Dr. Slump, que era publicada na Weekly Shonen Jump entre 1980 até 1984. Isso lhe rendeu o título de "Imperador das Piadas". Por esse motivo, se antecipava que Dragon Ball seria mais um mangá recheado de comédia e piadas, com um pouco de aventura. Mas como todos nós sabemos, o mangá acabou indo para um caminho diferente e se tornou um dos mais influentes no gênero de artes marciais e ação de todos os tempos! Claro que ele tem seus momentos de comédia, mas comparado a toda porrada que rola solta durante a história, chamá-lo de "Uma invasão de piadas" parece um chute bem longe do gol. De qualquer forma, isso fez com que as pessoas lessem o mangá.

                                                         ▼ Os personagens principais
Weekly Shonen Jump 50 Dragon Ball
"Son Goku, um super herói absolutamente inocente, mestre e praticante do Dragon Kenpou (arte de defesa marcial chinesa)!! Bulma é a primeira garota que ele vê na vida. Colete todas as sete esferas do dragão, e um Dragão aparecerá diante de você para garantir um desejo."

"A garota sexy, Bulma, é alguns anos mais velha do que Goku e uma encrenqueira."

Bem, pelo menos as descrições dos personagens parecem acertar em cheio, se bem que eu nunca imaginava que o estilo de artes marciais que Goku praticava se chamava Dragon Kenpou. Por acaso isso é mencionado na série e eu não prestei atenção?

A propósito, outras séries que saíram por volta da mesma época e apareceram no volume 50 da Weekly Shonen Jump são clássicos como Hokuto no Ken, Kinnikuman, Super Campeões e outros como High School! Kimengumi e Wingman.

                                                         ▼ Capa da Edição nº 50
Weekly Shonen Jump 50
Weekly Shonen Jump 50
Weekly Shonen Jump 50 Dragon Ball
Weekly Shonen Jump 50 Dragon Ball

0 comentários:

Postar um comentário