KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs



Kyoto Animation é um dos mais reconhecidos estúdios de anime de TV - e não sem razão, pois suas produções são notavelmente polidas. Sua estética "moe" e atenção aos detalhes reais são mantidas tão consistentemente em seus trabalhos que é tentador ver a Kyoto Animation como uma entidade homogênea. Assim como qualquer estúdio de anime, a Kyoto Animation é composta por muitos criadores e artistas individuais, cada um com um estilo e visão distintos. O terceiro evento de reconhecimento aos fãs de Kyoto Animation foi sobre mostrar os talentos únicos dos membros da equipe.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

Esta tradição, feita uma vez a cada dois anos, começou em 2013 numa escala relativamente pequena. É oficialmente chamado de Evento de Agradecimento aos Fãs da Kyoto Animation e Do (o "Do" faz referência ao estúdio subsidiário da KyoAni em Osaka, chamado Animation DO), e o foco é a celebração do crescimento do estúdio ao longo dos anos. No primeiro ano, o evento foi limitado a alguns eventos de palco e a exibição de uma animação chave em pequena escala. Desta vez, no entanto, mais de 3.000 animações chave, storyboards e cenários estavam em exibição. Havia até um "Studio Zone" dentro do local, onde os fãs podiam assistir os funcionários do estúdio trabalhando.

(Além disso, a Kyoto Animation alugou um espaço bem maior, a cada edição do evento o espaço era maior, no primeiro evento era um local pequeno, o segundo já foi maior e esse agora foi ainda maior).

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

Isso pode ser uma surpresa para os fãs de anime que vêem o trabalho de KyoAni em um nível completamente diferente do resto da indústria, mas a equipe usa as mesmas ferramentas que a maioria dos outros estúdios de anime japoneses. Eles desenham a animação chave em papel à mão, eles usam o RETAS Studio para coloração digital, e eles usam Adobe After Effects para composição. Os membros da equipe dentro da Studio Zone ficaram muito felizes em responder as perguntas dos fãs sobre seu trabalho, em um esforço para tornar todo o processo mais acessível.

Fora da Studio Zone, você podia ver muitos dos materiais de produção da KyoAni em exibição. A exposição de animação chave foi dividida em uma OP/ED Zone e uma zona de exibição principal. É aqui que as qualidades individuais dos artistas da KyoAni brilham particularmente. Embora seja difícil dizer a diferença entre os desenhos de um animador chave e outro, o traço nos storyboards pode variar, dependendo do artista.

Por exemplo, os storyboards de Naoko Yamada (Tamako Market, Koe no Katachi) tendem a ter um espaço em branco para enfatizar a distância entre os objetos. Seus personagens tendem a ter rostos redondos, com atenção especial em seus olhos e gestos. Os storyboards de Taichi Ishidate (Kyōkai no Kanata), por outro lado, tendem a ser muito detalhados, retratando o plano exato de cada tiro. É muito bom poder comparar todos os trabalhos recentes do KyoAni e suas diferentes abordagens para animação e storyboard.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs


A imagem acima foi tirada da mesa de um animador dentro do salão principal. Sim, eles ainda têm mesas para você tirar fotos delas. Um detalhe claro é que eles até incluem os lápis e os materiais que um animador usaria. Os materiais foram espalhados de uma forma bastante natural, como se o animador tivesse deixado o lugar enquanto trabalhava em um corte.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs


Continuando, o salão principal tinha outras coisas para os fãs interagirem. Por exemplo, alguns dos cenários dos animes da KyoAni foram aumentados o suficiente para as pessoas ficarem na frente deles e fingirem ser parte da cena. Havia também recortes dos personagens das obras mais recentes da KyoAni, onde você poderia tirar fotos.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs


Cada trabalho da KyoAni também tinha sua própria cabine, que forneceu uma breve visão geral do anime e alguns comentários de um membro da equipe principal. As mensagens em si eram bem simples - os criadores compartilhavam seus pensamentos retrospectivos sobre o anime, quais os desafios que enfrentavam, e assim por diante - mas foi bom vê-los agradecer aos fãs tão sinceramente por assistir seus trabalhos. Como nos anos anteriores, também havia um "canto de mensagens" no salão de exibição de animações chave, onde a equipe deixou fotos fofas e mensagens para os fãs.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

Mensagem de Naoko Yamada de 2015: "Uma calorosa saudação para todos vocês! Por favor, tomem seu tempo e divirtam-se."

Os fãs que compraram seu ingresso na pré-venda, antes de uma certa data, participaram de um sorteio para ver seus criadores favoritos pessoalmente. O festival organizou eventos de palco e sessões de autógrafos durante o fim de semana. Eu assisti aos eventos de palco, principalmente para verificar anúncios notáveis. Nada de novo foi anunciado, mas os criadores conversaram sobre o que eles estavam trabalhando atualmente e seu processo de pensamento por trás do anime, o que fez com que esses eventos de palco valessem a pena por mérito próprio.

Por exemplo, no "Palco de Conversa dos Diretores", Tatsuya Ishihara (Suzumiya Haruhi no Yūutsu, Chuunibyou demo Koi ga Shitai!) falou longamente sobre sua abordagem de direção. No anime, normalmente há dois tipos de diretores: kantoku, que supervisiona todo o projeto como um todo, e enshutsu, que supervisiona unidades ou episódios específicos. Ishihara teve experiência em ambos os tipos de direção, e ele mencionou que ele fica tão obsessivo com os detalhes, que ele se concentrará em tudo, mesmo que os kantoku não se envolvam tanto com a bagagem do anime.

Havia também alguma visão sobre o próximo anime Violet Evergarden. Houve um evento no palco "Making Of" onde os membros-chave da equipe explicaram que o cenário da cidade mostrado nos trailers feitos totalmente em 3D. Eles estavam tão preocupados em seus esforços para visualizar claramente uma cidade realista que eles nem sequer usaram todos os modelos que fizeram. Uma filosofia semelhante foi aplicada aos designs de personagem, que são visivelmente mais complexos do que a maioria dos designs de personagens de anime. Embora o veterano da KyoAni, Taichi Ishidate, seja o diretor geral da série, ele está trabalhando junto com Haruka Fujita em sua estreia como diretora. Tenho a impressão de que o Violet Evergarden é uma declaração orgulhosa da ambição de Fujita como diretora.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

Embora a autora das light novels originais não tenha conseguido participar desse evento, ela deixou uma mensagem no canto do livro da KyoAni. Kana Akatsuki é, aparentemente, uma grande amante do cinema que tem as idéias para suas histórias indo ao cinema. Ela mesmo enviou sua história para a competição anual de light novels da KyoAni porque imaginou sua história em forma visual e achou que seria bom se a KyoAni animasse. É difícil pensar que ela ficará insatisfeita com o produto final.

Finalmente, vamos conversar sobre o mascote da KyoAni, a bela e fofa Baja. Baja só foi inventada este ano, mas ele já tem seu próprio anime, chamado Baja's Studio. Este pequeno anime foi exibido nos intervalos regulares durante o fim de semana. As pessoas que compraram um ingresso premium para o evento ganharam um Blu-ray do anime, incluso na compra, embora também fosse possível comprar um Blu-ray no próprio evento, e provavelmente também estará disponível na loja da KyoAni em um data posterior. Eu definitivamente morri de amores assistindo o Baja's Studio, e espero que ele esteja disponível com legendas em inglês.

KyoAni Festival - um grande obrigado aos fãs

Em resumo, é o terceiro evento de agradecimento aos fãs da Kyoto Animation e Do, e foi muito divertido e absolutamente útil para qualquer fã do estúdio. O tema do evento é "Isso é o que somos agora!" e é realmente muito divertido ver o quão longe o estúdio foi nos últimos anos. Desenvolver os seus próprios IPs ajudou a dar ao estúdio a segurança financeira e a liberdade criativa para prosseguir com sua animação em novos patamares. Será emocionante ver onde a Kyoto Animation estará no futuro.

Fonte













0 comentários:

Postar um comentário