Conheça os estúdios de animes de Osaka

Conheça os estúdios de animes de Osaka



Como você já deve imaginar, ou já leu em nossos artigos, há centenas de empresas que trabalham com produção de anime em Tokyo. De certa forma, essa concentração é boa, já que a indústria ainda depende de entregas físicas de materiais com frequência, mas há também lados negativos; sustentar uma empresa em uma das cidades mais caras do planeta não é uma tarefa fácil, ainda mais considerando todos os obstáculos e dificuldades de se trabalhar em uma indústria tão problemática como essa, fora que todo esse número de empresas concentradas em apenas um lugar não é muito "saudável". Para fugir um pouco disso, esse artigo vai fazer uma visita diferente pela 3ª cidade mais populosa do Japão, Osaka, para apontar as diferenças dos estúdios de anime por lá.

GoHands


Conheça os estúdios de animes de Osaka

Discutivelmente, o maior estúdio independente de animação na vizinhança é a GoHands, que possui alguns andares dedicados a ela no prédio NLC Building #6 em Shin Osaka. Não há muito segredo do porquê eles estarem localizados aqui; o estúdio nasceu quando a equipe da Satelight Osaka decidiu seguir o seu sonho próprio, então se manter por aqui foi uma decisão prática. É importante ressaltar que seus membros fundadores foram animadores excepcionais e que algumas de suas ideias ainda remanesceram no estúdio, mesmo depois de outras direções e rumos serem tomados por lá.

Animation Do


Conheça os estúdios de animes de Osaka

O motivo pelo qual começamos dizendo que a GoHands é o maior estúdio autônomo de anime em Osaka, é porque a cidade também hospeda outra marca muito importante. A Animation Do, o estúdio da Kyoto Animation em Osaka, fica no 5º andar do prédio Fuso Doshoumachi. Atualmente, eles possuem por volta de 40 funcionários em tempo integral, com funções desde animação a merchandising. Eles não possuem tantos departamentos como o estúdio principal em Kyoto, mas ainda são capazes de dirigir e animar alguns episódios por série na TV. Várias figuras importantes na história da KyoAni, como o designer de personagem Miku Kadowaki e Kazumi Ikeda, já pertenceram a Animation Do, apesar de ser muito comum das equipes mudarem de locais dependendo da necessidade de produção. A qualidade excepcional da KyoAni não seria possível sem eles!

Liden Films Osaka


Conheça os estúdios de animes de Osaka

Em contraste ao estúdio anterior, vamos olhar para uma marca menor e que representa mais o que são os estúdios de animação em Osaka. Eu apresento a vocês, a Liden Films, que fica situada no último andar desse prédio, e que com certeza você jamais pensaria que hospedaria um estúdio de animação. Na nossa mente, estúdios de animação geralmente são associados com prédios grandes e bonitos, como o da Ghibli ou Toei, mas a verdade é que a grande maioria são como esse caso. O estúdio Liden de Osaka é ainda menor do que o de Kyoto. Algumas mesas para sua pequena equipe de in-betweeners e animadores principais não é o melhor dos cenários, mas eles dão conta, assim como a maioria dos pequenos estúdios dessa indústria.

Creators in Pack Osaka


Conheça os estúdios de animes de Osaka

Eis uma marca que você poderia deixar passar sem perceber. Creatos in Pack segue bem a reputação de seu nome por ter vários criadores em Tokyo, Osaka, Nagoya, Sapporo, Jakarta, Yogyakarta, Bali, Malasia, Shenyang e Hunan - uma coleção de sub-estúdios, e com bastante presença internacional. Eles possuem vários departamentos diferentes, desde backgrounds até VFX, e se arriscam até na indústria de videogames. O estúdio começou recentemente a criar produções de longa duração por conta própria, mas a maior parte é focada em pequenas séries. Os produtos deles são bem "desnivelados" em qualidade, já que a variedade é algo natural da empresa, mas eles construíram relacionamentos com vários criadores interessantes. Eles são conhecidos por ajudarem bastante o estúdio Trigger, tanto na parte de animação quanto coloração. Considerando o número de locais em que eles estão presentes, é fácil de entender como eles passam despercebidos em locais pequenos como esse.

Anime R e Estúdio Mu


Conheça os estúdios de animes de Osaka

Vamos falar de coisas mais "históricas". Osaka possui algumas instituições mais velhas como a Anime R, que ocupa dois andares desse prédio. Terceirização virou uma conotação negativa no universo de anime hoje em dia, mas era comum que vários dos episódios importantes dessa indústria fossem concentrados em estúdios talentosos que não focavam em animes próprios. E não tem um exemplo melhor do que a Anime R, uma casa de respeito que em seu auge, hospedou pessoas que se tornariam lendas como Hiroyuki Okiura e Toru Yoshida. Apesar de muito de suas obras serem na temática Mecha, muitos fãs de anime dos anos 80 vão lembrar deles por contribuições como Votoms e Layzner, além de uma longa lista de OVA's. A arte de seus personagens foi fortemente influenciada pelo líder do estúdio, Moriyasu Taniguchi. Esse também foi o caso do Estúdio Mu, a irmã mais nova que fica a alguns minutos do Anime R, em um prédio bem menor. Eles também hospedaram artistas terceiros como Kazuchika Kise. Atualmente, ambos ainda operam normalmente, mas a época de glória onde eles eram referências na indústria, já se foi faz tempo; a medida em que as condições gerais da indústria pioraram e as agendas ficaram cada vez mais apertadas, se tornou quase impossível para empresas como essas entregarem material de qualidade. Estúdios como Nakamura Production deixaram de fazer produções de encher os olhos para produções de arrancar os cabelos, fora os que simplesmente se afundaram em completa mediocridade. Um fim triste, mas que nem sempre foi assim.

Estúdio Wanpack


Conheça os estúdios de animes de Osaka

Vamos olhar para outro estúdio contratado para fazer a terceirização - um dos mais importantes, aliás! Wanpack auxilia várias empresas; o fato de grandes nomes da indústria como BONES e Ufotable confiarem bastante neles, nos diz muito sobre sua qualidade. Não há como negar que, sob péssimas condições, eles já entregaram alguns trabalhos terríveis, mas para a grande maioria do tempo, eles fazem um bom trabalho e rapidamente, e ainda melhor se tiverem mais tempo. Alguns animadores bem talentosos já foram treinados no estúdio, o que mostra que eles realmente possuem bons olhos para atrair grandes promessas. Vale ressaltar que, devido as suas necessidades mais específicas, a Wanpack possui uma equipe curiosa: eles possuem mais animadores principais do que a maioria dos grandes estúdios de animação, já que seu trabalho basicamente se resume a essas demandas. Se eles decidirem mudar o objetivo da empresa e começarem a criar os próprios animes, eles já teriam mais animadores a disposição do que a grande maioria dos estúdios! Mas essa não parece ser a intenção deles. Por ora, vamos agradecer que eles continuem trabalhando atrás das câmeras, ajudando a manter a indústria funcionando.

É aqui que terminamos o nosso tour. Claro que há muito mais para ser explorado, até mesmo em Osaka, mas esse são bons exemplos para mostrar a realidade de estúdios pequenos em locais urbanos. Todos nós gostamos de ver estúdios grandes de animação em locais lindos, mas a verdade é que a maior parte dessa indústria não consegue sequer bancar prédios próprios!














0 Comentários:

Postar um comentário