Akihabara de hoje e antigamente veja as diferenças em 10 anos

Akihabara de hoje e antigamente: veja as diferenças em 10 anos




O centro da cultura popular em Tokyo é um reflexo do gosto da geração atual de otaku, o que significa que ela está sempre mudando a cada geração.

Mais do que qualquer outra vizinhança em Tokyo, a atmosfera de Akihabara é algo jovial e futurista. Centro da cultura otaku e referência em tecnologia, Akihabara está constantemente em evolução.

Para visualizarmos melhor essa evolução, comparamos as fotos da conta do Twitter Photo Akiba, mostrando os mesmos locais de Akihabara, mas com a diferença de 10 anos entre cada foto.

10 anos atrás (cima) x atualmente (baixo)

Akihabara antigamente vs atualmente

Primeiramente, a Estação Akihabara teve uma grande reforma. Há 10 anos, a vizinhança ainda era um lugar relativamente pacífico e calmo para fazer suas compras de eletrônicos ou merchandise de anime. Mas a cultura otaku se expandiu, não só domesticamente, e Akihabara acaba recebendo vários turistas ocidentais atualmente, se tornando um lugar onde fãs japoneses e estrangeiros possam encontrar seus hobbies em comum.

Akihabara antigamente vs atualmente

Assim como qualquer outro lugar em Tokyo, Akihabara praticamente não tem mais "espaço sobrando", o que significa que sua expansão se dá de baixo para cima e não para os lados. Há 10 anos, na imagem acima, os outdoors multi-coloridos repletos de textos presentes nessa esquina era um ponto de referência de Akihabara. Hoje, porém, ela foi substituída por um prédio duas vezes maior que seu antecessor.

Mas nem todas as partes de Akihabara mudaram tanto assim. Alguns quarteirões continuam praticamente o mesmo.

Akihabara antigamente vs atualmente

Apesar de que, às vezes, é necessário um olhar otaku para perceber algumas mudanças. Por exemplo, alguém sem qualquer interesse ou conhecimento em anime, jamais seria capaz de dizer o que torna antiga parte de cima da foto abaixo.

Akihabara antigamente vs atualmente

Já os otaku irão rapidamente reconhecer a garota em trajes escolares de cabelo azul. Konata, protagonista do anime Lucky Star, foi um fenômeno no Japão em 2007, mas hoje não é relevante o suficiente para ter uma propaganda desse tamanho em Akihabara.

As fotos de Photo Akiba trouxeram um sentimento de nostalgia entre os frequentadores mais antigos de Akihabara, fazendo surgir alguns comentários como:

"Você consegue sentir mais uma atmosfera de sonhos e esperanças nas fotos antigas."
"Videogames em Arcades eram mais divertidos na época das fotos antigas."
"Olhar para essas fotos de alguma forma traz uma sensação de paz para a minha alma."
"Eu gosto do aspecto mais 'sujo' da Akihabara antiga."
"O táxi (na foto acima) continuou no mesmo lugar por 10 anos!"

Há até uma enquete no Twitter onde você pode votar se prefere a Akihabara de 10 anos atrás ou a dos dias de hoje. Até o momento da elaboração dessa notícia, 60% dos votos estavam para a antiga Akihabara.

É claro que os mais conservadores dirão ainda que a melhor Akihabara era a de 20 anos atrás, quando ainda tinha quadras de basquete ao ar livre.

Akihabara antigamente vs atualmente
Isso sim é old school.

Mas um dos charmes de Akihabara é a sua constante mudança e evolução. Então para quem gosta de como Akihabara é hoje, aproveite enquanto ela dura, porque é provável que ela continue mudando com o passar do tempo.













0 Comentários:

Postar um comentário