Será que os fãs de anime no Japão se importam com fãs ocidentais?

Será que os fãs de anime no Japão se importam com fãs ocidentais?






"Será que os japoneses prestam atenção no que é moda ou popular no ocidente, ou eles não ligam para nós? Será que eles falam da popularidade ou sucesso que animes ou mangas fazem do outro lado do mundo?"

Os consumidores japoneses, geralmente, não se importam muito com o que acontece com os fãs ocidentais. É claro que eles adoram que um anime ou uma série favorita deles façam sucesso em outros lugares também, mas para eles, anime é um entretenimento doméstico. É feito no Japão, por japoneses e geralmente focado para o público japonês. Para eles, isso simplesmente não remete ao ocidente. Obviamente que isso é uma visão um pouco conservadora e antiquada, ainda mais em uma era onde 25~33% da receita da indústria de anime vem de estrangeiros (principalmente de chineses e norte-americanos).

Será que os fãs de anime no Japão se importam com fãs ocidentais?
Cosplay feito na Anime Expo

Mas assim como a maioria dos fãs ao redor do mundo, o fã japonês comum só se importa com o que acontece no resto do mundo se isso afetar, de alguma forma, os shows que ele ama. Para os fãs de séries, que por algum motivo não deram certo em solo japonês, resta depender de um sucesso internacional para que uma continuação seja possível. Mas ao mesmo tempo que isso funciona para o lado bom, funciona para o lado ruim. Se uma série, muito controversa para padrões ocidentais, cause um barulho muito grande internacionalmente que obrigue os produtores a pararem de produzir o conteúdo, o fã japonês cria ódio dos fãs estrangeiros.

Mas geralmente, é tudo muito separado. Fãs japoneses e fãs ocidentais agem da mesma maneira, ou seja, não ligam muito para a existência do outro. Talvez uns interajam online, compartilhem alguns links de cosplays feitos por americanos ou europeus, ouçam uma dublagem em inglês só por curiosidade, e etc. Alguns também tentam comprar os lançamentos em Blu-Ray dos Estados Unidos, pois é uma opção mais barata do que o lançamento doméstico no Japão.

Será que os fãs de anime no Japão se importam com fãs ocidentais?
Cosplay feito na Comiket

É claro que muitos japoneses sentem orgulho de saber que qualquer tipo de entretenimento que eles façam, em seu pequeno mercado, seja um sucesso no exterior. Mas fora isso, os fãs internacionais são indiferentes para a maioria deles. Afinal, tudo que eles querem já está lá, bem na frente deles, disponível na língua que eles falam. No que diz respeito a fãs, nós somos indiferentes pra eles e eles também são para nós, de certa maneira.

0 Comentários:

Postar um comentário