Caso Kemono Friends - entenda toda a TRETA e porque isso é importante





Caso você não saiba, está rolando uma treta enorme entre Tatsuki e a Kadokawa envolvendo Kemono Friends, e muitos de vocês não estão entendendo porque isso é importante e nem o que tá rolando direito, então vou explicar aqui toda essa situação.

Mas vamos por partes, talvez o post fique bem longo, mas acredite, vale a pena ler tudo e entender essa treta.

O resumo abaixo é uma tradução/adaptação/resumo do doc que o Reddit de Kemono Friends fez com tudo sobre o caso; caso queira ler o original do Reddit o link está no final da página.

O que é exatamente Kemono Friends?


Kemono Friends é uma ''Franquia Multimidia'', ou seja, é um projeto onde temos anime, game, mangá, mercadorias criadas e lançadas em conjunto e quase ao mesmo tempo (Love Live é outro exemplo de franquia multimídia).

Para ser mais exato, Kemono Friends começou como um game para smartphone criado pela Nexon, e depois teve o mangá e o anime, o ''criador'' de Kemono poderíamos dizer que é o Mine Yoshizaki, que fez o design de todos os personagens e é conhecido por ter feito Sgt. Frog e Arcade Gamer Fubuki.

A história de Kemono Friends se passa no Parque Japari, que é um Zoo enorme e com tecnologia futurística, onde foi possível fazer animais extintos, criaturas lendárias e paranormais existirem em um ecossistema. Por conta de uma substância chamada ''Sandstar'' todos os animais viraram garotas-animais chamadas de ''Friends'', que é basicamente garotas fofas com aparência de animais.

O game original era um RPG, onde você coletava várias Friends e lutava contra os ''Cerulean'', que eram criaturas que o Sandstar criou ao entrar em contato com objetos.

Esse game mobile foi um fracasso e foi descontinuado pouco antes do anime ser criado, e como a Kadokawa já havia comprado o horário da TV, por força de contrato ela deveria fazer alguma coisa.

Isso fez com que o estúdio Yaoyorozu e o seu diretor, Tatsuki, ficassem responsáveis pelo anime, a Kadokawa já não ligava mais para a franquia e o estúdio podia fazer o que quiser com o anime.

E daí veio a mágica. Em vez de usar o clássico estilo slice of life, Tatsuki resolveu trazer as coisas do game, ele que fez a história do anime ser uma sequência direta do game do que algo original. O anime de Kemono Friends se passa algum tempo depois do jogo, onde o Parque Japari começou a quebrar devido a falta de manutenção e os humanos estão desaparecidos ao pontos das Friends nem saberem quem são. Isso dá um aspecto de mundo pós-apocalíptico ao anime (o que muita gente gostou).

Eles optaram pela animação 3D, Tatsuki trabalhou muito em arrumar o 3D do anime, e ele e o estúdio Yaoyorozu conseguiram fazer uma IP praticamente morta se tornar no maior hit desse ano.

A Traição:


O anime acabou em Março de 2017 e depois disso vários eventos foram ocorrendo:

  • Um comercial para a NISSIN
  • Uma propaganda sobre etiqueta em concertos para o Animelo Summer Live 2017
  • Um episódio não oficial 12.1 foi posto no Youtube pelo estúdio do anime
  • Venda de ''notas de conceito'' e ''por trás das cenas'' na Comiket deste ano
  • Colaboração com vários Zoos do Japão.
Mine Yoshizaki, disse publicamente que a Kadokawa havia dado permissão para Tatsuki produzir material para Kemono Friends, isso indica coisas como o episódio 12.1 que eles fizeram, que podemos presumir que era algo que eles queriam botar no anime mas ficou de fora.

Em Agosto tivemos a Comiket, evento onde Tatsuki e a sua staff venderam produtos de Kemono Friends tendo permissão.

No dia 25 de Setembro, após dois novos comerciais serem vinculados, Tatsuki foi demitido do cargo de diretor do projeto.

No dia 26 de Setembro, membros do estúdio Yaoyorozu saíram por causa da demissão de Tatsuki.

No dia 27 de Setembro, por causa de toda a polêmica, a Kadokawa fez um evento com as dubladoras, usando elas como escudo e as fazendo pedir desculpas. Os executivos da Kadokawa estavam se escondendo atrás das dubladoras. Não deu certo.

A Reação do Público


Essa eu vi ao vivo, a reação foi imediata, no Twitter a trend ''Diretor Tatsuki'' recebeu milhões de tweets, muita gente comentou o ocorrido e ele repercutiu  bastante aqui no ocidente também, principalmente entre o pessoal que trabalha com a indústria; várias outras hashtags começaram mas o Twitter começou a censurar algumas, talvez por causa da Kadokawa (o Twitter é parceiro da Kadokawa no Japão).

Tatsuki e o estúdio Yaoyorozu salvaram Kemono Friends, a Kadokawa já não ligava mais para o projeto, e eles fizeram Kemono Friends ser o sucesso que é hoje, e os fãs japoneses tem conhecimento disso.

Os fãs japoneses já começaram uma petição para devolver Kemono Friends para Tatsuki, e a petição conta com 50.000 assinaturas.


No dia 26 de Setembro o presidente da Kadokawa Dwango deu uma declaração afirmando estar preocupado com a situação da demissão de Tatsuki do projeto, e que conversas internas estão ocorrendo. Ele ficou surpreso com a repercussão na internet.

Até o autor de Oregairu postou no Twitter uma alfinetada na Kadokawa, falando que nunca imaginaria que uma empresa real fizesse algo pior do que tudo que ele escreveu em Girlish Number.

As mentiras


A Kadokawa deu uma declaração oficial para o desligamento de Tatsuki, a desculpa foi que ele e o estúdio violaram a IP da Kadokawa, com o episódio 12.1 no Youtube, produtos na comiket e comerciais.

O que é mentira, já que Yoshizaki havia dito meses antes que a Kadokawa havia dado permissão plena para Tatsuki fazer o que quisesse, e a JRA e a Nissin declararam publicamente que os comerciais em parceria com Kemono Friends foram produzidos em contato com a Kadokawa primeiro e só depois com o estúdio.

Depois a Kadokawa inventou que o Yaoyorozu era difícil de conversar e que dificultava a comunicação causando problemas aos times da Kadokawa, sendo que Kemono Friends é um projeto multimídia e o Yaoyorozu e só um estúdio de anime, que só faz o anime, eles não estão envolvidos com o mangá, game ou com live-action.

Praticamente tudo que a Kadokawa inventou como desculpa foi ou era desmentido rapidamente.

Teorias


Uma teoria sugere que a Kadokawa, agora que Kemono Friends é um sucesso comercial, quer o controle total da IP, e tirar Tatsuki e o estúdio Yaoyorozu da jogada, porque o que importa é o money. Quando esteve na mão da Kadokawa, eles fizeram um game que foi um fracasso e gastaram grana com horário de TV e daí deram para qualquer um para que fizessem o que quisessem, a Kadokawa já não acreditava mais e dava Kemono Friends como morto.

O que aparenta é que a Kadokawa quer 100% do controle da IP, o que não é possível, digamos assim, porque Kemono Friends é um projeto multimidia, e a Kadokawa não é a única empresa envolvida no projeto; existe um comitê de produção e outras empresas que podem produzir produtos de Kemono Friends.

Abaixo você vê um gráfico das empresas envolvidas na produção de Kemono Friends e suas partes.


Se a Kadokawa quer mesmo o controle de todas as partes criativas de Kemono Friends, eles passariam por cima dos direitos legais das outras empresas também, e note que, as outras empresas não podem se envolver em questões internas da Kadokawa, como essa treta com o Tatsuki e seu estúdio.

Porém, surgiu outra notícia hoje, dia 28 de Setembro às 2 da manhã (horário de Brasília) de que Tatsuki foi demitido porque Yoshizaki ficou com ciúmes e obrigou a Kadokawa a demitir o diretor.

O ''criador'' de Kemono Friends é o Yoshizaki, ele que fez a maior parte do planejamento do game e criação das personagens; quando o game foi um fracasso ele havia desistido de sua franquia e largado de mão, mas agora que Kemono Friends é um sucesso o ciúme bateu, pois outra pessoa pegou seu projeto e levantou ele.

Segundo um funcionário anônimo, o Sr. Yoshizaki teria chantageado a Kadokawa a demitir Tatsuki do projeto por motivo de ciúmes com sua criação, e a Kadokawa não conseguiu controlar ou convencer Yoshizaki do contrário e deu essa merda, porém note que isso e só uma teoria, muitas notícias estão surgindo.

Logo depois da publicação dessa matéria, o pessoal que trabalha com o Yoshizaki veio a publico falar que isso é mentira, que Yoshizaki nunca faria isso e ele não o fez, e que a matéria visa apenas ganhar clicks ou foi escrita por alguém da Kadokawa que quer tirar a atenção da empresa, muitos fãs de Kemono Friends, tanto da fanbase japonesa quanto da fanbase americana também não acreditam nessa história do Yoshizaki ter ficado com ciumes e ter obrigado a Kadokawa a demitir Tatsuki para poder pegar novamente o controle da franquia.  Yoshizaki é um profissional respeitado que nunca faria uma coisa dessa.

Você pode ler o artigo aqui

O escudo das dubladoras


A cena mais triste e mais lamentável disso tudo foi o ''escudo das dubladoras''. A Kadokawa fez as dubladoras de Kemono Friends apresentarem um programa online onde elas tiveram que pedir desculpas pela cagada da Kadokawa, protegendo os executivos da empresa.

A comunidade já estava em fúria e após as dubladoras terem aparecido, a comunidade entrou no modo RAGE FROM HELL, porque elas são bem queridas pelo público e a Kadokawa ter usado elas foi muito baixo, o pessoal ficou ainda mais irritado e não teve o efeito que eles esperavam, e ainda podem ter ferrado a carreira dessas dubladoras, porque isso é algo grave.

E olha que essas dubladoras trabalharam muito, eles se tornaram as embaixadoras de Kemono Friends, apresentando vários eventos de cosplay.


A armada da Kadokawa


Logo após o evento no Nico Nico, começou a surgir muitas pessoas comentando em fóruns e tópicos pela internet sobre o assunto em favor da Kadokawa, comentários do tipo ''vocês estão escutando apenas um lado da história'', ''vamos ver como será a segunda temporada antes de ficarmos putos'' entre outros, de acordo com artigos, esses comentários não fazem sentido, pois praticamente todos estão irritados com a Kadokawa, alguns acusam a Kadokawa de pagar pessoas para fazer esses comentários

E tem mais, o site Nico Nico (que pertence a Kadokawa), está sendo censurando o assunto de forma pesada. Por conta disso fãs organizaram um movimento para que a maioria das pessoas cancele suas assinaturas no site

Timeline dos eventos

  • 28 de Março: O último episódio de Kemono Friends vai ao ar.
  • 4 de Abril: o episódio 12.1 vai pro Youtube, o próprio Tatsuki pagou pela produção.
  • 5 de Abril: Yoshizaki, criador de Kemono Friends e que trabalha na Kadokawa, publicou no Twitter que Tatsuki tinha total permissão para criar o que quisesse com Kemono Friends e que ele estava muito feliz com isso.
  • Junho: Os contratos para comerciais são finalizados com acordo da Kadokawa.
  • Começo de Agosto: Kadokawa informa que recebeu um aviso de renúncia do estúdio Yaoyorozu
  • 11 de Agosto: Tatsuki e sua equipe vão na Comiket e vendem materiais do anime de Kemono Friends.
  • 29 de Agosto: Kemono Friends volta a passar na TV, dessa vez de manhã na TV Tokyo e é sucesso de novo.
  • 30 de Agosto: o evento Animelo Summer Live 2017 tem um vídeo de 4 minutos de Kemono Friends sobre etiqueta no evento.
  • 19 de Setembro: Comercial em colaboração com a Donbei vai ao ar.
  • 25 de Setembro: Tatsuki é demitido, a hashtag sobe no Twitter e se torna o assunto mais comentado no Twitter no mundo; Twitter censura a hashtag a pedido da Kadokawa; 7 novas hashtags são criadas e censuradas.
  • 26 de Setembro: Tatsuki faz aniversário; Kadokawa faz suas declarações; fãs japoneses abrem uma petição para o retorno de Tatsuki.
  • 27 de Setembro: Ocorre o triste evento ''Escudo das Dubladoras'', onde a Kadokawa manda as dubladoras apresentarem aquele programa pedindo desculpas, o que só faz aumentar o ódio dos fãs.
  • 28 de Setembro: Um funcionário anônimo informa que Yoshizaki pediu a Kadokawa que demitisse Tatsuki por ciúme de sua série.

E essa é a história até agora. Note que muita coisa está acontecendo, muito será falado sobre, tem muita informação no Twitter, no reddit, nos sites, então quando rolar mais coisa, esse post aqui será atualizado.

Tudo acima é uma tradução/resumo do doc que fizeram no Reddit, então se você sabe inglês e queira ter mais detalhes (além dele ser atualizado de forma rápida, eu não consigo ver todo o tempo), prefira ler o original:

Original













0 Comentários:

Postar um comentário