Adaptações em filme dão dinheiro aos autores?

Adaptações em filme dão dinheiro aos autores?



Assistir uma adaptação em filme várias vezes pode não ser a melhor maneira de ajudar financeiramente seu mangaka favorito.

Gintama
Se você ama anime e mangá, provavelmente já sabe que uma grande porcentagem de animes são adaptações de uma série de manga já existente. Dependendo da popularidade da série, as adaptações dão um passo além dos animes até a criação de filmes, sejam eles animados, live-action ou até mesmo musical.

Com a popularidade das adaptações em live-action de alguns mangás, muitas pessoas acreditam que mangakas estão faturando uma boa grana com todas essas adaptações de seus trabalhos, mas será que é verdade?

O usuário do Twitter japonês, @beasty__baby, postou recentemente uma imagem de uma seção Q&A (questions and answers/perguntas e respostas) publicada no volume nº 51 do mangá Gintama, onde o autor Sorachi Hideaki revela algumas verdades entristecedoras por trás do glamour das telonas.
Adaptações em filme dão dinheiro aos autores?
Pergunta:

Eu tenho uma pergunta. Há algum tempo, minha mãe ouviu que a animação em filme de Gintama era um sucesso, e comentou que "ele deve estar vivendo em Roppongi Hills com todo esse sucesso". Isso é verdade? (Roppongi Hills é um prédio de luxo)

Resposta:

Para dizer a verdade, independente de quantas pessoas vão assistir o filme, ou o tamanho da receita que ele está gerando, nenhum iene vai para o autor. Nós somos apenas pagos no início por nossa licença (basicamente a propriedade intelectual). O montante que nos é pago é dinheiro de pinga se comparado aos lucros da bilheteria. A maioria dos lucros vão para empresas sem princípios e vergonhosas como Shueisha e Sunrise. Lançar volumes individuais de mangá é muito mais lucrativo para nós.

Mas o motivo pelo qual eu falo sobre essas adaptações em filme de forma pesada, ao ponto de eu estar quase mijando sangue, é porque existe um lugar nesse planeta que é mais maravilhoso do que uma mansão em Roppongi Hills. E esse lugar, meu amigo, é dentro do seu coração.

Se Gintama puder alcançar os corações das pessoas, eu não me importaria em viver em uma casa feita de papelão. Os autores são os únicos que carregam essas intenções honestas com suas criações.

Então amigo, se você sente pena por nós, não assista apenas aos filmes, compre nossos livros e volumes para que possamos viver em Roppongi Hills.

Adaptações em filme dão dinheiro aos autores?
O Q&A foi publicado em 2013, após o lançamento de Gintama, O Filme: Kanketsu-Hen - Yorozuya yo Eien Nare.

Como alguns de vocês já sabem, ano que vem já está marcado para o lançamento de um live-action de Gintama. Não sabemos se as condições de licença para filmes animados e filmes live-action são similares, mas suponhamos que não sejam tão diferentes.

Adaptação em filme é uma forma de alcançar uma audiência maior, já que nem todos são leitores frenéticos de mangá. Porém, aparentemente essa não é a forma mais eficiente dos mangakas ganharem algum dinheiro, independente do número de ingressos que as bilheterias vendem. 

Resumindo, se você gosta de uma série animada de seu mangá favorito, vá em frente e assista os filmes ou compre os produtos, mas acima de tudo, compre o mangá para ajudar o criador a continuar entregando conteúdo!

0 comentários:

Postar um comentário