Guia Persona - Os games, animes, mangás tudo que você precisa saber

Guia Persona





Se você curte games, principalmente do gênero JRPG, ou até mesmo só navegando pela internet vendo pessoas comentando sobre, você deve conhecer algum game da série Persona. Persona é uma aclamada série de JRPGs desenvolvidos pela Atlus, que reúne vários games principais, side-games, mangás e até animes. O meu papel aqui hoje é tentar explicar essa série de maneira fácil para quem está querendo se aventurar no mundo de Persona.

Mas para falar de Persona, primeiro eu tenho que explicar o que é Persona de fato. A série Persona começou como uma série spin-off da família Shin Megami Tensei, série principal da Atlus que envolve MUITOS GAMES, mas eles não nos interessam agora. O primeiro Persona foi lançado em 1996 e atualmente a série conta com 6 títulos principais. Todos acontecem no mesmo universo e compartilham certos elementos em comum.

Persona é filosoficamente baseado na "psicologia analítica", que valoriza a importância da psiquê individual e a busca pessoal pela totalidade. A série é praticamente toda inspirada nisso, e é daí que surgem os "Personas" que são a encarnação da psiquê individual dos personagens e de alguns conceitos dessa psicologia (Persona é muito mais profundo nessa psicologia, mas por enquanto é isso aí que interessa).

Persona também é o ramo de maior sucesso comercial e de crítica da franquia Shin Megami Tensei e da Atlus.

Agora vamos ao Guia. Irei explicar cada título de forma separada e falar sobre seus animes, mangás e derivados.

Guia Persona

Megami Ibunroku Persona (Game) (1996)



Guia Persona

Megami Ibunroku Persona é o primeiro game da série, lançado em 1996 para o Playstation; em sua versão para a América seu nome é "Revelations: Persona". Em 2009, a Atlus lançou um remake aprimorado para o PSP intitulado "Shin Megami Tensei: Persona".

Persona centra-se em torno do Protagonista (você escolhe o nome dele) e seus amigos na St. Hermelin High School em Lunarvale. Hidehiko Uesugi fala para seus amigos jogarem um jogo chamado "Persona" (bem parecido com aquele ritual da "Bloody Mary", ou Loira do Banheiro para nós). Ao jogar o jogo, os alunos perdem a consciência e conhecem Philemon, que dá a eles a capacidade de convocar reflexos de suas personalidades, que são conhecidos como "Personas".

Pouco tempo depois, visitando uma amiga no hospital, o grupo do protagonista descobre que a cidade está mudando, e demônios estão andando pelas ruas. Em busca por informações eles descobrem que o incidente que causou essa dispersão dos demônios foi culpa da Organização SEBEC e seu presidente. A partir daí o protagonista deve decidir os rumos da história, e isso pode te levar a 2 finais diferentes: "SEBEC Route" ou "Snow Queen Route", sendo SEBEC o final verdadeiro.

Megami Ibunroku Persona (Mangá) (1996)



Guia Persona

Essa é a adaptação em mangá do primeiro título da série Persona, escrito por Shinshuu Ueda. Ele começou a ser publicado em 1996 junto com o game e terminou em 2000, contando com 8 volumes.

Aqui o Protagonista recebe o nome de Naoya Toudou, e temos a mesma história do game. O mangá cobre os 2 finais.

Temos a versão Novel do mangá também, Megami Ibunroku Persona: Shadow Maze, de 1997 e finalizado em 1 volume

Guia Persona


Persona 2: Innocent Sin e Eternal Punishiment (Games) (1999 e 2000)


Guia Persona

Persona 2 é dividido em 2 games, Innocent Sin, lançado em 1999, e sua "sequência" Eternal Punishment, lançado em 2000. Juntos eles criam a totalidade de Persona 2. Ambos foram lançados para Playstation, mas receberam remakes para PSP em 2011 e 2012.

Começando por Innocent Sin, a história se centra em Tatsuya Suou lidando com os rumores em sua cidade se tornando reais graças ao poder do Joker. Ao longo da história, Tatsuya deve lutar contra o Joker e descobrir a sua identidade, bem como proteger a cidade, graças ao fato de que qualquer rumor que se espalha o suficiente se torna verdade, então eles devem lutar contra vários rumores absurdos como alienígenas e até um Hitler vivo.

A história começa três anos após Megami Ibunroku Persona em Sumary City. O protagonista Tatsuya Suou é arrastado por sua amiga Lisa Silverman para um conflito entra a Seven Sister High School e a Kasugayama High School, onde acabam se encontrando com o "líder" do grupo da Kasugayama e entrando em uma briga. Na briga eles acabam invocando o Joker que diz que conhece os 3 e que eles fizeram algo terrível no passado. Quando os 3 não o reconhecem, Joker fica louco e jura vingança contra eles. Eventualmente o protagonista, sua amiga e o líder da Kasugayama viram parceiros e começam a investigar o Joker, se juntando com Maya Amano e seu amigo, Yukino, que também estão em busca de Joker.

Em Eternal Punishment, temos foco em Maya Amano, escritora de uma Revista Teen. Começaram rumores de que se você chamá-lo em seu celular, Joker virá e matará uma pessoa que você escolher. Maya Amano é enviada para a cidade para escrever uma história sobre o Joker e acaba entrando no grupo do protagonista de Innocent Sin, Tatsuya Suou, e ganhando a habilidade de invocar Personas.

Os 2 games tecnicamente ocorrem no mesmo período de tempo, mas em Eternal Punishment os eventos de Innocent Sin já aconteceram e o período foi resetado, e agora o vilão busca desfazer o que aconteceu em Innocent Sin e novamente tentar vencer.



Persona 2 possui o mangá Tsumi to Batsu, de 2000, finalizado em 3 volumes

Guia Persona


O mangá Persona 2: Innocent Sin Comic Anthology, que é uma compilação de histórias curtas de vários autores diferentes, ele já traz o visual dos remakes de PSP

Guia Persona


Persona 3 (Game) (2006)

Guia Persona

Persona 3 é o quarto game de Persona, e o terceiro capítulo da série, lançado em 2006 para o Playstation 2. Em 2007 ele ganhou uma versão melhorada, também para o Playstation 2, chamada Persona 3 FES que contém o epílogo da história: The Answer. Em 2009, ele ganhou uma versão para PSP chamada Persona 3 Portable, onde você pode escolher o sexo do protagonista e isso muda alguns elementos da história.

Não existe uma "versão definitiva" de Persona 3, então ambos, FES e Portable, pois tem coisas em FES que não tem em Portable e tem coisas em Portable que não tem em FES, para curtir Persona 3 completamente, é recomendado jogar os dois.

E é aqui que a verdadeira jornada de Persona começa, inclusive eu recomendo que você jogue esse primeiro se for para conhecer a série, pois é aqui onde temos a inserção da mecânica que, na minha opinião, é a mais inovadora em Persona e JRPGs em geral, os Social Links. Eles são basicamente uma mecânica do game onde você ganha poder fazendo laços com outras pessoas (estilo VN), logo, quanto mais forte o seu laço com seus amigos, mais forte seus Personas e você serão!

Persona 3 segue um grupo de estudantes do ensino médio da escola Gekkoukan, tentando compreender, lidar e aceitar a morte em um mundo cercado por ela, bem como encontrar uma razão para as suas vidas. Eles formam um grupo chamado SEES, afim de investigar a "Dark Hour", um misterioso período de tempo entre a meia noite e o próximo dia, mas que só certas pessoas podem vivenciar. Durante a Dark Hour o grupo explora o "Tartarus", uma grande Torre que só aparece neste momento e contém muitas "Shadows", criaturas que se alimentam das mentes dos seres humanos. Para lutar contra elas e tentar acabar com a Dark Hour, eles usam os seus Personas, que despertam neste período.

A história começa com o Protagonista (você novamente pode dar nome a ele), chegando na Tatsumi Port Island, 10 anos depois de seus pais morrerem em um acidente. Chegando no dormitório da sua escola, onde ele irá morar, ele é surpreendido por Pharos, um jovem misterioso que o faz assinar um contrato (sendo revelado que esse contrato é para usar a "Velvet Room" que é onde você aproveita os seus Social Links). Ele tem a habilidade de também conseguir vivenciar a Dark Hour, como os seus amigos do dormitório, e se junta a eles para tentar entender esse misterioso período de tempo, e as Shadows que podem trazer consequências catastróficas para a humanidade.



Persona 3 (Mangás) 

Guia Persona

Essa é adaptação em mangá de Persona 3, escrito por Shuuji Sogabe e tendo 11 volumes.

Aqui o Protagonista se chama Minato Arisato, e temos a mesma história do game, literalmente, pois essa adaptação em mangá é muito fiel ao game.

Persona 3 FES: Alternative Heart

Guia Persona

Esta Light Novel de 1 volume conta os acontecimentos do epilogo de FES.

Persona 3 Portable: Velvet Blue

Guia Persona

Esta Light Novel finalizada em um volume nos traz Elizabeth como protagonista, e explora mais a relação da protagonista feminina de Persona 3 Portable com as pessoas da Velvet Room

Persona 3 Portable Dengeki Comic Anthology


Guia Persona

Apenas um mangá de 1 volume com historinhas do Persona 3 P

Persona 3: Owari no Kakera

Guia Persona

Essa Light Novel ocorre antes da história do game, e temos Akihiko como protagonista,

Persona 3: Shadow Cry

Guia Persona

Essa Light Novel de 1 volume ocorre paralelo ao game, e temos Jin Shirato como protagonista.


Persona 3 Comic Anthology - Memento Mori


Guia Persona

Histórias paralelas a história do game.

Persona 3: The Movie (Anime) (2013)


Guia Persona

Essa é adaptação em anime de Persona 3. Ela é dividida em 4 filmes animados pelo Estúdio AIC ASTA, que cobrem a jornada do Protagonista, que aqui se chama Makoto Yuuki, sendo eles:

- Persona 3 The Movie #1: Spring of Birth
- Persona 3 The Movie #2: Midsummer Knight's Dream
- Persona 3 The Movie #3: Falling Down
- Persona 3 The Movie #4: Winter of Rebirth

Eles contém algumas alterações bem pequenas em relação ao game, mas ainda são bem fiéis e eu recomendo muito que vejam porque é muito bom (claro que recomendo, mas que joguem o game).

Persona -Trinity Soul- (Anime) (2008)

Guia Persona

Persona Trinity Soul é um anime produzido pela Aniplex em 2008. Ele é como uma sequência de Persona 3, mas que ocorre 10 anos depois em outro universo.

A história centra-se em três irmãos que tem a capacidade de usar Personas. O irmão mais velho, Ryo Kanzato, é um chefe de polícia que está resolvendo misteriosos casos chamados de "Reverse". Quando seus irmãos mais novos se mudam para a casa dele, eles se envolvem com "Marebito", um grupo desonesto de usuários de Persona.

Ele é meio que um spin-off e não é considerado na série principal, então tanto faz ver ele, você não perderá nada importante (E vale ressaltar que ele não é lá muito bom... mas vale a pena se você gosta da série, principalmente pelo fanservice de Persona 3 e pela animação ser bem bonita).

Ele tem uma adaptação em Novel, que tem 2 volumes e que também foi lançado em 2008.

Persona 4 (Game) (2008)

Guia Persona


Persona 4 é o quinto game de Persona, e capítulo 4 da série. Ele foi lançado em 2008 para Playstation 2 e foi portado para Playstation 3 como um "clássico do PS2" na PS Store. Em 2012 ele recebeu uma versão com algumas alterações para PSVita chamada Persona 4 Golden. Ela tem muitas características novas e refez vários aspectos do game antigo, como alguns eventos, e até trocou a dublagem de 2 dos protagonistas (Chie e Teddie).

Se você puder jogar o P4 Golden, ele é o mais recomendado, mas se como eu você não tem PSVita, jogar a versão de PS2 é totalmente válido.

E amigos, até agora para mim, esse é o melhor game da série. Eu posso apontar vários fatores para ele ser o melhor, mas os principais são os personagens carismáticos, o roteiro e a sensação de amizade que esse game passa. Você vai se apegar totalmente aos protagonistas, tanto que a mensagem do jogo é justamente "A amizade supera tudo no final" ou "Os vínculos das pessoas são o seu verdadeiro poder" (frase do anime).
Aqui temos uma adição interessante aos Social Links que citei acima em Persona 3, agora você pode namorar a sua waifu! Isso mesmo, se você conseguir um nível alto de Social Links com uma das garotas e formar com ela um "vínculo inquebrável", você pode optar por ter um relacionamento com ela e começar a namorar! Isso pra mim foi uma das coisas mais geniais desse game, é muito bom você namorar uma das garotas e ir vendo a personalidade dela e o quanto ela abre os sentimentos para o Protagonista.

Persona 4 segue um grupo de estudantes do ensino médio da Yasogami High School que lidam com um canal misterioso que aparece somente na meia-noite em dias chuvosos, chamado "Mayonaka TV" dedicado a distorcer e exagerar os sentimentos das pessoas. Uma sequência de assassinatos bizarros relacionados ao canal começa a abalar a cidade pacífica. Assim, eles exploram o misterioso mundo dentro da TV e realizam missões para resgatar as pessoas da morte e enfrentar as "Shadows". Apenas olhando o que está além da TV, confiando em seus amigos e avaliando a verdade entre várias mentiras, eles poderão encontrar o Serial Killer e salvar a sua cidade.

A história começa com o Protagonista (que você novamente pode dar nome a ele) sendo enviado para a cidade rural de Inada para morar com o seu tio e sua prima mais nova (que passa a chamar ele de "onii-chan"), e graças a isso se transfere para a Yasogami High School e faz amizade com Yukiko Amagi, Yosuke Hanamura e Chie Satonaka (os personagens na imagem, da esquerda pra direita). Em seu primeiro dia na cidade ele tem um sonho e aprende a usar o seu Persona, Izanagi, em batalha. E assim eles descobrem sobre o canal da meia-noite e o início dos vários assassinatos que ocorrem na cidade.



Persona 4 (Mangá) (2008)

Guia Persona

Essa é a adaptação em mangá de Persona 4, escrita por Shuuji Sokabe e lançado em 2008, contando com 10 volumes.

Aqui o Protagonista se chama Souji Seta, e temos a mesma história do game. Assim como o de Persona 3, esse é bem fiel a história original.

Além desse mangá temos vários outros spin-offs e adaptações:

Persona x Tantei Naoto

Guia Persona

Light Novel, ocorre 1 ano após os eventos de Persona 4 e temos Naoto como protagonista, existe a versão em mangá.

Persona 4 Bros Comics EX Comic Anthology

Guia Persona

Mangá com 6 histórias oficiais de Persona 4

Persona 4 Hinotama Game Comic Anthology

Guia Persona

4 histórias oficiais de Persona 4 neste mangá.

Persona 4: Yasoinaba Case File

Guia Persona

Mangá com história extra ao de Persona 4

Persona 4: Your Affection

Guia Persona

Light novel de 1 volume que se concentra mais na vida diária dos personagens principais, quem jogou o game manja da referência, Your Affection é o nome de uma das músicas do game, escute ela aqui, é bem bonita

Persona 4: Kiri no Amnesia

Guia Persona

Light Novel de 1 volume que tem uma história original, ocorre após o resgate de Yukiko no game, a história se concentra nos 3 personagens acima que acabam entrando em uma TV diferente da habitual, nessa história o protagonista fica de lado.

Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena

Guia Persona

Esse mangá é baseada na história do game de luta de Persona 4, esse mangá foca na visão de vários personagens referente a história do game.

Persona 4: The Ultimax Ultra Suplex Hold

Guia Persona

Esse mangá ocorre após o fim da história do game, tipo, 1 dia após a conclusão.


Persona 4 The Magician

Guia Persona

Persona 4 The Magician foca em Yosuke.

Existem ainda vários outros mangás de compilação de histórias curtas que decidi deixar de fora.

Persona 4 The Animation (Anime) (2012)

Guia Persona

Essa é a adaptação em anime de Persona 4, tem 25 Episódios e foi animado pelo Estúdio AIC ASTA. Ele tem um filme especial chamado "Persona 4 The Animation: The Factor of Hope" que funciona como um resumo dos 25 episódios e inclui o episódio 26 que mostra o True End. E temos o "Persona 4 The Animation: No One is Alone" que é justamente o episódio 26 que mostra o True End do game.

Aqui o Protagonista se chama Yu Narukami (esse é o nome canônico dele), e a mesma história do game porém com algumas pequenas diferenças essenciais como adaptar a gameplay do game, e um pouco de pressa nos Social Links com os amigos.

Ele tem uma versão alternativa chamada "Persona 4 The Golden Animation" de 12 episódios que adapta só os eventos que foram adicionados em Persona 4 Golden. Então é recomendo você assistir esse só depois de ter terminado o game ou pelo menos o primeiro anime.

NOTA ESPECIAL: Agora vou falar de alguns games que são canônicos na história, mas não tem importância alguma no enredo original e você só joga se quiser.

Persona 4 Arena/Arena Ultimax (Game) (2012)

Guia Persona

Persona 4 Arena ou Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena, é um game 2D de luta desenvolvido pela Arc System Works e pela Atlus. Ele tem versões para Arcade (Japão), Playstation 3 e XBOX 360. Em 2014 ele ganhou uma sequência chamada Persona 4 Arena Ultimax.

É um spin-off da série Persona e junta os personagens de Persona 3 e 4, então se for jogar é bom já ter terminado os dois jogos para não tomar spoiler, já que a história dele aconteceu depois do 4.

Ele tem 12 modos de história, que acontecem na visão de cada um dos personagens principais de Persona 3 e Persona 4. A história começa quando o Mayonaka TV que devia ter acabado, volta a ser exibido.

Ele tem uma adaptação em mangá de mesmo nome que tem apenas 3 volumes e é escrito por Aiyakyuu. Ele mostra o ponto de vista de vários personagens começando pelo Yu Narukami (protagonista).


Persona 4 Dancing All Night (Game) (2015)

Guia Persona

Persona 4 Dancing All Night é um "game de ritmo" (parecido com OSU!) lançado para o PS Vita em 2015. Ele contém trilhas sonoras de Persona 4 remixadas e algumas músicas novas.

Ele acontece antes do final de Persona 4, com um misterioso rumor sobre um site que transporta você para dentro da TV e assim nossos Protagonistas vão investigar ele, e acabam por se deparar com várias batalhas de dança contra as Shadows, onde o melhor dançarino ganha.

Se você gostar de Rhythm Games, ele é bem legal, principalmente se você já terminou P4 e quer ver a sua waifu dançando bastante.


Persona Q: Shadow of The Labyrinth (Game) (2014)

Guia Persona

Persona Q: Shadow of The Labyrinth é um game lançado em 2014 para Nintendo 3DS. Ele faz uma espécie de crossover entre os personagens de Persona 3 e Persona 4.

A história se desenrola em torno de um boato que envolve as "Sete Maravilhas da Yasogami High School", sobre uma Misteriosa Torre do Relógio e um Labirinto que aparecem durante o Festival Escolar e a equipe de Persona 4 indo investigar ele. O sino dessa Torre também é ouvido no Tartarus, e assim a SEES (galera de P3) se junta ao Labirinto, e temos Persona 3 e 4 colaborando pra tentar achar uma saída desse lugar.
A história é divida entre Persona 3 Route e Persona 4 Route que mostra a visão de cada um dos Protagonistas de seus respectivos games.

Ele tem uma adaptação em mangá de mesmo nome que também é dividida entre "Persona Q: Shadow of The Labyrinth - Side: P3" e "Persona Q: Shadow of The Labyrinth - Side: P4" que conta a mesma história do game. Tem também outro mangá chamado "Persona Q: Shadow of The Labyrinth -Roundabout-" que foca mais na comédia do game.



Persona 5 (Game) (2016)

Guia Persona

Persona 5 é o sexto game de Persona, capítulo 5 da série, foi lançado em 2016 para Playstation 3 e 4, e em 2017 ele recebeu a sua versão em inglês. Uma curiosidade é que esse foi o game que mais demorou pra sair da série: ele estava em desenvolvimento desde 2011 e foi anunciado em 2013 para ser lançado em 2015, mas devido a alguns problemas a Atlus só o lançou em Novembro de 2016 no Japão, fazendo desde Persona 4, os fãs esperarem 8 anos pelo game.

E aqui temos uma mudança naquele sistema de Social Link que agora se chama "Confidant", que é basicamente a mesma coisa mas com mais benefícios. Você ainda tem que se relacionar com os outros e formar laços com eles e ir upando o seu nível de Confidant, mas agora você recebe uma habilidade especial de todos os personagens com o qual você se relaciona até chegar oo nível máximo de Confidant. Antes você só recebia benefícios em fundir Personas e torná-los mais fortes, agora você ganha benefícios até mesmo nas batalhas.

Persona 5 segue um grupo de alunos problemáticos do ensino médio. Esses adolescentes perturbados percebem gradualmente que estão vivendo em um mundo tóxico e chato que se assemelha a uma prisão cheia de escravidão, opressão e injustiça, governada por adultos corrompidos e distorcidos. Eles odeiam o Sistema mas não podem viver sem ele, simplesmente existir pode significar ser condenado a uma vida de escravidão.

Para buscar liberdade e justiça, eles vivem vidas duplas como Phantom Thieves of Hearts. Usando um aplicativo misterioso para smartphones, eles entram em suas aventuras usando seus poderes para entrar no coração das pessoas (especificamente adultos corrompidos e que tem muito poder), afim de transformá-los em pessoas melhores. Percebendo que a Sociedade obriga todos a usar máscaras para se proteger e conseguir viver, eles literalmente ativam suas Personas arrancando as suas próprias máscaras, e usam esse poder para tentar ajudar quem necessita de ajuda.



Persona 5 (Mangá) (2016)

Guia Persona

Essa é a adaptação em mangá de Persona 5, ele estreou em Setembro de 2016 e é ilustrado por Murasaki Hisato.

Aqui o Protagonista se chama Akira Kurusu, e temos a mesma história do game. Como ele ainda está em lançamento e tem muitos poucos capítulos, eu não sei dizer se ele é muito fiel.

Persona 5 The Animation: The Day Breakers (Anime) (2016)

Guia Persona

Essa é uma pequena adaptação em anime de Persona 5. Ela só tem um episódio de 30 minutos e foi animado pela A-1 Pictures. Ele serviu com um pequeno teaser do game e até mesmo saiu antes do lançamento oficial de Persona 5, e fez parte dos projetos do 20º aniversário da série Persona.

Aqui o protagonista não tem nome, só se referem a ele por seu codinome "Joker". Mostra apenas o grupo lidando com um caso de um jovem corrompido e mostra os seus Personas.

Combate nos Games da Série:

Como um bom JRPG, eles seguem a famosa jogabilidade por turnos, sua equipe tem seus turnos e os inimigos tem o seu. A quantidade de turnos varia dependendo de quem tem a vantagem na batalha (sua equipe ou o inimigo). Temos HP e SP: HP (Health Power) são os seus pontos de vida que definem se você vive ou morre; SP (Spiritual Points) são os seus pontos de espírito que são gastos quando você ataca com o seu Persona, se eles acabarem você fica impedido de usar a Persona. Nos seus turnos você pode atacar com o seu Persona, usar Itens ou atacar fisicamente o inimigo com a arma do seu personagem. Bem básico mesmo.

Você obviamente pode ir formando sua equipe conforme vai mais gente entrando no seu grupo, você também pode ir escolhendo as habilidades e Personas mais poderosos que se encaixem na sua forma de jogar.

Menu de Combate em Persona 3


Considerações Finais:

Agora eu terminei o Guia Persona, mas a série tem muita coisa mesmo, tem peças teatrais de Persona 3 e 4, algumas novels e mangás que simplesmente não importam em nada e simplesmente tem algo muito ínfimo a ver com a história, alguns games mobiles e para navegador que simplesmente foram cancelados e não estão mais disponíveis, dramas CDs que vem com algumas conversas entre os personagens mas que não importam em nada também e são apenas algo que acompanham as OSTs (músicas dos jogos)

Em que ordem jogar Persona?

Ordem para ver os animes de Persona?

Não tem. Você pode começar jogando Revelations: Persona, embora eu não recomende, ou começar até pelo Persona 5, não vai fazer diferença. Mas eu recomendo que você comece por Persona 4 ou 5, porque vai ser mais fácil de você se apegar a série, graças ao fato de serem os "melhores" (opiniões variam). As histórias não são completamente sequências uma da outra, mas seguem uma linha temporal, então se quiser jogar seguindo essa linha, comece do primeiro, porque por exemplo, tem muita referência à Persona 3 em Persona 4, e muita referência aos dois em Persona 5; Persona "1" mostra como se deu o início dos Personas, o Persona 2 tem até o protagonista de Persona 1 como personagem extra e por aí vai.

Dica: Se você não é acostumado com JRPGs (Final Fantasy e parecidos), jogue no Easy (Fácil), porque o Normal e Hard (Difícil) de Persona são bem difíceis. Se já tiver costume comece pelo Normal, porque o Hard é literalmente um inferno. (Hoss aqui, no modo ''Normal'' eu sofri MUITO em Persona 3 e 4, mas zerei)

Persona é atualmente minha série preferida de games e um marco na minha vida que mudou meu jeito de ver o mundo e a mim mesmo (bastante filosófico), e obviamente, eu adoro as batalhas e os personagens. Algo comum na série é que você sempre se apega ao grupo principal, terminar o game é muito bom mas ao mesmo tempo te passa uma sensação de tristeza já que você deve se despedir do grupo (em alguns JRPGs você pode continuar jogando mesmo depois de finalizar o game, mas esse não é o caso).

Se tiverem sugestões pro guia, quiserem apontar erros ou expressar o quanto vocês já amam a série, deixem um comentário aí embaixo.

Informações retiradas da Megami Tensei Wiki e do meu conhecimento sobre a série.

0 comentários:

Postar um comentário