5 comidas japonesas para quem não gosta de peixes e frutos do mar




Quem de nós não conhece alguém (ou nós mesmos) que não gosta de comidas japonesas, simplesmente porque associamos imediatamente a imagem de peixe cru e frutos do mar?

E se você é uma dessas pessoas e precisa viajar ao Japão? Você não vai conseguir sobreviver somente a base de Cup Ramen.

Então para ajudar vocês a entrarem no mundo da culinária nipônica, sem pararmos na estação peixes/frutos do mar, essa lista com comidas japonesas e onde encontrá-las pode ser bem útil!

5 - Dificuldade Fácil: Onigiri e Yakisoba (Lojas de Conveniência)


Comidas Japonesas
Ah, o "conbini". Quem nunca viu essas opções em animes? Essa primeira opção ficou em 5º lugar porque é simples e fácil de se comer e achar. Se você quer comer algo japonês que não tenha sabor adocicado ou algo extravagante, o onigiri e yakisoba são duas escolhas perfeitas.

Para quem não é familiar, os onigiris são as famosas bolinhas de arroz, embora o formato triangular seja mais comum nessas lojas. É possível encontrá-lo em grande quantidade e variedade na parte refrigerada dessas lojinhas. Só não esqueça de evitar as opções que incluam peixes ou frutos do mar, ou todo a nossa dica vai por água a baixo!

Algumas opções "normais" envolvem recheio de frango, carne, carne de porco e etc.

Mas se você quiser algo ainda mais "normal", você pode pegar um yakisoba. Macarrão misturado com vegetais e carnes, simples e rápido, não?

Comidas Japonesas

4 - Dificuldade Fácil: Curry e Omurice (Restaurante de Família)


Comidas Japonesas
Se você estiver em um restaurante de família, suas opções serão muito mais limitadas do que de uma loja de conveniência, e talvez seja mais difícil achar algo realmente japonês. Claro que você poderia pedir algo "ocidental" como um hambúrguer ou algo do tipo, mas se você está visitando as terras nipônicas, a graça não é experimentar algo proveniente de lá?

É aí que o Curry entra. E eu sei que curry pode soar mais como comida indiana do que japonesa, mas o Japão adotou suas próprias peculiaridades nessa iguaria que o tornaram algo exclusivo. Mais ou menos como a Pizza brasileira é completamente diferente da Pizza italiana.

Comidas Japonesas
Esse é o estilo indiano de curry.

Comidas Japonesas
E esse é o japonês. (Animais de arroz não são necessariamente obrigatórios, mas altamente recomendados!)

É a combinação perfeita com arroz: apimentado e delicioso. Apenas lembre-se de não pedir nenhum com frutos do mar, e sim com vegetais, carnes, etc.

Mas se isso não for japonês o suficiente para você, que tal tentar algo amplamente divulgado em animes? Senhoras e senhores, Omurice! Omurice (Omelet + rice), é exatamente como soa: um omelete recheado de arroz e geralmente com ketchup em cima.

Comidas Japonesas

3 - Dificuldade Moderada: Okonomiyaki e Tonkatsu (Izakaya - pubs japoneses)


Comidas Japonesas
Izakaya, os pubs japoneses, são lugares comuns para se encontrar com amigos ou colegas de trabalho. Mas nem todo mundo gosta de compartilhar um prato de sushi ou carne crua. Quando isso acontecer, peça a nossa alternativa, okonomiyaki e tonkatsu!

Okonomiyaki geralmente é chamado de "Pizza japonesa" ou "Panqueca Japonesa", mas na realidade é algo bem diferente disso. Os ingredientes variam bastante, mas geralmente, a base consiste de uma massa feita de farinha, repolho, ovos, cebola ou dashi além de carnes e vegetais.

Comidas Japonesas

No fim, coloca-se uma "cobertura" de molho de okonomiyaki e maionese, que o torna uma refeição crocante e macia ao mesmo tempo além de ser deliciosamente salgada.

Mas se o okonomiyaki soar muito "absurdo" para você, não tema, ainda temos tonkatsu! Tonkatsu é apenas uma costeleta de porco frita, nada muito extravagante e pode ser encontrada em praticamente qualquer restaurante japonês, então é uma opção segura!

Comidas Japonesas

Como dica, não esqueça de adicionar o molho de tonkatsu também!

2 - Dificuldade Difícil: Hamburg e Soba (Restaurantes gerais e franquias)


Comidas Japonesas
Para alguém que não gosta de comida tradicional japonesa, não tem nada mais assustador do que sentar em um restaurante convencional ou franquia japonesa, abrir o menu, e se deparar com 95% das imagens de peixes coloridos, camarões e sushis.

Mas não tema! Há alguns pratos livres de peixes disponíveis nesses restaurantes, e nós apresentaremos dois: hamburg e soba.

De cara você deve ter pensado: "Hamburg? Mas eu não quero um hamburguer, eu quero algo japonês." O que você não sabe é que o "hamburguer americano" é chamado de "hanbãgã" e esse Hamburg é chamado de "hanbãgu", e é um bife bem diferente do que você encontra no seu McDonalds.

Comidas Japonesas
Mas se Hamburg soa muito americano pra você, por que não tentar um pouco de soba? Soba é tipo um ramen, só que o macarrão é mais fino e feito de trigo sarraceno. Há uma variedade para escolher, mas os comuns envolvem tofu frito, tempura e comer ele gelado!


1 - Dificuldade Insana: Inari (Restaurante Sushi)


Comidas Japonesas
O motivo pelo qual a dificuldade desse é insana, é justamente pelo local onde você vai pedir: justamente num restaurante sushi, o lugar que queremos evitar desde o início dessa lista! Mas suponhamos que você foi forçado ou obrigado a ir num desses... o que você pode fazer?!

Felizmente, ainda há uma opção para você conseguir não sair desnutrido de lá! Conhecido como... Inari.

Ao contrário de outros sushis que são recheados de arroz e peixe cru, o tradicional inari é recheado com apenas um desses ingredientes... arroz. O arroz é coberto por tofu frito e só! Sem peixe, sem carne crua! Apenas aquele arroz leve e adocicado de sushi coberto por tofu.

Comidas Japonesas

E agora com todo esse conhecimento culinário, você pode viajar tranquilamente pro Japão por mais que você odeie peixe cru e frutos do mar, e ainda aproveitar a cozinha japonesa!




0 comentários:

Postar um comentário