Eromanga-sensei fez sucesso? Segunda temporada? Lucrou?

Eromanga sensei segunda temporada




Hoje vamos analisar Eromanga-sensei, se o anime é sucesso, se lucrou bem, como anda a venda de produtos, se vendeu legal, e quais as chances de segunda temporada.

Caso queira entender um pouco mais esse post, leia este aqui de Re:Zero publicado ontem.

Introdução:

Eromanga-sensei é uma Light Novel escrita por Tsukasa Fushimi e ilustrada por Hiro Kanzaki, os mesmos que trabalharam no sucesso Oreimo, então Eromanga já tinha uma alta expectativa antes de estrear.

Em várias entrevistas, o diretor afirmou que o foco do anime era mostrar o quão fofa Sagiri é, então toda a história de Eromanga é centrada na Sagiri ao invés das outras garotas (o que é uma pena).

1. Comitê de Produção


O comitê de produção de Eromanga-sensei é formado pelas seguintes empresas:

Aniplex - Empresa de produção e distribuição de músicas e animes, é enorme e pertence a Sony;
Movic - Produção de figures, TCG, CDs e outros produtos relacionados a animes; pertence a Animate (famosa rede de lojas do Japão);
ASCII Media Works -Editora da Light Novel de Eromanga-sensei
BS11 -  Canal de TV japonês
Kinoshita Group Holdings - Essa empresa eu achei estranho, pelo que eu pesquisei, o Kinoshita Group Holdings é uma empresa de construção, e eles se envolveram em poucos animes antes de Eromanga.

Bom, sim, empresas de renome fazem parte do comitê de produção de Eromanga, a editora tá no meio o que nos mostra que a novel vender mais ajuda, temos um canal de TV, temos uma empresa para própria para os produtos, cds, figures, entre outras coisas, a Aniplex que é gigantesca e Eromanga já foi licenciado em outros países por causa da Aniplex, eu só não entendo o papel da Kinoshita, eles são uma empresa de construção, eu não faço ideia mesmo de qual é o envolvimento deles com anime.

Bom, normal, os detalhes das participações dos comitês de produção são desconhecidos e mega sigilosos.

O estúdio que animou Eromanga é a A-1 Pictures, que caso vocês não saibam, pertence a Aniplex e a Sony, por conta disso a A-1 Pictures não corre risco de falência, pois é sustentada por essas empresas maiores.

2. Popularidade


Analisando a popularidade de Eromanga-sensei, inicialmente veremos ele no MAL

Nota: 7.02
Rank #3406
Popularidade #350
87.546 pessoas deram nota a Eromanga-sensei no MAL

O Twitter oficial de Eromanga-sensei tem 207.000 seguidores, mas é compartilhado com Oreimo.

Vejamos o interesse por Eromanga no Google Trends.


O interesse é bem forte ainda, os países que mais procuram pelo termo são em ordem:

1º Japão
2º Coreia do Sul
3º Taiwan
4º Hong Kong
5º Tailândia

Ou seja, vemos que muitos países da Ásia estão ainda com muito interesse em Eromanga, isso é bom, surpreendente, confesso que não esperava.

Uma coisa que pode explicar melhor esse grande sucesso foi o esforço do programa da dubladora da Sagiri, essas transmissões ficaram bem populares (eu cheguei a assistir alguns).

3. Vendas de DVD/Blu-ray


Eromanga vendeu uma média de 8.118 unidades pelos volumes já lançados, e tá programado para ter 6 volumes de DVD/BD. Até agora foram lançados 3 volumes, o que dá um lucro de (segundo alguns sites) 167.500.000 ienes até o momento, mas quanto Eromanga custou?

Eromanga sensei segunda temporada

Segundo artigo do ANN de 2015, um anime de cerca de 13 episódios, custa por volta de 150 à 250 milhões de ienes, foram lançados 3 volumes até agora de Eromanga, é certo dizer que ele vai chegar nos 250 milhões, se já está nos 167.

4. Vendas de CDs e Singles


O encerramento de Eromanga vendeu pelo menos 24.441 cópias, a abertura já vendeu menos, 22.449 cópias (o encerramento é mais legal mesmo).

Eu ainda tenho que estudar mais para saber sobre essas vendas, para comparação, a abertura da segunda temporada de Boku no Hero Academia vendeu quase 60.000 cópias, isso é dinheiro que entra pro anime.

5. Vendas da Light Novel


Eromanga-sensei também teve uma alta na venda de light novel. Para se ter ideia, no ranking das light novels mais vendidas de 2016 Eromanga nem apareceu; após a estreia do anime, no ranking das novels mais vendidas na primeira metade do ano fiscal de 2017, Eromanga ficou em 8º com 239.132 volumes vendidos (e sim, isso é muito, light novels não costumam vender a mesma quantidade absurda que mangás vendem).


6. Eventos


Eromanga sensei segunda temporada

Como mencionei mais cedo, Eromanga tinha um programa com sua dubladora toda semana, que era bastante popular, além disso Eromanga teve um evento em parceria com um clube aéreo, onde as pessoas pagaram para ver um avião Piper PA-46 tematizado com Eromanga (eromanga de um lado e do outro lado Oreimo) e comprar produtos lá.

Eromanga sensei segunda temporada

Acima, dubladora da Sagiri em evento na loja Animate.

Além disso tanto o autor quanto o diretor participaram de várias entrevistas.

7. Mercadorias


Sim, tá forte, eu vejo mais o anúncio de novas figures, mas tem de tudo também, uma pequena lista:
  • Figures
  • Casaco da Sagiri
  • Produtos com Oreimo ou juntando Sagiri com Kirino
  • Dakimakuras
  • Chaveiros
  • Entre outros (muitos outros)
Eu vejo principalmente um maior esforço nas figures, porquê sempre vejo figures novas de Eromanga sendo anunciadas (Sagiri mesmo, tem um monte), e dakimakuras, na Comiket teve muito produto oficial de Eromanga à venda.

Eromanga sensei segunda temporada

Eromanga sensei segunda temporada

Eromanga sensei segunda temporada


8. Outros


Eromanga-sensei tem versão mangá além da Light Novel.

Eromanga-sensei meio que fez com que Oreimo revivesse, pois foi anunciado novos projetos de Oreimo.

Para aproveitar o sucesso de Eromanga, uma famosa loja japonesa mudou o nome temporariamente e passou a se chamar Takasago Books, que é a loja da Tomoe no anime, veja mais disso aqui

9. Conclusão


Eu não me recordo onde, mas lembro de ter visto uma entrevista de pessoas envolvidas na produção que disseram que Eromanga já era um sucesso.

Vai ter segunda temporada?

Minha previsão é que, assim como Re:Zero, seja só questão de tempo também. Eromanga é bem forte na Ásia, o povo lá curte mesmo imoutos.

Se eu fosse um dos produtores de Eromanga-sensei...

Eu investiria numa nova temporada sim, eu não faria OVA, investiria em mais uma temporada e, dependendo do impacto, encerraria nessa segunda temporada ou consideraria uma terceira, e faria mais eventos.

A dubladora da Sagiri é bem popular e ela participou bastante de entrevistas, programas e eventos.

Para ter ideia de várias coisas que ocorrem com Eromanga-sensei, vejam esse post aqui

Isso conclui minha análise de Eromanga.



0 comentários:

Postar um comentário