Animes 3D vs animes 2D qual o mais barato?


"Hoje em dia, 3D CG é muito utilizado em animes mecha ou em cenas como animação de veículos. Deve ser porque 3D CG é mais barato."

Animes 3D vs animes 2D qual o mais barato?
Sabemos que 2D > 3D quando falamos de waifu, mas e na produção de anime, qual vale mais a pena?

Esse é outro rumor bem disseminado na comunidade quando falamos de uso de CG em anime. O animador de CG, Takuya Minezawa (Toei Animation), já explicou esse assunto de forma bem detalhada em alguns de seus tweets (vale a pena conferir, caso seja do seu interesse). Ele menciona que, ao contrário do que muitos pensam, 3D CG não é mais fácil ou mais barato do que animação tradicional. Então por que esse artifício ainda é usado em anime? O fator principal de 3DCG ainda ser necessário na produção de anime é por conta da falta de animadores 2D e  o seus prazos apertados.

Como foi explicado na parte 3, o número de animadores habilidosos não dão conta da quantidade de animes produzidos por temporada. Isso se torna ainda mais problemático quando o anime requer objetos ou cenas específicas que necessitam de um talento especializado desses veteranos, como mecha, cenas de lutas, "movimentação de câmeras", animações de fundo, movimentos de danças, e qualquer outro detalhe um pouco mais complicado de se fazer. E os animadores que são capazes de fazer esse tipo de trabalho já estão com suas agendas ocupadas.

Como o anime precisa ser finalizado em uma data específica, estúdios que não conseguiram recrutar animadores 2D, capazes de realizar esses tipos de cenas, possuem apenas duas opções: arriscar seguir em frente com qualquer animador disponível independente das habilidades dele, ou usar 3D CG. É claro que 3D CG é muito mais confiável, pois existem vários animadores do ramo que conseguem se encaixar na agenda e prazo. E apesar de 3D CG não ser fácil de produzir, os objetos e modelos que já foram criados podem ser reutilizados várias e várias vezes, tornando possível de produzir um número suficiente de modelos rapidamente.

Mas e animes inteiramente feitos em 3DCG? Esses animes são casos especiais feitos por estúdios que se especializam em animações 3D e contratam animadores que são treinados para trabalhar apenas com softwares 3D. Então esses tipos de anime não escolhem o 3DCG como forma de redução de custo, e sim porque seus animadores não são treinados para animação em 2D.

Acontece que 3DCG em animes são, em alguns casos, muito estranhos ou simplesmente não encaixam bem. A causa desse problema é a dificuldade de se aplicar uma animação 3DCG na Animação Limitada (lembra que falamos sobre ela nas partes anteriores?). Mitsuo Ito já mencionou esse problema em uma entrevista:

"Para alguém como eu, que veio da animação tradicional, é muito mais fácil manipular os parâmetros dos quadros em 2D. Para mim, o que faz uma animação ter vida são os movimentos interessantes e o uso eficiente dos quadros, aspectos que tem provado ser algo difícil de se lidar com 3D."

Animes 3D vs animes 2D qual o mais barato?

A dificuldade em manipular esses parâmetros dos quadros e a própria característica do 3DCG acabam restringindo a capacidade dos animadores 3DCG em desenvolverem um estilo de animação única, o contrário da animação 2D.

Sanzigen já tentou aplicar técnicas de animação limitada para 3DCG em Aoki Hagane no Arpeggio. Mas parece que os animadores 3DCG, que não estão acostumados com Animação Limitada, tiveram dificuldades em incorporar movimentos e o sincronismo que são os responsáveis em gerar uma boa animação.

Mas agora você já sabe porque há a utilização de 3DCG em animes.

Continuamos mais com essa série na próxima parte.

Texto Original por Yoza Widi.
Traduzido e Adaptado para a Você Sabia Anime?

0 comentários:

Postar um comentário