Youjo Senki fez sucesso? -

Youjo Senki fez sucesso? Chances de segunda temporada de youjo senki




Introdução:


Youjo Senki é originalmente uma light novel escrita por Carlo Zen, começou a ser publicado pela Enterbrain em 2013 e hoje consta com 8 volumes lançados (até Novembro de 2017 pelo menos), possui versão alternativa em mangá.

Comitê de Produção:


Empresa
Atuação
Lucro
Media Factory
Licenças, DVD/BD, eventos, etc
Licenças, DVD/BD, eventos, etc
Enterbrain
Editora da Light Novel
Light Novel
Studio NUT


AT-X
Emissora de TV
Audiência/Streaming
Sony Music Communications
Música
CDs de música

A Media Factory é a maior investidora do anime, então os direitos de licença de Youjo Senki ficaram com eles, a Enterbrain é a editora e o estúdio NUT, que animou o anime está na 3º posição do comitê, o estúdio NUT é um estúdio novo bem pequeno, foi fundado por ex-funcionários da MadHouse e eles fizeram um bom trabalho com Youjo Senki.

Porém eu não sei como eles obtém lucro com o anime, e não, não é por venda de dvd/bd, pela Media Factory estar em 1º e a NUT em 3º, nada ou quase nada do lucro de vendas de dvd/bd irá para eles, apenas imagino uma participação na venda de licenças e em mercadorias em geral.

Tenham noção de uma coisa, se eu não souber determinada informação, eu não vou botar nada, deixarei em branco até consegui obter algum dado.

Avaliação: Boa


Emissoras e Streaming


Emissoras no Japão
  • AT-X*
  • Tokyo MX
  • Sun TV
  • KBS Kyoto
  • TV Aichi
  • BS11
*A AT-X irá reprisar o anime em 8 de Janeiro/9 de Janeiro e 12 de Janeiro.

Streaming no Japão:
  • Abema TV
  • Nico Nico Douga
  • GYAO!
  • Rakute Showtime
  • Hikari TV
  • Bandai Channel
  • U-NEXT
  • J: COM 
  • Playstation Store
  • Video Market
  • Happy Video
  • Movie Full
  • Anime DMKT
  • Anime Hodai
  • Amazon
  • FOD Fuji TV
  • Netflix*
*Oia a Netflix aí

Streaming no mundo:
  • Crunchyroll
  • Funimation
Porque ver as emissoras em que o anime foi transmitido? Quanto mais emissoras um anime passa, mais pessoas veem ele no Japão, aqui no Brasil você espera ir pra qualquer canto e ter sinal da Globo, SBT, Record etc, no Japão não, cada emissora atinge algumas regiões e muitas tem seus próprios canais de TV, por isso animes passam em vários canais diferentes.

Ver a Netflix nos serviços de Streaming tendo Youjo Senki me alegra, pois eles pagam bem. 

Avaliação: Boa


Popularidade de Youjo Senki

Serviço/Rede Social
Popularidade
Situação
@youjosenki
35.474 seguidores
Boa
Pixiv
3504 ilustrações
Boa
MyAnimeList
8.15 – 100.725 usuários
Excelente
Youtube Abertura
930.076
Excelente
Encerramento Nico Nico
709.282
Excelente

Google Trends:

Termo: Youjo Senki


Termo: The Saga of Tanya the Evil


Termo:


O interesse é bom, obviamente após o anime acabar o interesse diminuiu, então o que seria esse pequeno pico que teve em todos os gráficos a pouco tempo? Foi anunciado um novo mangá de Youjo Senki, o que mostra que a série tem popularidade sim.

Avaliação: Forte

Light Novel e Mangá de Youjo Senki:


Light Novel:

Volume
Youjo Senki
Aparições no Ranking
Volume 1
124.540
10
Volume 2
68.644
7
Volume 3
46.719
6
Volume 4
34.539
1
Volume 5
8.470
2
Volume 6
5.982
1
Volume 7
15.671
2
Volume 8
27.907
3

Acima estão os volumes da light novel, note a inconsistência nas vendas da light novel, existe um motivo por que isso está assim, a novel de Youjo Senki é vendida num formato diferente e é mais cara que novels comuns.

A média normal de preço de uma light novel no Japão e de 600 ienes, Youjo Senki custa 1000 ienes (os volumes mais antigos você acha por 970 ienes, mas os novos custa acima dos 1000), por conta disso as pessoas compram aos poucos os volumes, no mais a light novel deu um bom boost graças ao anime, o volume 1 havia vendido 50.000 cópias antes do anime estrear e pulou para 124.000, os outros volumes irão alcançar em breve esses números também.

Agora, a situação do mangá é diferente:

Volume
Youjo Senki
Aparições no Ranking
Volume 1
113.694
3
Volume 2
100,694
4
Volume 3
89,118
3
Volume 4
76,441
2
Volume 5
101,391
3
Volume 6
86,800
2

Você note que os números de vendas do mangá já seguem uma média mais aceita, a versão em mangá de Youjo Senki começou a ser publicada em Abril de 2016. isso porque você encontra o mangá por preços mais normais como os de todos os outros mangás.

Essa popularidade de Youjo Senki motivou a editora a anunciar um novo mangá (curto) gourmet da série.

Avaliação: Forte


DVD e Blu-ray de Youjo Senki



Volume
DVD
Preço
Blu-ray
Preço
Lucro Estimado
Volume 1
834
11.000
6204
13.000
35.930.400
Volume 2
795
11.000
6111
13.000
35.275.200
Volume 3
847
11.000
5912
13.000
34.469.200

Youjo Senki teve apenas 3 volumes lançados, todos em formatos mais luxuosos e custando bem mais que volumes comuns, a média normal de um blu-ray é de 7000 ienes, Youjo Senki saia por 13.000 ienes, isso é dinheiro (cada volume vinha com 4 episódios).

Lembrando que isso é uma tendência, vender menos volumes por um preço um pouco maior e com mais episódios.

Porém como você pode ver acima nos números de vendas, o anime não fez mal não, na verdade foi uma boa estreia do estúdio Nut, eles venderam bem para um anime ''luxuoso'', o lucro total estimado do anime foi de 105.674.800 ienes, ou seja, o lucro com venda de dvd/bd não pagou a produção do anime, mas foram bons números sim.

Avaliação: Boa

CDs de Youjo Senki


CD
Cantor/Banda
Vendas
Ed "Los! Los! Los!"
Tanya Degurechaff
15.280
OP "JINGO JUNGLE"
MYTH & ROID
11.889

Aqui veio minha surpresa, as músicas de Youjo Senki venderam muio bem, eu acho que é o primeiro fez sucesso que eu vejo vendas altas para música de algum anime, e bom, a abertura foi cantada por uma banda já bem famosa mas fiquei mais surpreso ainda do encerramento ter vendido mais que a abertura, e ela é cantada pela Aoi Yuuki... que é famosa e fofa, ah ok, faz sentido ter vendido mais mesmo.

Avaliação: Forte

Eventos/Colaborações de Youjo Senki:


Já realizados:

  1. Evento de desafios da Tenente Tanya Degurechaff, composto por 5 ''missões'', missão 1 de 28 de Janeiro até 3 de fevereiro, missão 2 de 11 de fevereiro até 17 de fevereiro, missão 3 de 25 de fevereiro até 3 de março, missão 4 de 11 de março até 17 de março, missão 5 de 25 de março até 31 de março. As missões consistiam em ir em lojas e comprar algo ou fazer outras coisas, quem fizesse tudo ganhava brindes.
  2. De 11 de março até 21 de Março houve evento de colaboração entre Youjo Senki e Overlord, para venda de produtos exclusivos
  3. Entre 24 de Março e 10 de Abril houve evento de uma brincadeira de resolução de problemas, a taxa de participação era grátis, 
  4. Colaboração com o Cure Maid Cafe, entre os dias 17 de março e 2 de Abril, venda de menu personalizado do anime e produtos exclusivos como canecas, copos, camisas etc, além de cartão postal.
  5. Exibição do anime e Talk Show com a equipe, realizado no dia 28 de Abril, ingresso custava 3500 ienes, nesse evento foi lançado o DVD/BD volume 1 também.
  6. Exposição do anime Youjo Senki, várias lojas de produtos de anime no Japão tiveram uma exibição de Youjo Senki no período de 22 de Abril à 7 de maio, venda de produtos de Youjo Senki e bônus para quem comprasse o dvd/bd
  7. Exposição em separado em lojas diferentes do Japão no mesmo período, na compra de produtos de Youjo Senki acima de tal valor você ganhava um brinde especial que só tinha na loja em que você foi, período de 22 de abril até 7 de maio.
  8. Colaboração entre Youjo Senki e a Pasela Resorts para menu especial do anime mais produtos exclusivos do anime, período de 25 de Abril até 21 de Maio.
  9. Exposição em loja de Nagoya durante 20 de Maio até 4 de Junho, na compra de produtos acima de x valor, ganhava itens especiais.
Eventos a serem realizados:

Nenhum

--

Youjo Senki ao meu ver teve uma grande quantidade de eventos e promoções, olha, uma coisa eu sei, muitos brasileiros não tem noção desses eventos, ''será que eles realmente dão lucro?'', ''evento é importante''? 

Deixa eu dar uma rápida explicação, eventos são sim importantes, os fãs comparecem em peso nos eventos de seus animes favoritos e COMPRAM as coisas que tem lá, é por isso que eventos é uma parte importante no marketing de um anime, aqui do Brasil obviamente você não terá noção disso, mas se um dia for ao Japão, vá para um evento de algum anime, e observe o quanto de coisa as pessoas compram, e como elas participam dos eventos.

Avaliação: Forte


Mercadorias de Youjo Senki



Em relação a produtos de Youjo Senki











Em relação a mercadorias, eu observei duas coisas, primeiro que ultimamente o twitter não tem mais anunciado muitos produtos, é sempre coisa pouca, novos lançamentos, até maio o twitter anunciava de forma forte produtos de Youjo Senki, e eram muitos, pela quantidade de eventos que teve, eu creio que eles venderam uma boa quantidade, mas que não deve ter sido o suficiente para ser considerado um mega sucesso, vender mercadorias em eventos é diferente de vender mercadorias apenas anunciando e em lojas, no evento as pessoas vão para ele já com o intuito de comprar coisas, mas em lojas a coisa é diferente.





Fora isso tivemos um drama CD de Youjo, várias mercadoriazinhas, alguns produtos militares bem legais, acima você vê um dos menus colaborativos que teve e a Aoi Yuuki (dubladora da Tanya) usando um uniforme militar do anime numa capa de revista.

Avaliação: Médio

Outros.


Vale ressaltar que Youjo Senki é um anime que fez algumas colaborações com alguns games mobile, isso conta também porque games mobile geram muito dinheiro no Japão.

Conclusão:



Comitê de Produção
Boa
Emissoras e Streaming
Boa
Popularidade
Forte
Vendas do material original
Forte
Vendas do DVD/BD
Boa
Vendas dos CDs
Forte
Eventos
Forte
Mercadorias
Médio
Fez Sucesso?
SIM

Youjo Senki Fez Sucesso?


Sim, e um sucesso maior que o esperado, isso porque é uma história de nicho.

Quais as chances de segunda temporada de Youjo Senki?


Altas - E duas coisas me levam a essa conclusão.

1º O sucesso e a recepção que o anime teve, ele foi bem elogiado tanto pelo público ocidental quanto ao oriental, e a sua light novel começou a ser licenciada em outros países como Estados Unidos,

2º O fato de que um serviço de streaming Chinês listou Youjo Senki como tendo mais de 20 episódios (não lembro agora quantos exatamente), as empresas do Japão trabalham muito próximas as empresas da China, a China é responsável pela maior parte das vendas de animes por licença, então se um site Chinês falar que anime X terá tantos episódios, é praticamente certo que ele terá, então podemos assumir que Youjo Senki estava programado parar ser um anime de 2 cour, mas como o estúdio é novo e vocês lembram que eles tiveram alguns problemas e tiveram que colocar uns recaps, creio que decidiram dar mais tempo pro Nut para preparar os novos episódios.

Porém, a gente não sabe o que eles realmente planejam com a série, eu apostaria num anúncio de nova temporada no próximo ano, mas eles podem ter só planejado uma temporada mesmo e acabou.

NOTA: Avaliação feita dia 14/11/2017.
Esse Fez Sucesso será atualizado dia 14/05/2018

------------------------------------------------------------------------------------

Qualquer erro ou informações adicionais deixem nos comentários

Atenção: a análise acima foi feita com base nos dados que são tornados públicos por certos sites, e que não são 100% confiáveis, e com base na observação. Note que o veredito que é dado aqui é apenas a minha previsão e não uma verdade; apenas as empresas do comitê de produção sabem se o anime é lucrativo ou não.














0 comentários:

Postar um comentário