Diretor Veterano de Anime fala que ganha Pouco

Diretor Veterano de Anime fala que ganha Pouco

Taiki Nishimura diz que seu baixo salário o obriga a trabalhar em dois projetos simultaneamente


O diretor técnico de anime, Taiki Nishimura, postou em sua conta do Twitter hoje que seu salário mensal é de 100.000 ienes (aproximadamente 900 dólares) para cada anime que ele trabalha. Nishimura ainda ressaltou que trabalha na indústria por mais de 20 anos.

O diretor disse que precisa de um salário de pelo menos de 150.000 a 200.000 ienes (1.350~1800 dólares) por mês. Nishimura também disse desejar se concentrar em apenas um anime por vez, mas que ele precisa trabalhar em dois ao mesmo tempo para garantir sua sobrevivência. Ele completou dizendo que recebe por volta de 230.000 ienes (2.070 dólares) por anime, mas que cada anime demora mais ou menos 2 meses para completar, por isso, seu salário mensal por anime é por volta de apenas 100.000 ienes.

Diretor Veterano de Anime fala que ganha Pouco


O diretor disse que o maior salário que recebeu por um anime até hoje foi de 300.000 ienes (2.700 dólares), e o menor de 160.000 ienes (1.400 dólares). Ele disse que o anime que mais o pagou foi produzido por uma produtora de porte médio, e que "surpreendentemente", o menor salário foi um anime de uma produtora grande.

Nishimura diz que só consegue viver com 100.000 ienes por mês em seu trabalho porque comprou um apartamento e portanto não paga aluguel. Além disso, de vez em quando ele faz outros trabalhos fora da indústria. Ele acredita que se empregados na indústria de anime tiverem que pagar aluguéis, eles não tem outra alternativa senão trabalhar em vários projetos simultaneamente. E obviamente, isso faz com que sobre menos tempo para descanso, que impacta tanto na vida profissional quanto social.

Nishimura trabalhou como diretor de episódio em animes como Mobile Suit Gundam Seed Destiny, Aldnoah.Zero, Garasu no Kantai, School Rumble e Kakumeik Valvrave.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário