8 Curiosidades sobre Togashi - Criador de HxH e Yu Yu Hakusho

8 Curiosidades sobre Togashi



8 Curiosidades sobre Togashi.

O mangaka, Yoshihiro Togashi, é famoso por suas obras de sucesso na Shonen Jump como Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, além de outros. Ele também é conhecido por fazer vários... VÁRIOS hiatos, além de seu amor por vídeo games. Mas mesmo assim, por não aparecer em muitas mídias ou redes sociais, poucas pessoas sabem realmente como ele é.

8 Curiosidades sobre Togashi

Há um novo manga, Sensei Hakusho - compilado em um livro escrito por Kunio Ajino - antigo assistente de Togashi, no qual esteve junto desde o começo da publicação de Yu Yu Hakusho em 1990 até o final de Level E em 1997. Com isso, Ajino revelou algumas coisas sobre seu Sensei.

Abaixo estão 8 Curiosidades sobre Togashi, que você talvez não saiba:

8 Curiosidades sobre Togashi

1 - Originalmente, Yu Yu Hakusho se chamaria "Yu Yu Ki"


Essa história já foi divulgada antes. Sabe-se que Togashi originalmente queria que o título de seu manga Yu Yu Hakusho (pode ser traduzido como Relatórios Poltergeist/Fantasmas) se chamasse Yu Yu Ki (que também pode ser traduzido para algo como Arquivos Fantasmas). Porém, quando outro título de manga chamado Chinyuki (que só se diferencia de Yu Yu Ki por um caractere kanji) foi lançado mais ou menos no mesmo período, Togashi decidiu alterar o nome para o que conhecemos hoje.

2 - Togashi tem problemas na coluna desde a época de Yu Yu Hakusho.


Desde o lançamento de Hunter x Hunter, a série é famosa por seus incontáveis hiatos. Enquanto alguns fãs dizem que Togashi é um preguiçoso que gosta de ficar jogando vídeo games (e como é visto no manga, ele realmente se distrai com isso algumas vezes), é amplamente conhecido que Togashi tem problemas na coluna que vem incomodando ele por alguns anos. Houve uma vez onde Ajino encontrou Togashi deitado no chão sofrendo com dores durante a publicação de Yu Yu Hakusho, mas ele continuou a desenhar deitado de bruços, pedindo apenas para que Ajino saísse e comprasse uma compressa quente em uma loja de conveniência, para que ele pudesse continuar desenhando. Togashi estava com seus 20 e poucos anos na época.

8 Curiosidades sobre Togashi

"Quando eu o vi desenhando naquelas condições, pensei o quão difícil era ser um mangaka profissional. Ao mesmo tempo, eu pude sentir a força e o senso de responsabilidade do Sensei."

Ajino comenta que não se lembra de Yu Yu Hakusho ter uma pausa, exceto por apenas uma semana quando Togashi saiu para fazer pesquisa de campo para o manga.

3 - Seus assistentes nunca suspeitaram que ele tivesse alguma namorada.


É uma história conhecida na indústria de que Yoshihiro Togashi é casado com a mangaka Naoko Takeuchi, criadora de Sailor Moon. No entanto, Ajino só pode nos contar sobre uma história: Um dia, eles (assistentes) escutaram uma mulher do lado de fora do estúdio. Ela deu a Togashi um bentô e ele pareceu estar bem feliz quando voltou ao estúdio.

"Durante aquela época onde estávamos todos os assistentes, não houve uma pista ou dica que indicasse uma mulher na vida dele, pelo menos não que conseguíssemos ver" - explicou Ajino. "Eu realmente me pergunto quando que ele conseguia tempo para um pouco de romance."

4- Ele dava dicas e conselhos a sobre os trabalhos próprios de seus assistentes.


Assistentes de Mangaka geralmente são artistas em treinamento para se tornarem criadores profissionais, assim como os que eles ajudam. Isso significa que muitos deles estão constantemente tentando produzir alguma obra que possa ser publicada em alguma revista. E obviamente, os assistentes de Togashi não eram diferentes. Ajino se lembra que, apesar dele pedir para Togashi desse uma olhada em seus trabalhos, Togashi imediatamente pegava o trabalho, se sentava no chão para descansar suas costas e começava a ler imediatamente. Ele até gargalhava exageradamente quando encontrava algo divertido.

Apesar de muitos dos trabalhos de Ajino não terem sido aprovados pelo departamento editorial da Shonen Jump, Togashi sempre aconselhava ele sobre suas próximas obras. Quando Ajino foi intimado pelo departamento editorial a escrever um manga de esporte, ele ficou com um pé atrás por conta de sua falta de conhecimento no assunto. No entanto, Togashi comentou para ele que escrever um manga de esportes, quando você não conhece de fato as regras, dá mais espaço para suas criatividades e ideias interessantes. Ajino também comentou sobre os conselhos mais "espertos" que ele o dava, como "Ouça o que o departamento editorial tem a dizer primeiro, depois que você começar a conseguir números e vendas, faça o que você quiser com suas obras."

5 - Ele não aceitava que seus assistentes fizessem o processo de "inking"*


*Inking - Inking é uma parte crucial no processo de finalização do desenhos. As linhas são traçadas de forma mais intencional e artistas focam na dinâmica de luzes e sombras. Preenchimento de linhas e desenhos também pode ser colocado como Inking.

8 Curiosidades sobre Togashi

Ajino se lembra que em certo período durante a publicação de Yu Yu Hakusho em que Togashi não conseguia acompanhar os prazos de entrega e estava se esforçando além de seus limites. Apesar de seus assistentes serem responsáveis por desenhar os cenários do manga, Togashi começou a fazer os cenários em linhas mais simples para economizar tempo. Apesar disso, Togashi ainda era educado e gentil com seus assistentes e jamais jogou o estresse em cima deles.

Ajino também se recorda de acordar de uma soneca no trabalho e ouvir de fundo o editor de Togashi conversando com ele, sugerindo que como ele estava com muita carga de trabalho, que ele deveria pelo menos deixar o processo de inking dos personagens para seus assistentes. No entanto, a resposta de Togashi foi: "Não... Essa é a única coisa que eu não quero deixar para eles. Se eu fizer isso... Acho que seria o fim da minha vida como criador de manga".

6 - Apesar de seus salários e boa situação financeira, suas refeições eram sempre muito modestas.


O assistente se lembra em como as refeições de Togashi eram, quase sempre, formadas por onigiris, bentô, e café de latinha da lojinha de conveniência, que tanto ele quanto os demais assistentes passavam e compravam para Togashi. Mas, de vez em quando, os assistentes saiam para um restaurante local para terem uma refeição de verdade e traziam algo para ele. Ajino percebia que Togashi sempre parecia ficar um pouco mais feliz quando traziam algo do restaurante para ele.

Para pagar as coisas que Togashi queria, ele sempre dava sua carteira inteira para seus assistentes, e permitia que eles usassem seus cartões para pagar. Com uma aparência normal e residência modesta, Ajino se lembra que o editor de Togashi uma vez encarou o mangaka com as seguintes palavras: "É um desperdício se você não usar seu dinheiro". Naquela noite, Togashi levou seu editor e assistentes para jantarem num restaurante caríssimo, e pagou por tudo. Com o sucesso de Yu Yu Hakusho, Togashi não precisava economizar.

7 - Ele conheceu a lenda do manga, Osamu Tezuka.


Quando ele estava com seus 20 anos de idade, Togashi ganhou o prêmio Tezuka Manga Award em 1986, com sua obra "Buttobi". Na festa pós cerimônia de premiação, ele conseguiu conhecer Osamu Tezuka, criador de Astro Boy e A Princesa e o Cavaleiro, conhecido no Japão como Pai do Manga, ou Deus do Manga (Manga no Kamisama).

Essas foram as palavras do lendário mangaka para o jovem Togashi da época: "Por favor, crie manga que dê sonhos às crianças".

Tezuka faleceu apenas dois meses antes de Yu Yu Hakusho começar a ser publicado. Ajino também conquistou o prêmio Tezuka Manga Award anos depois, mas jamais pôde conhecer o mestre.

8 - Ele é um cara bem incrível.

Algo que Ajino deixa bem claro em suas declarações durante seu manga, é que ele gosta de Togashi como ser humano. Apesar de ser comum das empresas japonesas darem algum bônus para seus empregados no verão e no inverno, assistentes de manga freelancer, como Ajino na época, não tem direito a esse luxo. Apesar disso, Togashi dava bônus aos seus assistentes por todo o trabalho duro.

8 Curiosidades sobre Togashi

Ele também gostava de fazer piadas com seus assistentes, além de dar assinaturas e autógrafos nos manga deles. Uma vez, como piada, ele esboçou um desenho de Kenshin, da série Rurouni Kenshin, em um dos volumes de Yu Yu Hakusho de Ajino. 

Ele também jogava muito vídeo game e mahjong com eles, e até os convidou de volta para trabalharem com ele no Level E, mesmo que ele não precisasse de assistentes para isso, apenas para dar um trabalho para eles.

Gostou de saber dessas 8 Curiosidades sobre Togashi?

"Acredito que tenha sido momentos duros para você, Sensei", escreveu Ajino em seu Post Scriptum (Pós-Escrito). "Mas como assistentes, nos divertimos e aproveitamos todos os dias que passamos com você. Obrigado, Sensei!"



0 comentários:

Postar um comentário