A Ufotable quase faliu animando Fate? - Investigação Você Sabia Anime

A Ufotable quase faliu animando Fate? - Investigação Você Sabia Anime




É um texto bem longo, mas vale a pena.

Há algum tempo atrás eu comecei uma série nova aqui no site, o Investigação Você Sabia Anime, onde eu pesquiso a fundo certos assuntos relacionados a anime (para ver os outros posts da série, clique na tag) então, aproveitando que Fate/Apocrypha está passando atualmente (apesa de estar bem chatinho, diga-se de passagem), decidi trazer esse polêmico tema:

Antes, uma coisa, eu não to querendo treta nem brigar com ninguém, só esclarecer algumas coisas ok.

A Ufotable quase faliu animando Fate?

A curiosidade acima foi publicada em 2016 e deu muito alcance para a página e muita gente começou a curtir ela por causa disso, e foi algo que se espalhou rápido na net; e ela também deu origem a alguns haters da Você Sabia Anime.

O problema com essa curiosidade é que ela tá errada. Mas se tá errada, por que ela foi publicada na página? Vocês gostam de passar informação falsa?

Não, não gostamos. Todo mundo na Você Sabia Anime tem que mostrar as curiosidades que pesquisou para mim (Hoss, o dono) com a fonte para que eu aprove ou não a curiosidade. Nesse caso, ela foi postada lá no grupo sem a fonte, eu dei uma rápida pesquisada e não achei nada, pedi pela fonte para poder aprovar, mas por uma falha na comunicação o comentário não foi visto e eu não soube a fonte. Umas duas semanas depois a Você Sabia Anime ficou sem postagens e a curiosidade foi publicada (eu tava trabalhando num restaurante na época e só via a page nos fim de semanas). Não conferiram se eu tinha aprovado ela, apenas postaram, e eu só fui ver que tinha uma curiosidade errada postada dias depois por aviso de um amigo. Eu deletei e fiz um post de retratação.

Mas a informação pegou.

Então por que eu decidi trazer esse tema novamente? Não lembro quando eu publiquei essa curiosidade aqui:


A Ufotable quase faliu animando Fate?

Ela foi compartilhada em um grupo de Fate no Facebook, e seria tudo ok mas me passaram prints de pessoas bem putas com a Você Sabia Anime falando um monte de merdas; eu fui lá no grupo tentar conversar e explicar que foi um erro, que não tinha sido aprovada e foi postada mesmo assim mas não adiantou, pessoal tava putinho ainda. Bola pra frente.

Depois dessa treta eu fiquei curioso em re-pesquisar sobre isso, e postar aqui, de onde surgiu essa notícia de que a Ufotable quase faliu ao animar Fate.

Mas bora lá, aquilo é verdade mesmo ou é mentira?

Vamos por partes. Primeiro, vamos descobrir se a Ufotable teve mesmo a ajuda de mais 10 estúdios na produção de Fate/Stay Night Unlimited Blade Works, e...

Sim é verdade, e foram muito mais do que 10 estúdios; vários outros estúdios estiveram na produção do anime, você pode conferir toda a lista aqui. Porém não ache que isso é sinal de que o estúdio tá mal das pernas, isso é muito mais comum do que você comer pão de manhã.

Você pode pegar qualquer anime que vai ter uma cacetada de empresas animando ele junto com o estúdio principal; terceirizar o trabalho é algo bem normal.

Agora vamos a segunda parte e a mais importante, a Ufotable quase faliu animando Fate?

Bom, eu pesquisei bastante sobre isso na internet, o TV Tropes (site de onde a informação foi tirada) não dava fonte e o Anime Maru (site que posta notícias fakes de anime), não tinha nada sobre (eu acreditava inicialmente que a informação tinha vindo daí), então eu resolvi perguntar à página Karoshi the Dimension Breaker sobre isso. Caso não conheçam, o cara é fã da Type-Moon e de Fate, e tá sempre postando coisas muito legais sobre, inclusive algumas coisas que ele postou vieram para a VSA, como a curiosidade acima; até sobre os eventos de Fate GO eu soube por ele.

Então, eu mandei uma mensagem para ele perguntando sobre isso e, segundo ele isso é falso, porém ele confirma que a Ufotable enfrentou sim um problema durante a exibição de Fate/Stay Night Unlimited Blade Works.

Segundo ele:
A Ufotable aceitou produzir o anime de God Eater, e a Bandai Namco insistiu na temporada de Verão 2015 (a Ufotable não queria essa temporada por estar muito em cima), porém a Bandai comprou o horário da temporada de Verão e a Ufotable agora tinha que se virar pra produzir o anime (isso foi mais ou menos durante o episódio 18 de Fate UBW). Todos da Ufotable correram e tiveram que trabalhar o triplo para conseguir entregar o anime (que vocês sabem que teve que ter vários episódios adiados).

Muita gente na época acusou a Ufotable de ser um estúdio irresponsável, de não conseguie entregar o produto e muita gente pegou ódio querendo que eles falissem, mas a culpa é da Bandai, que insistiu na temporada de Verão e deu merda.

Talvez daí tenha vindo a história que a Ufotable teve problemas financeiros por causa de Fate UBW, porquê God Eater foi sofrido.;e sim, a Ufotable está muito bem de grana, obrigado, e eles voltaram a trabalhar com a Bandai no anime de Tales of Zestiria The X que olha só, foi perfeito! A Bandai não fudeu com o cronograma dessa vez.

A Ufotable nunca teve problema com grana, eles estão bem, o que aconteceu foi só problema de calendário, mas eles estão ótimos.

Aproveitando, deixa eu já esclarecer outra curiosidade de Fate aqui:

A Ufotable quase faliu animando Fate?

Como eu mencionei antes, teve aquela treta com o tal grupo, eu saí do grupo vendo que nada se resolveria e publiquei a curiosidade acima para tentar fazer as pazes com eles, mas não, o pessoal da página (sim eles tem uma página) tirou um print dessa publicação da Você Sabia Anime, e botou um ERRADO em cima, bem grande. Quando eu vi, eu juro que comecei a rir demais, porque se eu não tivesse ido no grupo tentar explicar, isso não teria acontecido.

Mas então, essa curiosidade de Fate tá errada ou não?
Tá certa, tem nada errado nela.

Em 26/05/2005 saiu como apêndice na revista Comptiq (revista de games do Japão, inclusive, alguns mangás de Fate foram publicados nela), um livro de 100 páginas chamado Fate/Secret Book, que trazia informações sobre o anime de Fate (2006), o game Fate/Hollow Ataraxia e uma longa entrevista com Nasu (criador de Fate) e Takeuchi, e é nessa entrevista que Nasu revela que sim, em um momento da produção do game, eles pensaram em lançar dois jogos com duas rotas cada.

A capa da revista:

A Ufotable quase faliu animando Fate?

A capa do livro:

A Ufotable quase faliu animando Fate?

E a página onde Nasu fala sobre o Fate/Other Night.

A Ufotable quase faliu animando Fate?

Caso queira conferir todo o Fate/Secret Book, clique aqui mas ATENÇÃO: O SCAN ESTÁ NUM SITE HENTAI, então cuidado onde tu vai abrir isso.

Acontece que existem várias coisas sobre Fate e a produção do game que muita gente ainda não sabe, e a TYPE-MOON já lançou vários e vários livros da franquia que estão cheios de curiosidades e não é todo mundo que vai saber de tudo né. Mais uma coisa, em breve vai sair um livro contando os 15 anos de história da TYPE-MOON, imagina a quantidade de curiosidades que vai vir nesse livro?

É isso, encerramos aqui esse assunto, espero que tenham gostado do post e mais uma vez desculpa pelo erro na curiosidade.


0 comentários:

Postar um comentário