Veja os pratos reais de Isekai Shokudou até o episódio 10

Veja os pratos reais de Isekai Shokudou até o episódio 10




Isekai Shokudou é um anime gastronômico. Para saciar um pouco a nossa fome e desejo, vamos contar um pouco sobre cada prato que aparece no anime, além de dar algumas instruções de como você pode fazer em casa.

EPISÓDIO 1

Guisado de Carne

Pratos Isekai Shokudou

Guisado de Carne é um dos pratos favoritos da dragão Red no anime, e ela tem muitos motivos para gostar! Sendo um dragão grande e forte, uma porção de guisado de carne é justamente o que ela precisa para saciar sua apetite. A receita básica do guisado é uma sopa mais encorpada, geralmente com carne, batatas, cenouras e cebolas, e de vez em quando, outros vegetais. O guisado japonês pode incluir alho-poró, por exemplo.

A sopa, no entanto, é feita de diversas formas e varia de pessoa pra pessoa. Algumas pessoas gostam de usar um molho a base de vinho tinto, enquanto outras preferem um molho mais simples da própria carne. Japoneses preferem um molho com base demi-glace, que é um pouco mais agridoce.

Receita mais próxima do anime: Guisado de Carne ao molho Demi-Glace 

Café da Manhã Tradicional

Pratos Isekai Shokudou

Esse Café da Manha Tradicional também é conhecido como "Morning Service" no Japão, e é um termo que se refere a um café da manhã completamente baseado em comidas ocidentais e bebidas a um preço barato. 

Chamado mais simplesmente de "Morning", essa refeição de bom custo benefício teve sua origem na província de Aichi e Hiroshima. Pode ser incluido nisso coisas como café, suco, torradas com manteiga ou geléia e ovos cozidos, fritos ou mexidos. Apesar de simples, a refeição é perfeita para Aletta no anime, que sente fome e não tem uma moradia há algum tempo.

EPISÓDIO 2

Carne Empanada Frita (Menchi Katsu)

Pratos Isekai Shokudou

Conhecida como "Menchi Katsu", esse prato de nome japonês tem um conceito mais ocidental. "Menchi Katsu" nada mais é que um pedaço de carne empanada e frita, geralmente a base de porco ou carne bovina. 

A comida, que é vendida até individualmente em lojas de conveniência no Japão, pode ser servida com acompanhamentos como arroz, repolho e até mesmo sopa. Às vezes a comida é colocada em um sanduíche também (sugestão que causou uma confusão no restaurante em um episódio do anime). Hamburguer de Katsu geralmente são servidos com um molho "katsu" feito de ketchup, molho inglês, alho, gengibre e outros ingredientes.

Receita mais próxima do anime: Menchi Katsu

Camarão Frito

Pratos Isekai Shokudou

Parecido com o ebikatsu, o camarão frito (ebi furai) é simplesmente um camarão empanado e frito. No entanto, ao contrário do ebikatsu, o camarão é frito inteiro. E no Japão, eles geralmente usam peças bem grandes em vez das pequenas como é de costume. 

Há várias maneiras de se fazer esse prato, mas os japoneses geralmente usam uma massa simples feita com ovos, e então cobrem o camarão com farinha e migalhas de farinha crocante. Depois disso, o camarão é frito e servido com molho de maionese ou molho de katsu. Quem ama esse prato é Heinrich, que se lembra do porto de sua cidade natal quando ele come.

Receita mais próxima do anime: Ebi Furai

EPISÓDIO 3

Espaguete com Molho a Bolonhesa

Pratos Isekai Shokudou

Como bom brasileiro, aliás, como qualquer cidadão desse planeta, macarrão com molho de tomate é algo que qualquer um sabe o que é. Alguns com almôndega, outros sem. Se você não comeu com almôndegas, provavelmente comeu com molho a bolonhesa, o que é basicamente a mesma coisa pois é a carne picada e moída no molho a base de tomates.

Obviamente que outros ingredientes podem ser colocados no molho como cebolas, alho, folhas de louro e até pimentões. O molho pode ser incrementado com cogumelos, vinho tinto, e é possível até mesmo usar outro tipo de carne moída para diferenciar, como porco ou cordeiro. 

Receita mais próxima do anime: Molho de Espaguete com Carne Moída

Chocolate Parfait

Pratos Isekai Shokudou

Se você já assistiu algum Masterchef, sabe o que é um parfait. "Parfait" é a palavra francês para "perfeito", e essa sobremesa é uma mistura perfeita de sabores e texturas. O parfait japonês é um pouco diferente do ocidental, se assemelhando mais a um sundae. Ele é feito geralmente de dois ingredientes básicos: calda de chocolate e sorvete de baunilha. A partir disso, é possível adicionar várias coberturas e recheios diferentes.

Muitos parfaits japoneses colocam flocos de milho e um chantilly com um pouco de gelatina, para que ele não derreta e continue grosso e fofo, com uma consistência parecida de uma nuvem, que é o que a Princesa Adelheid chamou o parfait no anime. Outros ingredientes que se pode adicionar são geléia, molho de caramelo e frutas.

Receita mais próxima do anime: Parfait Japonês

EPISÓDIO 4

Omelete de Arroz (Omurice)

Pratos Isekai Shokudou

Uma mistura das palavras "omelette" e "rice" do inglês, "omurice" é um prato japonês com raízes ocidentais, que recentemente tem sido um prato característico no país asiático. A base do prato é feita ao cozinhar arroz branco com ketchup, vegetais como cenouras e ervilhas e uma proteína como frango. O arroz é coberto por uma omelete simples sem recheios.

Esse prato no Japão é basicamente o arroz com feijão brasileiro, ou o macarrão com queijo americano. É algo simples, prático e gostoso. Não é surpresa que ele é adorado tanto por crianças quanto adultos da tribo Lizardman.

Receita mais próxima do anime: Omurice de Frango

Filé de Tofu (Tofu Steak)

Pratos Isekai Shokudou

Nos desculpem por não conseguir encontrar uma boa imagem de um tofu steak, então apenas imagine o topo desse bloco de tofu bem grelhadinho com um pouco de molho e acompanhado de cebolinhas. Esse prato é feito com tofu e é marinado em shoyu e mirin (esse último é uma espécie de vinho branco a base de arroz), com um pouco de gengibre e alho. Assim como um filé, ele é grelhado numa frigideira ou chapa.

Por conta desse prato não conter nenhum produto de origem animal, ele é perfeito para alguém vegetariano como a elfa Faldania, que respeita todas as criaturas vivas e se recusa a comê-las. Ela fica encantada pelo sabor que o prato tem, apesar de seu desgosto por humanos, ela se torna uma cliente fiel do restaurante. 

Receita mais próxima do anime: Filé de Tofu Marinado

EPISÓDIO 5

Filé de Porco Empanado com Arroz (Tonkatsu Donburi)

Pratos Isekai Shokudou

Tokatsu Donburi, ou Katsudon, é apenas isso: um pedaço de carne de porco empanado e frito em cima de uma tigela de arroz branco. A carne é cozinhada com ovo, cebola, mirin e shoyu, além de outros ingredientes. Isso deixa o filé macio, mas essa textura mais úmida é complementada com o arroz mais "grudadinho". 

O prato também possui variações de carnes, podendo ser de carne bovina, chamada de Gyukatsudon.Lionel ama tanto esse prato que, que pede incansavelmente por ele.

Receita mais próxima do anime: Tigela de Katsudon

Pudding à la Mode

Pratos Isekai Shokudou

Apesar de seu nome francês, essa sobremesa é definitivamente japonesa. Traduzido como Pudim à Moda, é feito com um pudim nos moldes de um flan com creme caramelado. 

Como você pode ver na foto, o pudim é servido com uma variedade de frutas e uma bola de sorvete de baunilha. Pode colcoar como cobertura coisas como chantilly, menta para decoração e até mesmo biscoitos.

Receita mais próxima do anime: Custard Pudding Japonês

EPISÓDIO 6

Sanduíche

Pratos Isekai Shokudou

Sanduíche é uma das comidas mais versáteis que existe. Eu sei que parece meio idiota explicar o conceito de um sanduíche, mas para os japoneses, sanduíches são bem diferente dos nossos aqui no ocidente. Um dos mais populares é o "sanduíche katsu", que é a carne de porco que citamos em outros pratos até agora, dentro de um sanduíche com um pouco de molho e até mesmo repolhos e tomates. 

Outro popular é o "sanduíche de frutas", que leva como recheio morangos e kiwi em volta de um creme tipo chantilly finalizado por duas fatias de pão branco. A maioria dos japoneses nunca comeu um sanduíche com ingredientes que usamos no Brasil ou os tradicionais americanos como manteiga de amendoim.

Por esses sanduíches serem tão versáteis, isso faz com que clientes em um restaurante discutam sobre qual prato foi servido melhor como sanduíche.

Receita mais próxima do anime: Sanduíche de Frutas

Batata no Vapor com Manteiga

Pratos Isekai Shokudou

Esse prato é conhecido no Japão como "Jagabata", um termo derivado de "Jagaimo Butter". É basicamente a mundialmente famosa "baked potato", só que cozida no vapor. Após ser cozida, é recheada com mantiega. Algumas pessoas gostam de adicionar sal ou furikake (tempero sazonal) no prato.

Aletta, antigamente, odiava batatas por conta de sua experiência pessoal. Mas uma batata bem feita e cozida com recheio de manteiga e um pouco de sal transforma qualquer experiência ruim em uma agradável.

Receita mais próxima do anime: Batata no Vapor

EPISÓDIO 7 

Arroz com Curry

Pratos Isekai Shokudou

Arroz com Curry foi apresentado aos japoneses pelos britânicos, que durante essa época, era algo comum na India. A partir daí, o Japão adaptou a receita ao seu próprio gosto. Arroz com Curry se tornou um marco na culinária nipônica, assim como Omurice. Curry é extremamente popular por lá e o curry japonês mais popular tem um sabor muito mais agridoce e um pouco menos "poderoso". Esse prato é tão comum lá que é fácil de achar opções já prontas que precisam somente da adição de água quente.

O curry japonês possui diversos ingredientes, mas os mais populares são carne, batatas e cenouras. Ele é servido com uma boa porção de arroz branco. A combinação do curry cremoso com o arroz grudento é um festival de sabores e texturas.

Receita mais próxima do anime: Curry Japonês com Bife

Curry de Frango

Pratos Isekai Shokudou

Pode surpreender você se dissermos que o Japão possui uma quantidade razoável de indianos no país. Isso faz com que vários restaurantes indianos surjam por lá. Apesar do curry japonês ser mais popular, variações como "chicken tikka masala" e "butter chicken curry" também agradam bastante gente.

Curry como os masala e saag são mais "fortes" que acabam diferenciando eles do japonês. São muito mais ácidos e apimentados. Por eles serem servidos em restaurantes indianos, alguns deles não vão acompanhar arroz, mas sim basmati. Basmati é um tipo de arroz mais aromatico que o arroz japonês.

Receita mais próxima do anime: Chicken Tikka Masala Curry

EPISÓDIO 8

Filé de Hamburg

Pratos Isekai Shokudou

Geralmente conhecido somente como "Hamburg" no Japão, algumas pessoas tem a mania de confundir com o popular "hamburguer" americano. Mas são diferentes. Basicamente, o filé de Hamburg é um blend de carnes bovinas bem prensado com um molho agridoce por cima, geralmente servido com vegetais ou fritas.

Mas essa é a versão simples. Há uma boa quantidade de variações desse prato, como o "ochazuke hamburg", um hamburg recheado com arroz e coberto com molho de chá. Colocar queijo no topo ou no recheio também uma opção comum.

Receita mais próxima do anime: Filé de Hamburg

Biscoitos Sortidos

Pratos Isekai Shokudou

Em Isekai Shokudou, o chef dá de presente a Aletta uma caixa de biscoitos para celebrar a conquista de seu emprego. A, nada modesta, caixa de presente possui vários biscoitos populares no Japão. 

A diversidade de formatos, sabores e cores dos biscoitos é perfeito para se acompanhar um um bom chá, que é uma paixão nacional. O chá é servido em praticamente qualquer ocasião, às vezes, substituindo até a água como bebida complementar nos restaurantes. Não é surpresa que esses biscoitos levemente amanteigados com um bom chá sejam tão populares.

Receita mais próxima do anime: Biscoitos "xadrez"

EPISÓDIO 9

Frutos do Mar Fritos

Pratos Isekai Shokudou

Frutos do Mar, assim como o nome, pode ser várias coisas. Oficialmente, o termo "Frutos do Mar Fritos"pode ser chamado de "Fritto Misto", termo originado na Itália. O prato que os eflos comem incluem peixe frito, lula e mariscos, algo bem parecido a comida de bares nos izakayas, no Japão.

No Japão, frutos do mar fritos são servidos com molho de maionese. Essa fritura no anime parece ser 
feito com panko, que é uma farinha crocante feita para empanar. É claro que você também pode empanar normalmente com farinha e ovo, e pode utilizar molhos diferentes como um de alho e limão, ou fazer um estilo de tempura de frutos do mar.

Receita mais próxima do anime: Lula frita com Panko

Refrigerante de Melão com Sorvete (Cream Soda/Kurimu Soda)


O nome desse prato no Japão é "Cream Soda", ou na fonética deles, "Kurimu Soda". Mas isso é muito confundido, principalmente nos Estados Unidos, onde o "Cream Soda" é algo que remete a um refrigerante com gosto de baunilha. Já no Japão, o Cream Soda é um copo de refrigerante de melão com uma bola de sorvete de baunilha no topo. É uma delícia!

Esse refrigerante de melão é algo que tem um gosto parecido com melão, mas não é. Se você quer replicar essa sobremesa, é bem simples. Compre um xarope de melão e adicione um pouco na água gaseificada, e coloque uma bola de sorvete de creme por cima, ou qualquer outro sabor que você quiser. 

Pode se adicionar chantilly, caso não tenha sorvete. Se não encontrar xarope de melão, você pode usar qualquer variação. Essencialmente, conhecemos mais no Brasil e em outros países como "soda italiana", com a adição do sorvete.

Receita mais próxima do anime: Cream Soda Japonês

EPISÓDIO 10

Crepes

Pratos Isekai Shokudou

Outro prato típico ocidental, os crepes franceses, viraram moda e fazem parte dos pratos populares no Japão. Camadas bem finas de massa recheada com ingredientes doces ou salgados, são extremamente popular entre os jovens japoneses. A rua Harajuku Takeshita, onde é referência do público jovem, é lotada de barraquinhas de crepe. Se você está de passagem pelo Japão, esse é um lugar que vale a pena visitar.

Um dos crepes mais populares por lá é o de morango com chantilly, mas o Japão tem uma variedade imensa de sabores, incluindo salgados como o crepe de salada de atum. Dois sabores bem populares recentemente são os de creme brulee e chocolate de menta, que é feito com um creme de menta e pedaços de chocolate. O uso do chantilly é o mais comum como creme, pois como já mencionado antes, não derrete nem escorre pelo crepe.

Os recheios são colocados em uma metade do crepe, e então a parte vazia é dobrada em cima do recheio e enrolado no formato de um cone. Na foto acima, o crepe é recheado com blueberry ou mirtilos, chocolate e leite condensado. Deu vontade, né?

Receita mais próxima do anime: Crepes básicos

Espaguete de Natto

Pratos Isekai Shokudou

Espaguete é algo tão comum no Japão, em suas diversas formas. Por alterar os sabores dos molhos de várias formas, o macarrão que o Japão faz é completamente diferente do italiano. Então por que não colocar ainda mais características nipônicas nisso? Conheçam o natto, ou no português, soja fermentada. Natto é algo que você vai amar ou odiar. É bem grudento e tem um sabor bem peculiar. No entanto, é uma comida saudável e por isso, é consumida bastante no café da manhã.

Já o Espaguete de Natto (que não temos uma imagem aqui) é apenas um espaguete com um molho feito de soja fermentada e outros poucos ingredientes. Se você não por nenhum tipo de proteína animal, é um prato bem típico de vegetariano. Se você conseguir aturar o cheiro, esse prato japonês pode ser uma boa surpresa pra você.

Receita mais próxima do anime: Espaguete de Natto

0 Comentários:

Postar um comentário