Entrevista especial com abec-san

Entrevista especial com abec-san




Tradução de uma entrevista com abec da Dengeki Bunko Magazine volume 41 de anos atrás. A tradução para o inglês possui algumas falhas, por isso a tradução para o português pode apresentar algum erro de interpretação.

A origem por trás do pseudônimo.


- De onde veio o pseudônimo, abec?

Eu estava pensando... na ordem alfabética: a, b, c, d.. ab... a-bu... a-be... a-be-c! Ou algo do tipo! É aquele grito de morte daquele cara que foi morto pelo Savior of the Century's End. É a-be-c, mas por conta do C ser tão forçado, ninguém lê ele direito. Todo mundo acaba lendo como "a-bec". Apesar de ter mencionado apenas meu nome no espaço de perfil nos volumes.

- Não me lembro quando, mas aquele "abec" mudou para "abec?" não foi (haha)? A propósito, você sempre coloca um sapo como seu alter ego... por quê?

Não tem um motivo específico (haha). Se eu tivesse que citar um, pode ser pelo fato de não haver alguém com um sapo como o deles em torno de mim.

Abec-san e "SAO"


- Por favor nos conte como você acabou trabalhando em "SAO".

Eu recebi uma ligação de um editor no qual eu tive a oportunidade de trabalhar junto no passado, e naquela época, alguém chamado Miki-san (editor encarregado de "SAO") perguntou se poderia falar comigo... e daí, ele disse "Eu gostaria de ter você trabalhando em um livro chamado "SAO". Se puder, dê uma lida". Honestamente, eu não estava muito interessado na época. Portanto, eu perguntei a Miki-san se era realmente interessante no qual ele imediatamente insistiu que sim, então eu pedi para ele me mandar o trabalho para que eu pudesse dar uma lida.

- E depois de ler, você falou "Isso é ótimo!"?

Sim. Depois de receber e ler o manuscrito, eu achei bem interessante; Não tenho certeza se foi por conta de Miki-san ter impresso tudo de uma vez, mas a primeira página do segundo volume estava lá no final e isso despertou mais a minha curiosidade. "Eu farei! Eu farei, então me mande a próxima parte logo!". E então, após terminar o segundo volume, a primeira página do próximo estava lá também, e eu simplesmente pedi: "Me mande logo o resto!". Nisso, ele me enviou uma caixa de papelão para mim, cheia de papéis que eu acabei lendo tudo em alguns dias (haha).

- Uma página do próximo volume de propósito... esse deve ter sido a estratégia de Miki.

(haha). A propósito, os capítulos que eu gostei em especial foram "Aincrad", "GGO" e "Mother's Rosario".


Abec-san e os personagens de "SAO".


- Naturalmente, você precisaria de um design dos personagens antes de fazer as ilustrações, mas tem algo em particular que você tomou conta?

Eu olhei as ideias originais que Kawahara-san pessoalmente havia desenhado para os principais como Kirito e outros. Portanto, eu tentei não desviar muito dessas imagens na hora de construir o design base deles e coloquei um pouco dos meus próprios gostos depois disso. Para Asuna, eu coloquei o cabelo dela em tranças e dei uma bagunçada; a parte das tranças simboliza sua boa educação como filha de uma família de alta classe, enquanto a parte bagunçada simboliza seu lado mais "demoníaco" de vice-capitã (haha). Ah, Agil e Klein ficaram mais bonitos. Ele era muito tipo samurai andarilho no material original que recebi, então se eu mantesse muito fiel ele seria muito chamativo... (haha). E nós tivemos uma conversa de como faltava "armas" de Leafa, então eu aumentei os peitos dela depois da sugestão de Miki-san. Já para o Shino, como eu gosto de óculos, coloquei nela. Quando conversávamos sobre as heroínas em SAO, eu disse "O fator óculos está muito ausente! Vamos fazer Shino uma garota de óculos!". E então adotamos isso nela.

- Então havia segredos por trás dos peitos de Sugu e dos óculos de Shino! Aliás, qual dos personagens você mais gosta?

Dentre as heroínas, eu sempre me proclamei como membro da facção Sinon desde que li os manuscritos, mas meu amor por Asuna e Sugura aumentaram um pouco após assistir o anime. Já os homens, eu gosto de Klein. Me pergunto o porque eu gosto de torcer por ele.

- Entendo. E o oposto? O que você não é bom ou não gosta, entre personagens e tal...?

As espadas, armas e armadura são um incômodo, então eu odeio isso!

O papel de abec-san no anime.


- Você se juntou para fazer os designs dos personagens para o anime, mas o que isso envolveu em seu trabalho?

Havia desenhos de modelos ortográficos de corpo inteiro para os personagens e suas roupas. Os desenhos para esses personagens sem ilustrações, "ALO", por exemplo, existe uma configuração para as raças, as formas de suas asas e outras coisas. Eu fiz isso com o pensamento de mantê-los simples, para que todos no anime pudessem movê-los facilmente.

- E Adachi Shingo-san (anime, SAO, design de personagem) cuidou dos designs dos personagens com esses designs originais; qual foi sua reação após ver Adachi-san desenhar Kirito, Asuna e o resto?

Nah, eu achei eles fofos (haha). Sinceramente, eu não acho que a Asuna que eu desenhei é tão fofa. Já no anime, eu pensei "Ah, agora sim essa é uma verdadeira waifu". As ilustrações originais sempre perdem alguma coisa quando são adaptadas! Existe uma limitação do quão fiel você pode ser com o número de linhas e cores, já que elas precisam ser animadas. Eu amei a arte de Adachi-san desde o início, e não tive nenhum problema com elas. E eu acredito que foi uma ótima transição para o anime. Além disso, as garotas deles são muito fofas!

- Como foi a experiência de assistir "SAO" animado? Você encontrou algumas tendências suas após a experiência?

Minha coloração pode ter ficado um pouco suave... Mas eu não saberia bem o que acabou me influenciando...

O ponto crucial das Ilustrações


- Vamos voltar ao tópico das ilustrações originais... além de ter desenhado elas, você teve alguma discussão com Kawahara-san e o resto sobre as ilustrações?

Nos trocamos alguns e-mails após eu ter recebido as especificações para desenhars os sketches, mas houve bastante observações, questões, confirmações e discussões sobre as ilustrações. Dito isso, eu não sou do tipo de quem desenha rigorosamente as sketches, então houve momentos onde eu precisei consertar após ter meus erros apontados na versão colorida. É normal ter leitores apontando esses erros que ninguém viu antes de ser publicado também. Sinto muito.

- Quanto tempo demora para cada ilustração?

Colorida seria por volta de 10~30 horas, acredito. Depende do número de personagens e da composição. Um set de 10 ilustrações monocromáticas (um volume) seria algo por volta de 1-4 dias. Eu pensei que ia morrer quando fiz nesse tempo de um dia.

- 10 ilustrações em um dia?! Isso parece ser muito rápido! Em, pensar que você conseguiu criar algo com essa qualidade naquela época...! E nisso tudo, houve alguma orientação sua que você precisou se ater?

Eu foco na grandeza, ignorando um pouco o texto as vezes, eu acho. Apesar deles ficarem um pouco nervosos comigo de vez em quando. E, também, os personagens são o nosso negócio, então eu faço eles legais e fofos!

- Entendo. Então seguir o texto fielmente fará os personagens perder um pouco do charme. Acredito que as cenas de batalhas intensas, em particular, deve ser algo especialmente difícil. Como você desenhava essas?

Não são apenas as cenas de batalhas, mas na minha cabeça, eu movia os personagens, decidia na posição da câmera, ou melhor, no ponto de vista e composição, adicionava efeitos e tal para fazer as movimentações mas compreensivas... é isso que eu pensava enquanto trabalhava. Acredito que isso exija um conhecimento e habilidade que se pega com o tempo. Sobre as cenas de batalhas, expressões são importantes. Você não pode fazer eles muito bonitos. Dito isso, os leitores não gostarão se você machucá-los muito também, então é necessário um equilíbrio nisso... se bem que no final eu acabo embelezando os rostos das heroínas de qualquer forma (haha).

- A propósito, os jogos que Kirito e os demais jogam continuam mudando em "SAO", mas você reflete isso na arte também?

"SAO" acontece em um jogo, mas todos possuem um rosto verdadeiro, então eu mantenho na minha mente de não dá-los um design fantasioso que pertence a algum jogo. Acredito que isso mataria a tensão. Para efeitos comparativos, eu enfatizo mais na pegada de fantasia de um jogo para os designs de "ALO". Afinal de contas, é o mundo de fadas. A visão de mundo de "GGO" é a mesma, mas se trata de uma história sobre assassinar no jogo, então eu queria uma arte que transmitisse uma sensação diferente de intensidade de "SAO" e incorporasse isso na minha coloração. Desde então... Eu não tenho pensado muito nisso.

O artista sempre em evolução, abec!


- O que você gostaria de fazer daqui pra frente como o responsável pela arte em "SAO" e o ilustrador, abec?

O mundo escrito por Kawahara-san sempre me deu uma vantagem como artista para "SAO", então eu gostaria de oferecer mais das minhas ilustrações, se dado a oportunidade. E como ilustrador, na verdade, como "SAO" tem ligações entre animes e jogos, estou bem satisfeito. Sem mencionar as inúmeras oportunidades em relação a adaptações em "quadrinhos". No entanto, eu apenas tenho colocado meu trabalho sem tentar melhorá-lo, ou melhor dizendo, tenho trabalhado esse tempo todo sem a chance de aprender e auemntar minhas capacidades, então eu gostaria de me "mudar" propriamente no sentido de desenvolver mais minhas habilidades de desenho.

- Ficaremos atentos em suas próximas atividades, abec-sensei! E é isso. Gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?

A segunda temporada do anime chegará no climax em breve, mas a série principal e SAO vai continuar. Eu continuarei dando meu máximo nisso, então espero que todos gostem!

- Muito obrigado!



0 Comentários:

Postar um comentário