Ex-editor da Jump revela como e porque mangás são cancelados

Ex-editor da Jump revela como mangás são cancelados

Nobuhiko Horie foi um editor chefe na seção de mangás da Shueisha Shonen Jump durante a "Era de Ouro" da revista, ele foi editor dos títulos Fist of the North Star e City Hunter. Horie revelou numa entrevista para a Oricon Music Store que o sistema de pesquisa dos leitores podem fazer uma série ser cancelada em 3 semanas após sua estreia.

Horie disse que mesmo que o trabalho em questão seja feito por um grande mangaká, se sua popularidade começar a cair, a revista pode decidir descontinuar a série com base nos resultados da pesquisa de leitores. Ele disse que os editores podem determinar se um trabalho se tornará popular por volta de três semanas após o lançamento. A revista pretende operar de acordo com os desejos e gostos dos leitores e que por isso coloca muito peso nos resultados das pesquisas, e os próprios leitores podem determinar se o mangá continuará ou não.

Ex-editor da Jump revela como e porque mangás são cancelados

Horie complementa: "Pesquisas tem mais objetivo do que aparentam", ele explica que editores podem falar aos mangakás que seu trabalho não é interessante, e que será cancelado, porém, a situação é dificil para os mangakás compreenderem até verem os resultados das pesquisas com os leitores.

Horie admite que a decisão no cancelamento de alguns mangás pode ocorrer de forma muito rápida,  ele diz: "Existem casos que o mangá ganha popularidade aos poucos", e que esse fato é negligenciado. Horie disse que a média de cancelamento é na 10º semana, mas que algumas séries começam a ficar populares na 7º/8º semana. Horie acredita que a forma da Shonen Jump decidir cedo pelo cancelamento de mangás é uma desvantagem, já que alguns mangás precisam de tempo para desenvolver a história e cita então os mangás Kenritsu Umisora Kōkō Yakyū Buin Yamashita Tarō-kun e Hareluya como exemplos.

Ex-editor da Jump revela como e porque mangás são cancelados

O editor chefe da Shonen Jump disse em Julho que, ao mesmo tempo que as vendas impressas da revistas estão diminuindo, as vendas da versão digital estão aumentando muito. Porém no geral, somando as duas, a Jump está tendo um aumento nas vendas.

Fonte













0 Comentários:

Postar um comentário