Livro japonês ensina crianças a replicarem vídeos de YouTube

Livro japonês ensina crianças a replicarem vídeos de YouTube






Esse livro educacional tenta abordar crianças de uma forma mais interessante e divertida


Livro japonês ensina crianças a replicarem vídeos de YouTube

As férias escolares no Japão são bem conhecidas por nós, uma vez que elas são presentes em vários animes. E todos sabem que durante esse período, as crianças japonesas continuam fazendo atividades acadêmicas, e além das tarefas de verão, espera-se que essas crianças do fundamental falam algum tipo de estudo independente, projeto de ciência, ou algo no campo de humanas.

Mas as crianças não fazem tudo por conta própria. Editoras geralmente oferecem um arranjo de livros educacionais, feitos com esse propósito de ajudar essas jovens mentes, para que eles tentem fazer alguns projetos por conta própria. Mas o usuário @akasofa, recentemente descobriu um livro que pode causar certa polêmica: Um guia para crianças do ensino fundamental de como replicar videos populares do YouTube.

Livro japonês ensina crianças a replicarem vídeos de YouTube

"Isso é tipo abrir as portas do inferno" - reclamou @akasofa. Outros usuários, com a preocupação da influência negativa desse livro em crianças, compartilharam da mesma opinião:

"Quando eu penso em todas essas crianças que se tornarão YouTubers, me dá vontade de vomitar."

"Eles não vão se tornar YouTubers. Serão apenas desempregados."

"Esse país já deu."

"Eles realmente estão vendendo isso? É o fim do mundo."

"Bem vindo ao inferno."

Aposto que quando você clicou nessa matéria, não deve ter pensado algo muito diferente deles. Mas isso é mais uma demonstração de como não se pode sair julgando as coisas sem conhecimento. Na pressa de condenar o livro (que está sendo vendido na Amazon Japan por aproximadamente R$30,00) e as pessoas que estão comprando, esse pessoal deixou de observar um detalhe importante. O vídeo não se trata de como fazer vídeos virais. A ideia dele é analisar os vídeos comuns e populares do YouTube, como o aumento de carbonatação em refrigerantes, equilibrar uma latinha em um ângulo específico, entre outros.

Apesar de muitos serem divertidos e engraçados no YouTube, eles não deixam de ser experimentos científicos envolvendo química, física e outras mecânicas. O livro também explica todos os princípios científicos por trás de cada experimento, então não é como se o autor (Tameo Samaki, professor na Universidade de Hosei) estivesse fazendo isso com a intenção de que crianças leiam o livro para ficarem famosas no YouTube. Claro que os vídeos de experimentos no YouTube são mais raso e menos explicativos do que seriam em programas educacionais na TV, mas a ciência é a mesma.

Um dos grandes desafios que educadores possuem é de fazer as crianças sentirem paixão ou interesse por um assunto em particular, tentando convencê-las de que não é algo chato. Com isso em mente, a ideia desse livro é simplesmente fazer a criança migrar do pensamento "Esse vídeo do YouTube é engraçado!" para um "Que tipo de coisa eu preciso fazer pra imitar isso... que outro tipo de coisa legal dá pra fazer com isso?".



0 comentários:

Postar um comentário