A bagunça por trás da animação cagada de DYNAMIC CHORD

A bagunça por trás de DYNAMIC CHORD


Mesmo as produções de anime mais desastrosas tem certa dificuldade de se tornarem o motivo de piada da indústria, mas DYNAMIC CHORD conseguiu essa proeza em apenas algumas semanas. Porém, isso vai muito mais além dos clipes engraçados e os vários exemplos de erros de continuidade. Dentro disso, há uma realidade muito triste da atual indústria de anime. Tudo o que acontece com DYNAMIC CHORD, é um caso extremo de todos os problemas que assolam a indústria nesse momento.

Há um senso entres os membros da indústria de anime em relação a zoeira nas produções desastrosas. Qualquer criador que está no ramo há um tempo razoável está ciente de que mesmo o elenco mais talentoso pode ver seu projeto ir por água abaixo. Não faz muito tempo desde o último episódio de Yoru no Yatterman, um projeto impressionante envolvendo vários dos talentos mais promissores dessa geração, mas que artistas literalmente choraram (negativamente) pelo resultado do trabalho final. O episódio foi transmitido com várias sequências repetidas, que destruiu qualquer senso de fluxo e continuidade, isso tudo para compensar o fato de que várias cenas não haviam sido terminadas a tempo... algo que nem mesmo os animadores estavam cientes. São casos como esse, aliados com uma gentileza por aqueles que compõe a indústria, que dificulta qualquer obra ou elenco serem "zoados" pelos desastres envolvendo uma produção.

Dynamic Chord Animação
O que dizer dessa "animação"?

Mas tudo tem um limite. Sites como Anime News Network já ressaltaram o fato de que DYNAMIC CHORD se tornou um meme até mesmo entre os fãs japoneses, que fazem questão de viralizar o assunto, postando cenas e apontando os infinitos defeitos e erros em cada uma delas. O que é surpreendente, é que dessa vez, até mesmo aqueles que trabalham na indústria se juntaram à brincadeira, tweetando e retweetando essas piadas. Mas eu acredito que os animadores que brincam a respeito dessa produção desastrada, estão genuinamente preocupados com o estado atual dessa indústria. Pense nesse anime como uma daquelas pegadinhas do Faustão: você até dá umas risadas e gargalhadas no sofrimento alheio... mas isso não significa que você não se preocupe ou sinta as dores da pessoa que sofreu a pegadinha (como um machucado ou algo pior que ela tenha sofrido no ato).

Dynamic Chord Animação
O rosto e a reação do cachorro é a mesma que a minha ao ver essa produção de qualidade.

Vamos ressaltar aqui: DYNAMIC CHORD é uma bagunça. Quando os fãs imaginam desastres em uma produção, a primeira coisa que vem em mente são personagens mal desenhados, expressões ridículas, etc. E apesar de existir uma certa inconsistência em relação a arte do anime, os desenhos não são o problema principal de DYNAMIC CHORD. O renomado designer de personagem, Yasuomi Umetsu, foi o encarregado de adaptar os conceitos originais. Manter os modelos originais foi uma preocupação inicial muito grande... aliás... tão grande que acabou tomando conta do anime todo. As perfomances musicais espalhadas no primeiro episódio já são um exemplo de um fracasso, evidenciado por repetições constantes de imagens paradas, levemente inclinadas para passar a sensação de que são animadas. Uma ironia se considerarmos que a palavra "dinâmico" está presente no título da obra. Com isso em mente, não é difícil entender o porquê dele ter virado um meme logo no segundo episódio. Mas falando sério, se é que a palavra "sério" e "DYNAMIC CHORD" podem estar presentes numa mesma frase, a indústria continua piorando as circunstâncias de produção cada vez mais, forçando os criadores a terem que escolher entre movimento e polidez. Esse anime é um exemplo do que acontece quando você pega muito pesado em um e abre mão do outro.

Dynamic Chord Animação
Sem tempo para me preocupar com físicas, GOTTA GO FAST!

Mas isso é só o começo. Se essa animação horrorosa fosse o único problema do show, ele não estaria muito longe de outros animes com problemas de produção, ou hentais "independentes" ( ͡° ͜ʖ ͡°). Um dos elementos principais pra todo o desastre que compõe DYNAMIC CHORD acontece nos ganchos dos próximos episódios, acompanhados por efeitos sonoros totalmente incompreensíveis. Praticamente todo episódio possui uma sequência onde a equipe de direção de som se juntam com a animação para compor coisas verdadeiramente bizarras. O departamento de arte não se salva também.

Dynamic Chord Animação

Dynamic Chord Animação
Se você não tem consistência para desenhar o mesmo prédio onde metade do show acontece... não dá pra esperar que você desenhe uma cozinha de verdade com fogão e tudo... ou vai ver essa torneira tecnológica é acionada por sensor.

Dynamic Chord Animação
Dynamic Chord Animação
E as estradas completamente sem sentido que ligam nada a lugar nenhum? 

Dynamic Chord Animação
Bem de qualquer forma, nesse anime, é melhor não usar carros, porque eles funcionam de uma maneira completamente bizarra. Ou melhor, dizendo, qualquer transporte, carro, bicicleta, você decide. 

Dynamic Chord Animação
Sinceramente, você está melhor andando longe desses carros... apesar de que os artistas acreditam que cegos deveriam estar andando bem pertinho deles, evidenciado por essa fantástica faixa amarela no meio da estrada.

Se toda essa bizarrice em animes fosse algo constante e consistente, talvez não seria tão ruim, mas essa constante montanha russa entre animes completamente esquecíveis e outros memoráveis, significa que a gente está basicamente atirando no escuro quando escolhemos algo para assistir. 

Apesar do processo de criação de um anime ser mais exaustivo do que os fãs acreditam, os avanços tecnológicos já fizeram muito para tornar a experiência de criar anime algo menos doloroso, além de garantir um mínimo de qualidade em cada um deles. Aquela suposição de que a produção de animes evolui constantemente com o passar dos anos não é bem verdade, apesar de que é muito mais difícil hoje criar um verdadeiro desastre... na teoria. Na prática, quando tudo dá errado, você pode acabar com uma bizarrice como essa que é DYNAMIC CHORD.

Depois de ver tudo isso, você deve estar imaginando como tudo isso aconteceu. Você deve estar dizendo a si mesmo que, apesar das várias e longas produções de altos e baixos, uma entidade importante como Studio Pierrot não seria capaz de produzir um desastre desses. ERRADO! Não no sentido da qualidade e elenco não estarem associados necessariamente ao estúdio, mas sim de achar que a Pierrot está animando a série. Claro que eles são creditados pela produção (com a ajuda da Studio Pierrot+), mas a verdade é que CADA EPISÓDIO ATÉ AGORA FOI TOTALMENTE TERCEIRIZADO. E pelo andar da carruagem, o show inteiro vai continuar sendo terceirizado. Essa tendência tem aumentado nos últimos anos, onde quase todos os animes de TV hoje em dia possuem episódios inteiramente terceirizados, e alguns com algumas ou várias cenas. Situações como essa, onde TODOS os episódios são terceirizados, é um pouco raro. Vale lembrar que 5 dos 8 episódios de DYNAMIC CHORD foram completamente terceirizados por VÁRIOS ESTUDIOS AO MESMO TEMPO. Basicamente, eles foram divididos em pedaços e feitos por elencos diferentes, somente para ser tudo junto depois numa espécie de Frankenstein em forma de anime. O resultado disso nós já sabemos qual é.

Dynamic Chord Animação

Considerando a questão do pouco tempo e recurso, além de uma separação física muito grande entre as empresas (conforme muitas são terceirizadas para estúdios coreanos e chineses)... tudo isso dificulta entregar algo decente. Episódios inteiramente terceirizados não são algo que muitos deles estão preparados para lidar, e muitos mal conseguem acompanhar o processo final. Esse tipo de problema de produção, no todo, explica o porquê da inconsistência no show. Prédios que mudam magicamente? A equipe de arte de cenário foi substituída após seis episódios, incluindo o diretor de arte. As bizarras diferenças estéticas nas perfomances, não só na questão do desenho mas até mesmo nas cores? Foi terceirizado para uma equipe diferente. Design dos personagens que muda completamente de uma cena para outra? É de se esperar quando metade de cada episódio é feito em um estúdio diferente. Devido aos vários problemas da indústria envolvendo qualidade e curto tempo de produção, mesmo estúdios gigantescos vão acabar confiando em produtores de animes novatos e sem experiência para conseguir lidar com as agendas de todos os projetos.

Explorar a visão individual de criadores de anime é algo fascinante, mas no fim do dia, a produção de um anime ainda é um esforço em equipe. Isso fica cada vez mais difícil quando ,cada vez mais, os elencos estão se fragmentando. Por isso vale a pena ressaltar aqui que DYNAMIC CHORD, apesar de bizarro e extremo, não é um acidente totalmente isolado e sem explicações. Mesmo sendo o show de horror que é, ele sofre dos mesmos problemas que todos os outros animes da indústria. 














0 comentários:

Postar um comentário