Gamers fez sucesso? Lucrou? Deu bom? E uma nova temporada?

segunda temporada de Gamers






Voltando, hoje trago a análise de Gamers, fez sucesso? Lucrou? Vai ter segunda temporada de Gamers?

Leiam tudo e descubram:

Introdução:


segunda temporada de Gamers
Gamers é originalmente uma Light Novel escrita por Sekina Aoii (que é homem), ele já escreveu outras light novels antes como Boku no Yuusha, Material Ghost e Seitokai no Ichizon.

Ele começou a publicar Gamers em 2015, quando lançou o primeiro volume, Gamers é publicado pela Kadokawa.

O ilustrador é Saboten, que é o mesmo que fez as ilustrações da Light Novel prequel de Qualidea Code, o Kuzu to Kinka no Qualidea.




1. Comitê de Produção:

O comitê de produção de Gamers é formado pelas seguintes empresas:

  • NBC Universal - NBC é uma empresa norte-americana gigante de mídia e entreterimento
  • Kadokawa Fushimi Shobo - É uma publicadora, especializada em publicar Light Novels, mangás, RPGs e Card games
  • Frontier Works - Produtora de media relacionado a animes, eles produzem OVAs, rádio dramas, dramas CDs, soundtracks e outros produtos relacionados
  • Sotsu - Empresa especializada em propaganda/marketing
  • Tokyo MX - Emissora de TV
  • AT-X - Emissora de TV
  • BS11 - Emissora de TV
  • CHugai Mining - Não tenho certeza do que fazem, mas Gamers é o segundo anime que eles estão na produção
  • i0Plus - Empresa que cuida de licenças, planeja eventos, produz/desenvolve/opera venda de games online, e organiza lojas para vendas de produtos.
Ai estão as empresas que pagaram pelo anime de Gamers, e estão na ordem de quem mais investiu até quem menos investiu, mas o que da para inicialmente tirar dessa informação.

No topo temos a NBC, que é gigante, literalmente, depois temos a editora da Light Novel original, e a Frontier Works.

Uma coisa que eu notei e que o marketing para Gamers foi bom no Japão, agora que eu sei que temos uma empresa de propaganda, dá para entender. E ai vem a CHugai Mining, essa empresa pagou apenas por Gamers e Norn9, então ela é nova na industria, eu encontrei um site de uma CHugai Mining que trabalha com pedras ou algo do tipo, mas não tenho certeza se é a mesma, preferi deixar em branco.

E por último temos a i0Plus que organiza os eventos de Gamers.

Sim, um comitê de produção grande, forte, bem estruturado, a gente só não sabe os detalhes do contrato, o quanto cada um investiu e o quanto cada um lucra.

2. Streaming no Japão.


Sessão nova \o/, vamos ver em quantos serviços de streming Gamers está disponível no Japão.

Serviços em que Gamers está disponivel NO JAPÃO! a lista é do Japão, não ache que por ter Netflix você pode ir pra Netflix agora ver Gamers
  • Abema TV
  • Amazon
  • Docomo Anime Store
  • FOD Premium
  • GyaO!
  • Netflix
  • Niconico
  • UNEXT
  • Video Market

E aqui no ocidente temos Gamers no Crunchyroll, temos ao menos 10 serviços de streaming que pagaram pela licença de Gamers (que até onde sei, não é barato), fora os outros serviços na Europa, África etc.

3. Popularidade


Bora para a sessão mais difícil de analisar.

Primeiro, vamos ver o interesse no Google Trends pelo anime

Com o termo ''Gamers anime''



As buscas no Google ainda estão mega altas, o que mostra interesse pela série ainda, os 5º países que mais pesquisam por esse termo são:


  1. Indonésia
  2. Filipinas
  3. El Salvador
  4. Nicarágua
  5. Costa Rica
O Brasil aparece em 21º com 30 pontos na busca, o interesse dos EUA é 21 e do Japão é 4

Agora vamos usar o termo ''ゲーマーズ''




É curioso pois é um termo genérico, mas podem ver que ganhou popularidade no Google após a estreia do anime, e o termo continua sendo muito buscado, as pessoas tem interesse na série.

Um outro meio de ver a popularidade de uma série e pelo número de fanarts e doujins, isso segundo um amigo japonês meu, então fui no Pixiv para ver quantas fanarts encontrava de Gamers, e eu achei 320.

Como comparação, Re:Creators tem mais de 2000 e Re:Zero 28.000.

O Twitter oficial de Gamers tem 33.580 seguidores, o que sim é um bom número.

Próxima Seção - Vendas

Atenção, os próximos 3 itens:
1. Vendas de DVD/Blu-ray
2. Vendas de CDs
3. Vendas de Light Novel

nós usamos os números dados pela Oricon, mas tenham noção que não são números exatos do quanto esse anime realmente venceu, a Oricon não consegue dados de todas as lojas fisicas e onlines do Japão, portanto, a venda é maior na realidade.

4. Vendas de DVD/Blu-ray


segunda temporada de Gamers

No momento que escrevo apenas o volume 1 foi lançado, então essa parte aqui carece de mais dados, mas vamos lá (clique na imagem acima para ver como foi o lançamento do Blu-ray de Gamers)

Gamers vendeu em seu primeiro volume, segundo os dados da Oricon, 1180 Blu-rays, cada loja acabou vendendo o blu-ray por preços diferentes, tinha loja vendendo há 6100 ienes, outra a 6800

Eu vou usar então o valor de 6300 ienes como média. 1180 unidades x 6300 ienes do preço = 7.434.000 ienes nesse primeiro volume.

Porém os números da Oricon não é o número real de quanto realmente vendeu, esse número varia de 20% até casos extremos de 80% maior, mas aqui vamos usar 20% e 50%.

1180 + 20% = 1416 x 6300 ienes = 8.920.800 ienes
1180 + 50% = 1770 x 6300 ienes = 11.151.000 ienes

Agora temos mais dois valores para o quanto o volume 1 do Blu-ray lucrou, obviamente essa parte aqui carece de mais informações, os Blu-rays e DVDs de Gamers ainda estão saindo, então quando todos forem lançados eu irei atualizar essa parte aqui.

Porém uma coisa eu posso afirmar com meu conhecimento, as vendas de discos nesse caso aqui trazem duas coisas.

1º - Por conta das empresas do comitê de produção de Gamers, vendas de discos não são o mais importante, ao ver o comitê novamente você vê que tem empresas ali que investem grande em outras áreas, e elas não se sustentariam apenas com vendas de discos.
2º - Por outro lado, temos uma empresa de marketing no comitê, então é meio que uma vergonha ter vendido poucos Blu-rays, eu digo vergonha, mas a verdade e que não sabemos o quanto eles esperavam vender e nem o quanto eles enviaram às lojas.

Até a Kizuna Ai divulgou esse blu-ray

segunda temporada de Gamers


Essa parte será atualizada daqui há 6 meses

5. CDs e Músicas

O encerramento de Gamers vendeu 11.089 cópias

segunda temporada de Gamers

Já a abertura, que foi cantada pelas dubladoras da Tendou, Chiaki e Aguri, vendeu 1828 cópias.


O encerramento foi muito bem, já a abertura foi bem meh, mas a música realmente não era isso tudo.

5. Vendas da Light Novel


segunda temporada de Gamers

Como estão as coisas na Light Novel? O último volume de Gamers lançado até agora foi o spin-off Gamers DLC, que vendeu 13.688 cópias segundo a Oricon.

O Volume 8 chegou nas 23.139 cópias, eu considero um número até legal, poderia ser maior, mas vamos ver o que os próximos rankings nos mostram

Essa parte será atualizada daqui há 6 meses

6. Eventos


Agora vamos falar dos eventos de Gamers:

Em questão de eventos eles fizeram uma boa quantidade, fizeram eventos com as dubladoras, com as cantoras do encerramento, de autográficos entre outros que pude encontrar.


Em questão de evento Gamers se saiu melhor sim do que no resto. Foram feitas também várias transmissões online especiais de Gamers com a participação dos fãs:



7. Produtos e Mercadorias


Entre a parte de produtos e mercadorias, Gamers está forte.

Posters, dakimakuras, chaveiros, bottons, tapetes, toalhas, Figures, CDs, camisas, cards, case para iPhnoe, carregadores, almofadas, canecas etc.

segunda temporada de Gamers

segunda temporada de Gamers

segunda temporada de Gamers

segunda temporada de Gamers

Gamers tem produtos, mas o twitter oficial não divulga muito eles.

8. Conclusão


Sim, Gamers é uma série popular, que chamou a atenção e conquistou uma boa quantidde de fãs.


Vai ter segunda temporada de Gamers?

Eu não apostaria numa segunda temporada, o anime é sim muito popular, porém o CD vendeu pouco, o Blu-ray vendeu pouco, a Light Novel teve um bom aumento sim, mas poderia ser maior, o problema não é bem que tenha vendido pouco, e sim porque o Marketing foi bom, mas não converteu.

Porém, pode ser sim que Gamers tenha lucrado por conta do Streaming, esse lado sim foi bem forte e a equipe realizou vários eventos online, então fica meio a meio.

Se eu fosse um dos produtores de Gamers...

Eu não faria mais nada com a série, do tipo, produziria mais mercadorias e venderia mas não faria uma nova temporada, eu finalizaria por aqui mesmo.

Atenção: A conclusão é baseada em minha análise acima, porém ela não necessariamente condiz com a realidade, apenas quem sabe o quanto um anime lucra são as empresas do comitê de produção, essa conclusão serve apenas como uma base bem de boa, e não deve ser levado totalmente à sério. Repito, apenas as empresas do Comitê de Produção sabem se a série é lucrativa ou não.

Essa é uma análise feita logo após o anime ser finalizado, tenham noção que para ter realmente uma ideia total e boa disso é melhor análisar o anime após muito tempo de sua exibição, então daqui 6 meses essa postagem será atualizada e talvez a Conclusão mude.













0 comentários:

Postar um comentário