Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes e treta ocorre na internet

Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo das streams



No dia 11 desse mês de março (2017), algumas pessoas começaram a notar mudanças importantes no popular site legal de stream de animes, Crunchyroll. Mais especificamente, a qualidade dos vídeos para os assinantes premium estava pior. E o pior é que isso realmente aconteceu. Basicamente, o bitrate de todas as suas streams (incluindo as opções em HD 720p e full HD 1080p) foi cortado pela metade! E isso gerou uma treta danada na internet

Edit: Crunchyroll respondeu a toda treta que se formou em torno disto, basicamente, eles falaram que estão mudando sua infra-estrutura e que isso causou o problema de bitrate dos animes, e que vai ficar assim até toda a infra-estrutura nova estiver completamente instalada, e que isso causou o problema dos bitrare, quando tudo estiver pronto, eles vão re-encodar tudo para deixar na qualidade máxima, agora e só esperar.

O que eu acho sobre isso? Podia ter rolado um aviso prévio de que eles estavam fazendo mudanças e que ia rolar disso, evitaria um rage tremendo na internet

Bom, essa explicação não caiu muito bem e tem muita gente irritada ainda

Fonte

Para ver o post original tretoso, veja abaixo:


Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes

Ainda em 2016, pessoas que acompanhavam o Crunchyroll de perto, perceberam que o site estava começando a usar novas configurações de enconding de vídeo em algumas streams. A princípio uma ideia de mudança e atualização de configurações parece ótima, mas a realidade foi justamente o contrário. Os vídeos novos pareciam piores do que os antigos. Veja um exemplo do novo bitrate vs o antigo.

ANTIGO BITRATE
Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes

NOVO BITRATE
Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes
Percebam os detalhes na mudança de tons de cores, perto do olho e os dentes.

No dia 11, ou como estou apelidando agora, no dia C, o Crunchyroll oficialmente fechou o acesso a suas streams com bitrate alto, deixando somente os novos com bitrate reduzido, até mesmo para seus assinantes premium!

Obviamente que isso não passou despercebido e gerou muita polêmica e insatisfação (pra não dizer outras palavras) de seus usuários. A treta foi tão grande que a Crunchyroll decidiu voltar atrás nessa decisão de diminuir o bitrate... somente nos episódios novos.

Em uma passada pelos fóruns do site, somos capazes de encontrar respostas da equipe Crunchyroll dizendo que isso não era algo intencional. E não devemos culpar essa equipe, porque eles provavelmente também não sabiam o que estava acontecendo e foram instruídos a darem uma resposta automática. Mas, é possível afirmar que essa atitude foi completamente premeditada.

Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes

E qual seria o motivo do Crunchyroll fazer isso? Mas é claro que é a resposta de sempre: dinheiro. Quando um site de stream como Crunchyroll ou Netflix diminuem o bitrate de seus vídeos, é possível economizar uma boa grana com os custos de banda larga que são responsáveis por mandar o vídeo para nossas casas. E obviamente reduzir o bitrate significa reduzir a qualidade dos vídeos.

Vale lembrar que o Crunchyroll já não era uma referência em termos de qualidade de vídeo. Eles possuem um dos menores bitrates nesse mercado legal de streaming de animes. Mas será que eles realmente precisavam cortar custos para continuar fornecendo o serviço? Provavelmente não, já que eles mesmos celebraram recentemente a marca de um MILHÃO de assinantes pagos, além de outros anúncios como a Crunchyroll Expo e de investidores.

Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes

Então qual a parada aqui? 

A parada é que o Crunchyroll parece não se importar com a qualidade de seus vídeos, e acham que nós consumidores e assinantes também não. É por isso que eles sequer soltaram um aviso ou alerta de que estariam cortando o bitrate pela metade, eles acharam que ninguém perceberia...  Acho que eles sequer informaram essa decisão para a sua equipe de relações públicas, porque até mesmo depois da treta gerada, é possível receber uma resposta deles do tipo "Qualquer problema com qualidade de vídeo é devido a conexão de internet do usuário".

Enfim, a treta se resolveu? 

Mais ou menos, mais pra menos do que pra mais. Toda a repercussão causada com essa atitude do Crunchyroll fizeram eles voltarem atrás, mas somente nos novos episódios. Todos os episódios antigos que foram convertidos para esse novo formato de bitrate menor vão continuar assim, e os novos episódios são convertidos para o formato pior apenas dois dias após seu lançamento inicial. 

E o que isso significa? 

Basicamente que, se você não estiver assistindo algum lançamento do dia, você estará assistindo um vídeo com qualidade inferior do que outros usuários de sites piratas e ilegais. E ISSO É UM ABSURDO. Assinantes que pagam e sustentam a indústria LEGAL não deveriam receber conteúdo com qualidade inferior do que os que não pagam nada!

Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes
Crunchyroll, quanto mais dinheiro você faz, mais você investe, E NÃO O CONTRÁRIO.

Se você não sabe o que é bitrate, ou como a qualidade dos vídeos está inferior, vou apenas resumir porque entrar em detalhes técnicos envolve muito conhecimento no qual eu também não sou expert. Basicamente, qualidade de vídeo consiste em bitrate, qualidade da fonte e configurações de enconding. Ao contrário do que as pessoas pensam, é possível ter um vídeo em resolução full HD, e ele ainda ter um qualidade LIXO, conforme você pode ver na imagem exemplo abaixo.

Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes
No caso, esse exemplo foi tirado com péssima qualidade de vídeo, apesar de ser 1080p

E como o Crunchyroll usa esses 3 fatores? 

Bom, qualidade da fonte eu não vou citar muito, mas posso dizer que há problemas nas fontes mas o Crunchyroll não faz muito para resolver esse problema. O bitrate já sabemos que está reduzido pela metade, de um valor que já não era alto se comparado com outras plataformas de streaming do mercado. Quanto ao enconding, o software que eles usam é o x264, que é bom, mas completamente desatualizado. Os vídeos mais antigos usam x264 de 2011 e os novos (de bitrate reduzido) uma versão de 2014. Seja pra um ou pra outro, são anos de atualização e melhorias deixadas de lado. 

E o que podemos fazer sobre isso? 

Primeiramente, barulho, muito barulho. Quanto mais pessoas souberem dessa atitude, mais difícil será do Crunchyroll "ignorar". Se você é um assinante (como eu), recomendo postar sua indignação no fórum e no suporte deles, comentando sobre a péssima qualidade de vídeo. Outra opção mais radical seria o boicote, que a essa altura do campeonato, não parece mais ser radical. O Crunchyroll adoraria perder vários assinantes com a justificativa de "Péssima qualidade de vídeo/serviço". Você paga (consideravelmente) por um serviço e qualidade, que deveriam ser MELHORES do que podemos pegar de graça em qualquer lugar da Internet.

E se você acha que se trata de um exagero, veja a comparação entre o anime RE:Hamatora pelo Crunchyroll e do serviço alemão Kazé

Crunchyroll
Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes

Kazé
Crunchyroll diminui a qualidade de vídeo de seus animes
Note como o rosto no meio está mais definido, a disposição de cores e detalhes na parte de cima e baixo

Ambos são transmitidos em 1080p e mesmo assim a diferença de qualidade entre os dois é notável (mesmo usando o antigo bitrate da crunchyroll), ainda mais em movimento. Isso porque ambos obtiveram a MESMA FONTE. Então por quê a diferença? Porque a Kazé se importa com qualidade de vídeo. 

Então deixo também minha indignação, como assinante que possui um pouco de voz nesse universo de animes que todos nós amamos. É inadmissível e irresponsável essa atitude da Crunchyroll perante aos seus consumidores.

Artigo Original
Fórum do Crunchyroll onde a treta rola
Treta no Reddit
Treta no Reddit do Crunchyroll

EDIT do Hoss: Existe a possibilidade ainda de ter sido tudo uma confusão? Esperemos, o fato é, tem muita gente puta da vida com isso e muita gente que não liga muito para isso e mais gente que só espera que o Crunchyroll volte tudo ao normal.

0 comentários:

Postar um comentário