Porque Kirino nunca foi o problema de Oreimo

kirino



Kirino era o problema de Oreimo?

Com toda essa agitação recente de Eromanga-sensei, é quase impossível não lembrar de seu antecessor Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai, ou Oreimo para os íntimos. Pouco antes do anúncio do anime de Eromanga-sensei, eu decidi assistir novamente Oreimo por dois motivos. O primeiro foi para me preparar para seu sucessor, pois eu queria perceber semelhanças e diferenças entre as duas obras. O segundo foi porque eu fiquei muito frustrado e nervoso com o final, e queria revisitar esse momento para saber se sentiria o mesmo e... surpreendentemente, não tive nenhum rancor com a Kirino ao reassistir! Inclusive tenho um amigo que dá risadas e conversa comigo sobre esse "ódio" que nós temos com esse anime. Mas, com mais tempo para analisar os personagens e o cenário, eu pude entender melhor o porque eu sentia raiva da Kirino e como eu estava equivocado em diversos pontos, inclusive no final da obra.

kirino

Aliás, vocês sabiam que já vai fazer quase 4 ANOS desde o último episódio de Oreimo, e 7 ANOS desde o primeiro? É... o tempo voa.

Se você, assim como eu, ficou irritado com a forma que o anime terminou, venha comigo, e quem sabe eu consiga mudar um pouco a sua opinião.

Se o final de Oreimo fosse outro, você ainda pensaria mal do anime inteiro? Creio que não. Caso você tenha suas lembranças manchadas pelo final, recomendo reassistir e perceber que o anime tem um ritmo gostoso de se acompanhar com personagens carismáticos e cativantes. As tramas são boas, os relacionamentos progridem, e no geral, tudo se encaixa. Parte do que faz esse anime ser bom é justamente a iminência do caos. Nós sabemos que a merda vai acontecer em algum momento (incesto), nós apenas sentamos e esperamos a tragédia.

kirino

Muitos se queixam da personalidade e comportamento da Kirino, mas esquecem que a personagem foi construída em cima dos eventos que aconteceram durante sua infância, especialmente com o seu irmão o qual ela sempre admirou e com Manami, a melhor amiga dele.

Veja bem, Kirino cresceu nas sombras de seu irmão fantástico, aquele que podia fazer qualquer coisa, que era o modelo de pessoa incrível pra ela. Ver seu irmão se afastando de tudo aquilo que um dia ele foi, e que o tornava tão especial para ela, é no mínimo algo arrasador. Especialmente quando ela escuta de Manami que "O irmão que você admirava nunca existiu". É compreensível que uma garotinha de 10-11 anos como ela associasse imediatamente Manami a essa mudança de Kyousuke.

O que não é compreensível, é a forma como ela foi tratada por ela e seu irmão. Kirino ainda era uma criança muito nova para desassociar, de forma tão brusca, qualquer tipo de amor fraternal com um romântico. Acontece que ao provocar Kirino dessa forma, Manami fez duas coisas: a primeira foi moldar uma personalidade vingativa, provocativa e todos os aspectos "negativos" da personalidade de Kirino; e segundo de provocar o desejo nela de um dia "rever" esse irmão fantástico, que ela sempre teve a imagem e paixão e que consequentemente resultou nessa relação incestuosa.

kirino

Então a Kirino ser a Kirino que conhecemos, nada mais é do que fruto de acontecimentos que diretamente envolveram Kyousuke e Manami.

Outros personagens também poderiam ter mudado o rumo da obra. Kuroneko é a minha personagem favorita do anime, que com meu apoio e com certeza de muitos outros, deveria ter sido a "escolhida". O grande erro dela foi ter "terminado" com Kyousuke.

Não me entenda mal! Eu tenho plena consciência dos motivos que levaram ela a terminar com Kyousuke. Kuroneko tinha duas intenções claras; a primeira de tentar resgatar a amizade que todos tinham antes do relacionamento; a segunda de fazer Kyousuke encarar seus próprios sentimentos a respeito dela e de sua irmã, e tomar uma decisão baseada puramente no que ele sentia e não nos laços criados. Basicamente, Kuroneko queria saber se ele a escolheria depois de tudo... o que não acabou dando muito certo, infelizmente.

kirino

Se tivesse mantido o relacionamento, é provável que Kyousuke confirmasse cada vez mais seus sentimentos por ela e que Kirino acabasse aceitando o casal com o passar do tempo. Em vez disso, Kuroneko fez com que Kirino tivesse a oportunidade de cuidar e ajudar um Kyousuke completamente destruído e arrasado, o que nutriu nele um sentimento ainda mais forte por sua irmã.

O meu ódio pelo final não é mais pela Kirino ou pelo modo que o relacionamento deles terminaram. Como eu falei, o comportamento de Kirino foi moldado a partir de acontecimentos que envolveram diretamente Manami e Kyousuke. E o relacionamento deles terminar daquela forma, é o "politicamente correto" do anime. Um casal proibido, que sabe dos problemas e consequências e decidem abrir mão do relacionamento.

kirino

O único problema que eu ainda tenho com esse anime, é justamente o Kyousuke. Primeiro, porque ele foi diretamente responsável por criar a Kirino que conhecemos. Segundo, porque ele estabeleceu laços e relacionamento com outras garotas carismáticas e abriu mão de cada uma delas. Escolheu ter um relacionamento inexistente já fadado ao fracasso, com sua irmã problemática que ele mesmo ajudou a "criar", do que qualquer uma das outras garotas incríveis que conheceu. E é claro que isso enfurece os espectadores, porque muitos de nós nos colocamos nos sapatos de Kyousuke. A diferença é que 99.8% de nós não teremos as mesmas oportunidades e situações de um personagem como ele, e é por isso que ficamos enfurecidos. Não é porque ele terminou a história com a Kirino, e sim porque ele terminou com absolutamente NINGUÉM. Lembre-se que eu disse lá em cima, que o anime era a iminência do caos, nós sabíamos que o relacionamento aconteceria e esperamos muitos episódios por isso... para algo que não agradou a absolutamente nenhum dos lados.

Isso significa que o anime é ruim? Claro que não! Eu me divirto demais com ele. Os personagens são divertidos e a história é recheada de momentos engraçados e emocionais. Mas infelizmente, o fim deixa a desejar porque parece que trilhamos uma jornada simplesmente para não encontrar nenhuma recompensa ao final dela.

kirino

Se temos alguém a culpar aqui, senhoras e senhores, culpemos Kyousuke. E espero que Masamune não seja esse tipo de protagonista e nos dê um final apresentável em Eromanga-sensei, independente de com qual garota seja!

0 comentários:

Postar um comentário