Entrevista com o escritor e ilustrador de Bungou Stray Dogs

Entrevista com o escritor e ilustrador de Bungou Stray Dogs

Publicado pela editora Kadokawa, Bungou Stray Dogs já passou da marca de 4 milhões de livros vendidos. Sua popular adaptação em anime acaba de receber o 7º volume de Blu-Ray/DVD. São números, no mínimo, impressionantes. 

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs

Mas como o roteirista Kafka Asagiri e o ilustrador Harukawa 35 tiveram a ideia para esse enredo incrível? O que está por trás de cada personagem e o que torna essa série tão especial? Vamos descobrir!

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs

A entrevista foi realizada e publicada em janeiro de 2017, pela PixVision.

- Primeiramente, temos uma questão para Kafka Asagiri. Como você teve a ideia para os designs dos personagens em Bungou Stray Dogs?

Asagiri: Quando eu decidi criar essa série, e Harukawa 35 se juntou, eu o enviei toda as informações com as histórias de cada personagem. Algo como três linhas de texto por personagem. Daí, Harukawa fez os rascunhos iniciais e isso me ajudou a criar mais histórias.

- Então os personagens vieram antes do enredo?

Asagiri: Os enredos geralmente são criados antes dos personagens. No entanto, no nosso caso, as restrições do enredo poderiam fazer a criação dos personagens ficar muito básica. Ver os personagens me deu a inspiração para seus passados, e eu fui capaz de elaborar personagens extremamente profundos.

- A propósito, poderia nos dar um exemplo de uma das informações iniciais dos personagens?

Asagiri: Ah, provavelmente tenho aqui no meu histórico de e-mail. (Pesquisando...) Aqui está. É bem simples. Hã..., "Atsushi Nakajima. Idade 24. Simples e gracioso. Habilidade: Besta sob o luar. Pode se transformar em um tigre"... Então, Atsushi inicialmente tinha 24 anos. Tem também "Osamu Dazai. Esbelto e engraçado, popular entre as garotas mas odiado por sugerir morrer junto com as garotas que namora. Procura as maneiras mais legais de cometer suicídio. Seu bordão é "Beleza, estou morrendo". Habilidade: Não é mais humano. Pode anular habilidades dos outros ao tocá-los". Hum.... é bem diferente. Essa aqui também é diferente. "Akiko Yosano. Beleza no estilo japonês. Complexo forte de irmão. Responsável pelos negócios internos da empresa, mas odeia guerras e constantemente briga com Fukuzawa". Hum...

Harukawa: O que foi esse "hum..."?

Asagiri: Só é interessante ler isso de novo (lol). Então, é assim que era no começo.

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Asagiri procura em seu histórico de e-mails. Descobrimos que os personagens eram bem diferentes na época.

- Foi mais simples do que eu esperava. Como você se sente ao ver seus personagens criarem vida?

Asagiri: Parece algo como uma reação química. É algo que nunca aconteceria sem a ajuda de outros elementos.

"O foco foi nos olhos e na silhueta dos personagens"

- Harukawa 35, poderia nos dizer mais sobre como você acabou fazendo esses personagens?

Harukawa: A coisa mais especial dessa série foi que, tirando as informações de Asagiri, personagens provavelmente tem aspectos dos autores no qual são baseados, mas eu os tentei desenhar baseados nas informações de cada um deles que me foi enviado por Asagiri. Atsushi, por exemplo, eu o desenhei com cabelo branco com uma imagem de um tigre branco e com um cinto longo e pendurado, que se parecia com uma cauda. Para Dazai, eu o enrolei com bastante faixas por conta de seu comportamento suicida. Eu os desenhei com o que veio em minha cabeça após ler as informações de cada.

Asagiri: Ele explica de uma maneira tão simples, mas eu realmente fiquei surpreso com a qualidade dos rascunhos que ele me enviou. A partir dos desenhos deles, dava pra perceber muito bem qual personagem era qual. Não acho que tenha muitas pessoas capazes de fazer isso.

- Então foi uma ilustração que "disse" muito sobre os personagens.

Asagiri: Sim! Ele pegou algumas palavras da minha cabeça e os deu uma vida, e de repente jogou eles de volta para mim. Você pode ver bastante coisa por trás dos olhos e das silhuetas deles. Especialmente os olhos, eu acho. Eu sinto que a imagem dos personagens se aprofundou ainda mais por causa disso. "Que tipo de testes devo dar a esse personagem?" ou "Será que esse personagem se preocupa com isso?" são coisas que surgiram em minha cabeça após ver os desenhos.

Harukawa: Eu dei uma atenção especial aos olhos e a silhueta. Eu foquei especialmente no desenho dos olhos e isso foi fielmente reproduzido no anime.

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Assim como Asagiri comentou, os olhos nos contam muito sobre a personalidade e impressões de cada personagem.

- O diretor, Takuya Igarashi, encarregado pelo anime, também elogiou a silhueta dos personagens.

Harukawa: Isso é uma honra. Para o manga, que é um desenho em preto e branco, fazer a silhueta em destaque é algo ainda mais importante. Por exemplo, se dois personagens estão sempre juntos, eu fazia questão de que um deles não tivesse um estilo de penteado clichê.

- Entendo. Mesmo com Atsushi e Dazai, ou Atsushi e Kyoja, sempre há um bom balanceamento entre o preto e branco do desenho.

Harukawa: Eu os encaixei como um quebra-cabeças. E eu geralmente tendo a colocar informações das cores somente no fim do processo.

Asagiri: Se não estou enganado, não estava certo se o cabelo de Atsushi seria branco ou loiro, mas ele se tornou um tigre branco, então... branco!

Harukawa: Sempre pensei que branco ficaria legal. É fácil de desenhar o personagem principal em branco em qualquer cenário. Eu queria que eles parecessem um pouco simples quando juntos, se comparado ao oposto Port Mafia... isso traz uma sensação de camaradagem.

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
As cores vieram por último, mas a Armed Detective Company, Port Mafia e Guild, todas possuem suas cores únicas.

- Teve algo que mudou drasticamente dos rascunhos iniciais?

Asagiri: Os desenhos são divididos entre os que ficaram suaves e aqueles que foram refeitos várias e várias vezes. Falando nisso, o primeiro design de personagem Lovecraft ficou perfeito. O colarinho ficou ótimo (lol). Um mordomo perfeito.

Harukawa: Ah, para Lovecraft, eu coloquei um pouco do autor nele também.

Asagiri: Eu não tinha bem uma imagem em mente para a maioria dos personagens... exceto Lovecraft.

Harukawa: Você tinha exigências bem grandes por Lovecraft.

Asagiri: (Risos) É por isso que eu lhe disse "Faça ele um pouco mais 'esgotado'. Ele é dos mares profundos".

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs

"Seria mais conveniente se o autor fizesse as ilustrações?"

- Os personagens iniciais já tinham seus designs, mas houve personagens que foram desenvolvidos com o correr da história?

Asagiri: Sim, sim. Por exemplo, Q (Kyusaku Yumeno) e John Steinbeck ganharam suas habilidades e personalidades quando eu pensei no enredo de explodir Yokohama em chamas. 

Harukawa: Q foi praticamente todo no design de Asagiri.

- Hã?

Asagiri: Eu me lembro de estar desenhando algo casualmente. Pensei que seria legal se uma criança andrógena segurasse uma boneca horrível...

Harukawa: Eu também fiz vários padrões de expressões para as pessoas sob o feitiço de Q. Teve também uma sugestão para fazer os olhos deles parecerem com os de Q.

- Então você também desenha, Asagiri?

Harukawa: Kato, membro do time editorial, sempre dizia que seria muito mais conveniente se o próprio autor fosse responsável pelas ilustrações. Seria mais fácil de entender se Sagiri pudesse desenhar em algumas partes também.

Asagiri: Eu fiquei aliviado pelas ilustrações incríveis de Harukawa.

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Parece que ele desenhou essas informações e os enviou para Harukawa. Parece bem específico.

"Todas as questões de Chuya foram as que exigiram mais tempo"

- Houve algum outro personagem memorável?

Asagiri: Agora que eu parei pra pensar, Chuya foi realmente perfeito.

Harukawa: Também, levou tempo pra caramba!

Asagiri: Acho que gastamos a maior parte do tempo em Chuya. Havia tantos padrões nele.

Harukawa: Não conseguíamos nos decidir sobre as habilidades sem decidir antes o design do personagem. Ficamos sentados em um Cafe até as 4 da manhã sem conseguir chegar numa conclusão.

Asagiri: Ficou decidido que ele seria o ex-parceiro de Dazai, mas os autores tinham uma conexão na vida real, e ficamos preocupados sobre como o faríamos. Pouco tempo depois, ficamos sabendo que ele deveria ser baixo (risos). Graças a isso, Chuya é bem popular agora. Sempre senti que ele fosse se tornar um personagem popular, por isso eu me recusava a deixar ele de qualquer jeito.

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Parece que Chuya Nakahara foi "feito" com muitas dificuldades. Seus olhos selvagens são um dos motivos de suas popularidade.

- Por fim, pode nos dar uma mensagem para fãs, ilustradores e etc?

Harukawa: Eu não tenho muito tempo ultimamente, mas sempre que posso vejo trabalho de artistas amadores, mas habilidosos, em diversos foruns e sites. Isso me estimula a trabalhar cada vez mais. Bungou Stray Drogs é lido por muitos jovens, e sempre fico com medo de que minhas ilustrações ficarão "velhas" algum dia. É por isso que há tanto ainda para eu aprender. Acompanhar essas ilustrações amadoras me dá uma boa ideia do que é considerado "moderno" hoje. Um exemplo disso é o uso de cores hoje, bem diferente do passado, e mesmo que eu não use diretamente em meu trabalho, tudo isso é muito importante para ter em mente e ser estimulado por diversas coisas.

Asagiri: Tudo começa do zero, e você precisa colocar as coisas pouco a pouco antes de algo ser criado. Quanto mais tempo e esforço você dedicar, melhor o produto final. Olhar para os designs de personagens do passado me faz pensar ainda mais nisso. Não pense que uma boa ideia vai chegar um dia e do nada. Essa é a nossa mensagem para vocês. Por favor continuem apoiando Bungou Stray Dogs!

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Asagiri e Harukawa foram pedidos para desenhar durante a entrevista.

Asagiri decidiu desenhar uma ilustração de Nakajima, complementando de que "Sou muito grato as pessoas envolvidas no mundo literário. Espero que as pessoas fiquem mais interessadas em literatura com essa série".

Asagiri Harukawa Bungou Stray Dogs
Já Harukawa desenhou Nakajima com olhos mais poderosos, em contraste com a versão chibi de Asagiri.




0 Comentários:

Postar um comentário