Quanto tempo um anime fica disponível em sites de streaming?

Quanto tempo um anime fica disponível em sites de streaming?




Tenho uma dúvida com toda essa questão de licenciamento. Eu sei que os direitos para publicação em DVDs e Blu-rays acabam depois de alguns anos. Mas enquanto aos direitos digitais? Sites de streaming como Crunchyroll estão cada vez mais populares. Quanto tempo dura uma licença desse tipo? Quanto tempo eles podem disponibilizar essa séries em seus catálogos? Me pergunto se quando eu ficar mais velho ainda terei acesso a esses animes, ou eu terei que comprar diretamente?

Geralmente, quando falamos de licenças de longo prazo para streaming de animes, há dois tipos de contratos: os que são independentes de qualquer direito de vídeo doméstico (DVD/Blu-Ray) e os que estão atrelados a eles. Os acordos que estão atrelados aos direitos de vídeos domésticos geralmente ficam disponíveis o mesmo tempo em que os próprios DVDs e Blu-Rays ficam... em torno de 5 a 7 anos.

Já licenças independentes que não dependem disso podem vir diretamente do Japão ou serem licenciados por uma distribuidora como Funimation. Essas licenças geralmente são adquiridas em um acordo barato e com prazo mais curto, como um ou dois anos, mas são automaticamente renovadas sem que o próprio serviço de streaming ou o licenciador faça algo. Então, basicamente, esses acordos ficam em aberto. Certamente existe condições para que esses contratos possam ser terminados por qualquer um dos lados, assim que o primeiro prazo original (1-2 anos) já tenha terminado.

Isso significa que após o primeiro ou segundo ano, o anime pode simplesmente desaparecer do site sem qualquer aviso prévio. E para isso acontecer, basta que um dos lados, seja o serviço de streaming, produtor do japão, licenciador, ou qualquer parte envolvida decida terminar o acordo.

Esses fins de contrato podem acontecer por inúmeros motivos. Seja porque a distribuidora local não conseguiu extensão das licenças da série, ou porque o serviço de streaming percebeu que a série não é popular o suficiente para valer a pena o investimento de hospedá-la. Talvez os criadores originais do anime estejam tentando vender os direitos de remake para Hollywood e querem fazer o público acreditar que a série nunca foi vista no exterior antes. Sinceramente, existem milhões de motivos.

Para resumir, se você quer relembrar de uma série ao longo dos anos com seus amigos, a melhor opção ainda é adquirir as mídias físicas ou pagar para fazer o download e armazená-los. Não é possível prever o que vai acontecer com as nossas séries favoritas nesses serviços de streaming. Eles podem ficar até o fim dos tempos disponível para nós, ou podem simplesmente evaporarem no próximo segundo.













0 Comentários:

Postar um comentário