Autor de Aho Girl questiona ganhos do artista de Nietzsche-sensei

Autor de Aho Girl questiona ganhos do artista de Nietzsche-sensei




O artista do mangá "Nietzsche-sensei: Konbini ni, Satori Sedai no Shinjin ga Maiorita", Matsukoma, respondeu no Twitter, no dia 17 de Julho, a "provocação" de um amigo que disse que ele deveria estar comemorando que sua série está com mais de 2 milhões de cópias vendidas. Mas para expressar a realidade da sua situação, Matsukoma postou um gráfico com as suas despesas para o ano até agora.

Autor de Aho Girl questiona ganhos do artista de Nietzsche-sensei

O gráfico indica as despesas de impostos, seguros de vida, alimentos, conta de telefone e "outros". O artista disse que ganhou 4.063.303 yens (36,500 dólares) este ano, portanto a imagem indica que ele está no vermelho por 2.196.366 yens (19.800 dólares). Matsukoma também falou que escrever "não é um bom negócio" se você quer ganhar bem.

Está publicação vem com as críticas negativas que a mídia tem dado à indústria de anime e mangá, por causa dos seus baixos salários e condições de vida relatados pelos criadores. O mercado de mangás cresceu 0,4% em 2016. Enquanto grandes nomes da indústria como Eiichiro Oda (One Piece), ganham grandes rendas anuais, outros criadores precisam lutar por sua renda. Um dos fatores para isso segundo Hiroya Oku, criador de Gantz, disse em Agosto do ano passado, seria os fãs lendo os mangás sem comprá-los ou comprar de segunda mão (mangás usados).

No entanto, o criador de Aho Girl, Hiroyuki, acha que o post de Matsukoma é "enganoso". Ele disse em suas últimas postagens no Twitter, que aparentemente foram apagadas, que os criadores de mangás estão lucrando se seu trabalho está sendo vendido. Hiroyuki disse que o post de Matsukoma foi feito durante um período de recolhimento de impostos. Hiroyuki pensa que no gráfico ele não incluiu as vendas de todos os seus mangás no ano. O gráfico pode ser enganoso porque Matsukoma não incluiu o total que ele ganhou e suas despesas durante todo o ano.

Sobre isso, na internet, alguns comentaram que Aho Girl ainda é estranho ou fraco. Outros dizem que Matsukoma deturpou sua situação financeira pra parecer mais "coitado". Outros ainda questionaram o montante pago pro Matsukoma com relação as vendas do seus mangás.

Aparentemente alguns criadores de mangás divergem entre si nas opiniões, uns estão bem e outros já estão (ou não?) no vermelho, mas oque você acha disso?

Fonte



0 Comentários:

Postar um comentário