Porque as produtoras não divulgam quanto um anime vendeu?

Porque as produtoras não divulgam quanto um anime vendeu?



Este artigo é baseado no post do Anime News Network do dia 21/07/2017 além de outros artigos de outros sites.

Porque o número de vendas de discos de animes não são divulgados?

Você deve estar pensando agora, ''ué? como assim não são divulgados? é claro que são, eu vejo sempre as vendas toda semana no...'',

O quê você vê toda semana aqui no site da Você Sabia Anime e em vários outros sites e o ranking de vendas da Oricon, a Oricon é uma empresa que toda semana coleta os dados de vendas das lojas que querem dar essa informação para eles, porém a Oricon não consegue pegar os dados de vendas de todas as lojas do Japão e nem todas as lojas querem divulgar esses números.

E ai vem a pergunta, então, se os dados da Oricon não são os reais, porque as empresas que produzem não divulgam esses dados? Do quanto eles venderam?

E que beneficio isso teria?

Você, como empresa, divulgaria quantos discos um anime que você produziu vendeu? Para quê? Se um anime que você produziu foi um enorme sucesso, obviamente você pode até divulgar esses números (como ocorreu com Shingeki no Kyojin), mas e se o anime foi só mediano ou uma bomba? Para quê uma empresa iria divulgar isso? Se divulgar, é claro que todos os ''analistas'' e fãs de animes iriam cair em cima da empresa, falar que ela fez um péssimo trabalho, que o anime foi horrível e etc, não tem benefício nenhum em divulgar esses números.

Entenda isso, não existe razão nenhuma para uma empresa divulgar ao público quanto um anime vendeu, eles não tem obrigação e eles não querem.

Digamos que eles divulguem então os números, e que uma produtora tenha sempre animes que vendem mal? Sabe o que vai acontecer? Além da vergonha que eles vão passar, as lojas vão começar a comprar menos deles, e logo eles vão ficar com problemas financeiros além do público em cima falando merda dos animes que eles produzem, quem vai querer isso?

Para você ter ideia, a Kyoto Animation possui uma loja onde ela vende os discos de seus animes, ela não divulga esses números para a Oricon, e ai? Possívelmente Kobayashi-san deve ter sido um anime que vendeu bem para eles, mas por conta de dados da Oricon alguém te diz que Kobayashi-san foi um flop.

As empresas só tem conhecimento de quantos discos eles venderam para as lojas, como Amazon, Right Stuff, Animate etc, quanto foi vendido de fato ao público elas não sabem.

Caso você não saiba, os discos são vendidos para as lojas, e ai que as empresas ganham o dinheiro dos discos, e não quando uma pessoa vai e compra ele, muita gente acha que as produtoras de animes ganham quando aparece toda semana ''anime x vendeu 4000 cópias'', não, eles ganham o dinheiro quando vendem para as lojas, quem lucrou com essas 4000 cópias foram as lojas que venderam os discos.

Os dados que recebemos da Oricon toda semana não servem para fazer análises profundas ou previsões, não servem para definir o sucesso ou fracasso de um anime e cravar com 100% de certeza ''Kobayashi-san flopou''.

No mais, estas são as razões do porque não temos conhecimento sobre as vendas totais, não tem porque eles divulgarem esses dados.

Artigo do ANN


0 comentários:

Postar um comentário