Por que algumas pessoas reassistem animes?





Várias vezes, quando menos percebo, me pego reassistindo animes que considero, de alguma forma, bons ou marcantes. Cheguei ao ponto de já ter revisto, ao menos uma vez, pelo menos uns 40% dos animes de minha biblioteca, e umas trocentas vezes animes memoráveis e nostálgicos pra mim. Há algum tempo decidi buscar o porquê desse meu comportamento, que, por sinal, não se limita a apenas animes. Filmes, músicas, livros e praticamente todo tipo de entretenimento. Por que algumas pessoas gostam e sentem prazer em rever animes de novo e de novo? Tentei pesquisar esse comportamento humano, de uma forma não muito aprofundada, até porque, a ideia aqui é mais agregar minha opinião do que explicar cientificamente o motivo de fazermos isso.

Por que dedicamos tanto tempo com histórias cujo final já conhecemos? Todas as horas gastas com essas repetições poderiam ser aproveitadas para aprender coisas novas como cozinhar, tocar um instrumento, escrever textos pra VSA, e o mais óbvio, assistir NOVOS animes. Essa pergunta do "Por que gostamos de fazer a mesma coisa" talvez seja uma das mais comentadas e discutidas por filósofos, psicólogos, etc.



Boa parte do motivo pelo o qual gostamos das mesmas coisas é puramente por preguiça. Já ouviu falar do Viés do Status Quo, ou elegantemente, "Status-quo bias"? O Viés do Status Quo é a preferência de um indivíduo de se manter no estado atual, mesmo que a alteração desse estado possa significar um aumento de bem estar. Essa tendência nos estimula a ficar com o que já gostamos, ao que já conhecemos, ao que já nos é familiar. Quer um exemplo para saber se você tem esse viés? Veja alguns abaixo:

- Não sair de um trabalho que "não gosta", por não querer procurar um outro que seja diferente.

- Ter a disponibilidade pra sentar em qualquer uma das 50 cadeiras da sua escola/faculdade, e escolhe sentar na mesma todos os dias.

- Ter mais de 100 escolhas de personagens e só jogar com um hero/champion no Dota/LOL, porque já o conhece bem.

- Ir sempre ao mesmo restaurante e pedir o mesmo prato, independente de quantas opções existam.

- Meu relacionamento não está legal, mas a gente está junto há tanto tempo, não quero ter que procurar ninguém/não tem ninguém melhor.

- Eu poderia assistir esse RE:Zero que parece ser muito bom e todos não param de falar dele... mas nah, acho que vou chorar um pouco reassistindo Clannad. (Esse sou eu, não me julguem, eu já comentei que evito assistir animes de temporada nesse outro post "aqui")

Se relacionou com um desses, ou algo parecido? Meus parabéns, você sofre de Viés do Status Quo. Mas não se preocupe, praticamente todo mundo sofre, alguns com mais ou menos intensidade que outros. Existem alguns motivos para isso.



1 - Quanto mais vemos, mais apreciamos.

Quanto mais assistimos algum anime ou filme, de novo e de novo, o "normal" seria que perdêssemos o gosto por eles, certo? Porém, já foi comprovado que a repetição gera afeição. O que já nos é familiarizado requer menos energia mental para processar e, portanto, o consideramos algo bom. Um anime que você já reassistiu 5 vezes, por mais complicado que seja, se torna muito mais fácil de processar e pegar os detalhes. O termo científico para isso se chama "Mero Efeito da Exposição", que, grosso modo, significa que gostamos de algo somente por já nos ter sido apresentado antes. Podemos levar como um exemplo simples o fato de ouvirmos bilhões de vezes as mesmas músicas que já conhecemos, e por outro lado temos uma cabeça mais fechada ou hesitamos em ouvir aquela música que nosso amigo nos recomenda.

2 - Nostalgia e Efeito Terapêutico

Ah, a nostalgia. Quantas vezes já fomos cegos por ela? Não importa o quanto digam mal, não importa o quão cruel seja a realidade, a nostalgia possui um efeito devastador de nos trazer conforto e alegria, pois faz parte da nossa própria fundação, do nosso "Quem sou eu?". Gostamos de reassistir animes, porque isso nos remete a algo que foi gostoso, ou que foi prazeroso no passado. Reassistimos para poder "reviver" os tão inesquecíveis sentimentos da primeira vez. Além disso, nós já sabemos o final, sabemos a história desses animes. O efeito terapêutico funciona pois sabemos o que esperar; esse conhecimento gera conforto. Apesar de animes, filmes, livros novos gerarem aquela animação do novo e inesperado, eles também podem acabar sendo decepcionantes ou não se encaixarem em nossas expectativas. Com isso, a sensação de "perda de tempo" é maior do que a que quando chegamos no momento de culpa por reassistir um anime. 

3 - A Razão Existencial

Eu citei lá em cima que reassisti Clannad. Não é um anime tão antigo assim, mas tem seus bons anos nas costas. A primeira vez eu me envolvi muito na história e chorei bastante. Eu era bem mais novo também do que sou hoje. Reassistir Clannad 6 anos depois foi como abrir a porta do quarto do meu "eu" de 18 anos e reparar as mudanças que ocorreram no mundo e especialmente em mim. Dentro do anime não existe só a sensação da história penetrante, dos personagens carismáticos e do maldito choro constante. Foi como perceber a evolução que tive como pessoa de lá pra cá depois tê-lo assistido pela primeira vez. Reassistir o anime, mesmo que só uma vez, me permitiu enxergar mudanças de comportamento e escolhas que tomei, e como elas foram e serão afetadas/mudadas novamente para o futuro.



4 - O anime é foda

Basicamente isso. Não tem muito o que explicar.

Uau, mas que post profundo, Kenji. Ainda estamos numa página de animes? SIM! Claro que isso se aplica a qualquer outra coisa como filmes, músicas, livros, objetos, brinquedos, pessoas. Reviver uma situação é algo que nos dá prazer de várias formas. Mas animes foram uma base tão importante da fundação do "Eu" de hoje, foram tão importantes para a formação do meu caráter (leia meu post sobre animes shounen "aqui", onde cito isso), que eu faço questão de reassistí-los para sentir essa experiência novamente.

Claro que isso não se aplica a todos, conheço muitas pessoas que não tem "saco" ou simplesmente não conseguem reassistir um anime. Porém, acredito que, eventualmente, todas as pessoas acabam se rendendo a essas questões explicadas acima. E quando isso acontecer, não se culpe, ou pense que é perda de tempo. É apenas humano.

E você, reassistiu algum anime recentemente? Por que? Deixe nos comentários!

Sinta-se livre para me adicionar e conversar comigo no Facebook

Todo artigo postado por mim, a.k.a. Kenji-san, é baseado em minhas próprias opiniões. Sinta-se livre para discordar, mas mantenha o nível e respeito nos comentários. Toda discussão é válida.

0 comentários:

Postar um comentário