O que é um OVA, ONA e OAD?

O que é um OVA, ONA e OAD?



O que é um OVA, ONA e OAD?

Se você acompanhas animes tem tempo já se deparou com esses termos, mas já se perguntou o que exatamente eles significam?

OVA


OVA é a sigla de Original Vídeo Animation, é um anime que é lançado diretamente em vídeo sem ter sido transmitido na TV ou nos cinemas. O OVA é normalmente um episódio que contém uma história inédita independente do mangá e anime. Existem casos de um OVA ser um episódio recap com informações extras.

Curiosidade: antigamente era usada a sigla OAV (Original Animation Video) porém essa sigla podia deixar margem para confusão com vídeos adultos, então mudaram ela para OVA.

Curiosidade 2: OVAs normalmente possuem uma qualidade bem superior ao anime transmitido na TV, por ter mais investimento e mais tempo para se trabalhar

Curiosidade 3: Existem poucos, mas a grande maioria dos hentais são lançados diretamente no formato de OVA.

O que é um OVA, ONA e OAD?


OAD


OAD é a sigla para Original Anime DVD, é o termo usado para um episódio inédito que é lançado como um extra (num bundle) em um dos volumes do mangá da série.

Curiosidade: O termo OAD ficou mesmo popular em 2008, por conta dos animes Sayonara Zetsubō Sensei, xxxHOLiC: Shunmuki, e Tsubasa: Shunraiki

O que é um OVA, ONA e OAD?

ONA


ONA é a sigla para Original Net Animation (Animes originais para internet), é usado para aqueles animes que são transmitidos inicialmente para a internet, antigamente tínhamos apenas projetos independentes de animes, mas depois grandes empresas começaram a lançar seus animes direto na net, então esse termo foi criado e adotado.


Deu para entender melhor a diferença agora?

Só resumindo

OVA - Um episódio extra que é lançado direto em vídeo
OAD - Um episódio extra que é lançado junto de um mangá
ONA - Animes que são lançados para a internet primeiro

OVA e OAD é praticamente a mesma coisa, o que muda e apenas a forma que ele é lançado, mas não tem exatamente problema em você não saber da diferença.


0 comentários:

Postar um comentário