Analisando animes - Fez sucesso?

Analisando animes - Fez sucesso?




Olá, e sejam bem-vindo ao Index do nosso ''Fez Sucesso?''.

Esse é um tipo de post aqui no site onde nós avaliamos o sucesso de um anime, e prevemos se as empresas irão continuar investindo neste anime ou não, seja lançando novas temporadas, mais mangás, novels, games etc.

Nesse tipo de post nós avaliamos vários pontos importantes, veja todos abaixo e a importância deles:

Introdução

Eu te dou uma rápida descrição de como aquela série surgiu, quem são seus criadores, em que ano começou, qual é a intenção entre outras coisas.

Emissoras em que foi Transmitido

Outro ponto importante a ser analisado que muita gente ignora, no Japão existem muitos canais de TV, porém as TV não funcionam como é aqui no Brasil, aqui, você espera que qualquer lugar tenha sinal da Globo, do SBT, da Record, no Japão cada emissora pega em certas regiões, por isso animes passam em vários canais, cada canal é para pegar a maior quantidade possível de regiões do Japão e consequentemente ter mais gente assistindo.

Streaming

Foi reportado que a maioria dos japoneses, principalmente os mais jovens, já estão migrando para o streaming, cada serviço de streaming pagou por aquele anime, isso é dinheiro que entra na conta do anime, quanto mais serviços de streaming aquele anime está, mais ele lucrou.
Avaliamos os serviços no Japão e no mundo

Popularidade

Um fator que não é levado em consideração, avaliar se um anime é popular é importante para a gente medir o interesse do público, eu primeiro analiso o Google Trends, que é uma ferramenta que mostra o quão pesquisado aquele termo é no Google. Depois analiso a quantidade de fanarts feitas no Pixiv, eu comecei a ver isso pois uns amigos japoneses que são mais ligados nisso me falaram que é assim que algumas pessoas veem qual anime é popular no Japão.

E por fim, o twitter oficial do anime, os japoneses usam muito o twitter, então a quantidade de seguidores é importante, pois é pelo twitter que eles anunciam muita coisa referente ao anime.

Vendas da Light Novel OU do Mangá

Esse item só irá aparecer se a editora estiver no comitê de produção, caso a editora do mangá ou da novel não estiver, é inútil analisar as vendas.

Vendas do DVD/Blu-ray

Muitos otakus veem as vendas de dvd/blu-ray como o item mais sagrado e a única coisa que realmente vale, mas não funciona assim, nenhum comitê de produção bom faz um anime pensando em vender dvd/bd, eles fazem pensando cada um em seu objetivo, venda de dvd/bd é divido com todas as empresas do comitê, e muitas vezes não significa muita coisa.

CDs de música

Normalmente o lucro com os cds fica em sua maioria com as empresas que as produzem no comitê, fora que, tudo que seu anime lança é para vender e gerar lucro

Eventos

Um setor que anda subindo muito nos últimos anos, as vezes um evento é uma reexibição dos episódios, encontro com dubladores, produtores, vendas de produtos especiais, exibições etc, às vezes com ingressos, eventos é uma forma de ganhar muito dinheiro de forma rápida, e a quantidade de eventos que um anime realiza é importante para saber o quanto aquele anime está sendo popular.

Mercadorias

Um fator que é ignorado por muita gente, mercadorias são produtos diversos de um anime, figures, toalhas, dakimakuras, etc, todo o dinheiro ganho com as vendas dessas coisas vai pro comitê, e você sabe se o anime ta dando grana se o twitter/site oficial do anime vive anunciando novos produtos, como é o caso de Re:Zero, toda semana eles anunciam vários produtos novos, e já tem mais de um ano que o anime passou, se tem anuncio de novos produtos, ta dando grana sim.

Outros

Caso o anime tenha parcerias com outras séries, games, coisas no exterior, ficam tudo nessa sessão


Por que nós decidimos trazer esse tipo de post aqui pro site?


A Você Sabia Anime começou as atividades em 2013, em 2015 eu comecei a receber mensagens de curtidores perguntando se os animes deles teriam nova temporada ou não, isso aumentou em 2016, e em 2017 ficou pior, e eu apenas me limitava a responder que não tinha nada anunciado e que se tivesse a gente postaria na page; daí eu comecei a estudar mais sobre a indústria de anime, vendas de mangás e novels, vendas de dvd/bd, cds e produtos, comecei a ler relatórios de lucro dos animes, para entender mais do assunto e começar a trazer pra vocês.

Analisando animes - Fez sucesso?


Não foi algo que eu pensei ''ah vou fazer agora e BOOM''. Eu passei meses lendo entrevistas, artigos, conversando com gente que entende, com japoneses, tudo pra deixar essa série a mais perfeita possível

Também terão aqueles animes que eu não vou analisar porque eles já são mega lucrativos, como é o caso de Dragon Ball, Shingeki no Kyojin, One Piece, Naruto, Fate, Fairy Tail, Gintama... Esses animes você pode esperar sempre por novas temporadas/filmes/ovas/etc

---------

Eu vou sempre buscar uma forma de melhorar a análise e nessa primeira semana esse tipo de postagem foi mega popular. Com o tempo e com o feedback de vocês eu irei melhorar as análises.

Abaixo você vê a lista de todos os animes que já analisamos aqui no site

Procure com CTRL + F, pois não estará em ordem alfabética.


Gamers



0 comentários:

Postar um comentário