Para que servem episódios de recapitulação?

Para que servem episódios de recapitulação?





Toda série longa de anime possui algum episódio recap, ou recapitulação, com várias referências ao que estava acontecendo e flashbacks do que aconteceu no passado.


"Eu tenho algumas dúvidas sobre pontos positivos e negativos de um episódio de recapitulação. O quão útil ou importante eles são, e por que é considerado algo ruim quando um estúdio faz um episódio de recapitulação no meio de uma temporada?"

Para séries longas de anime, como os grandes nomes shounen, episódios de recapitulação possuem um objetivo bem claro. Se o anime teve um desvio muito grande por conta de episódios fillers, um episódio de recapitulação serve para lembrar a todos aonde a história principal parou. Esses episódios também servem para ajudar novos espectadores a não ficarem perdidos do que vai acontecer dali pra frente.

Mas atualmente, episódios de recapitulação não são necessariamente para servir esse propósito. Antigamente, esses episódios com o resumo do que aconteceu na história até o momento atual eram feitos de forma planejada. Hoje, eles são um sinal de que alguma coisa ruim aconteceu no processo de animação.

Veja bem, quase todos os animes de TV tem seus episódios divididos entre equipes de animadores. A Equipe A cuida dos episódios 1, 4, 7 e 11; a Equipe B cuida dos episódios 2, 5, 8, e 12, etc. Cada equipe possui seu próprio diretor de episódio, diretor de animação, e uma equipe pequena de pessoas cuidando da animação principal, efeitos especiais, e outros pequenos processos de animação. Essas equipes tem muitas dificuldades com suas agendas, e constantemente precisam diminuir a qualidade do processo para garantir a entrega. Além disso, muitos imprevistos podem surgir e dificultar ainda mais a entrega no prazo: alguém da equipe fica doente (acontece com frequência nessa indústria), animadores com dificuldades de elaborar certos designs, um meteoro cair na Terra, etc.

Essas equipes estão quase sempre atrasadas com suas entregas. Tipo, fudidamente atrasadas. Aliás, é bem comum um episódio ser terminado um dia antes ou até mesmo no mesmo dia de sua exibição. Ou seja, é um caos total. Enquanto a série é exibida, se uma equipe perde muito tempo na realização de um episódio, significa que eles terão menos tempo para começar o próximo episódio, o que acaba virando uma bola de neve.

Um episódio de recapitulação, geralmente, significa que eles foderam o rolê, não conseguiram entregar no prazo. Alguma imprevisto ou dificuldade aconteceu e não conseguiram lidar a tempo. O episódio não será entregue a tempo e não será exibido. É praticamente levantar uma bandeira branca e se render, aceitar o destino.

Por isso, com apenas algumas horas restando até a exibição, um editor precisará sentar e ver como está o andamento da série até o momento, e juntar 22 minutos de "resumo" em um episódio, apenas para ter algo para exibir. Isso é ruim para todo mundo. É um sinal bem alto e claro de que a produção do anime saiu de controle. Todos na indústria, incluindo as empresas que um dia poderão contratar essas equipes/estúdio, percebem a gravidade disso. O estúdio tem sua reputação afetada, assim como o diretor da série. O comitê de produção fica extremamente furioso. Muitas séries são planejadas e, principalmente, orçadas para seguirem uma agenda fixa de episódios, e o estúdio basicamente acabou de desperdiçar um inteiro.

E os fãs obviamente não ficam satisfeitos. Se tratando de uma série pequena de apenas uma temporada, um episódio de recapitulação é uma total perda de tempo e um tapa na cara dos fãs, que provavelmente perderão o hype, principalmente se o anime já não estava agradando muito.

Há outros problemas graves também. O tempo de transmissão nas TVs são previamente agendados, então só podem ser exibidos um número pré determinado de episódios, acordado muito tempo antes de suas exibições.

O episódio que não foi terminado a tempo precisa se tornar o próximo episódio, ou a história não fará sentido. Isso significa que os episódios restantes (sendo que vários deles já estão sendo produzidos) precisarão ser diminuídos, reescritos ou até mesmo eliminados para que a história possa ser terminada no mesmo número de episódios. Em casos raros, o anime pode ser prorrogado em episódios OVA, mas no geral, as equipes precisarão reescrever os episódios restantes... isso tudo enquanto ainda estão sendo animados e em exibição. Isso é algo bem difícil de se fazer com qualidade.

Então da próxima vez que você ver algum episódio de recapitulação... especialmente em animes curtos... é porque azedou a marmita. Não é SEMPRE um indicativo de que a coisa desandou, mas na maioria das vezes é.













0 comentários:

Postar um comentário