Membro da Força de Autodefesa é preso por carregar chaves de fenda - Japão estranho

Membro da Força de Autodefesa é preso por carregar chaves de fenda


Membro da Força de Autodefesa é preso por carregar chaves de fenda

Na madrugada de domingo, 3 de maio (2017), um policial da cidade de Hirosaki prendeu Yasuhira Sato, membro da Força de Autodefesa. O motivo? Encontraram em sua posse DUAS chaves de fenda. Sato foi preso em seu carro em um estacionamento de um prédio.

Esse "crime" é uma violação da Lei da Proibição de Posse de Ferramentas Especiais de Destrave. Essa lei, estabelecida em 2003, proíbe carregar qualquer item que possa ser usado para invadir qualquer propriedade, seja para arrombar portas ou quebrar janelas.

Membro da Força de Autodefesa é preso por carregar chaves de fenda

É claro que essa é uma descrição muito genérica que pode enquadrar milhares de objetos de uso comum e diário para esses fins, como por exemplo um cartão de crédito. É por isso que a lei também define que a posse de tal item deve ter uma explicação legal para seu porte. Usando o mesmo exemplo do cartão de crédito, seu uso legal seria para compras.

No entanto, ao ser interrogado pelo policial, Kato, membro da Força Terrestre de Autodefesa de Hokkaido, deve ter entrado em choque porque não conseguiu explicar o motivo de carregar duas chaves de fenda. Será que não surgiu um "para consertar coisas" ou "caso eu perca ou quebre uma delas"?

Enfim, como resultado disso, ele se encontra na situação de cumprir um ano de prisão ou pagar uma multa de 500.000 ienes (aproximadamente R$14.150,00). No entanto, considerando seus serviços prestados ao Japão além da confissão dele ao policial de realmente estar em posse de duas chaves de fenda, é provável que ele não seja punido com tamanho rigor.

Membro da Força de Autodefesa é preso por carregar chaves de fenda
Força Terrestre de Autodefesa do Japão

Veja algumas reações:

"Então você pode ser preso por carregar duas chaves de fenda se motivo. Que assustador, cara."
"Essa prisão tá estranha. É a primeira vez que ouço falar dessa lei."
"Esse pessoal da Força de Autodefesa estão sempre carregando coisas como facas ou armas de choque. Eu prevejo mais prisões em breve."
"Pensei que isso fosse uma piada. É ilegal carregar ferramentas por aí?"
"Por acaso o senso comum não é motivo suficiente para carregarmos chaves de fenda no carro?"

É claro que não podemos assumir que Kato é completamente inocente. Mas, de forma geral, podemos ver como esse tipo de lei acarreta possíveis prisões falsas, sejam elas mal ou bem intencionadas.

Então lembrem-se. Se você sair nas ruas do Japão com qualquer item fora do comum, é bom você ter um motivo convincente.

0 comentários:

Postar um comentário