Toei Animation inaugura seu novo estúdio para ressurgir na indústria

Toei Animation inaugura seu novo estúdio para ressurgir na indústria



A Toei Animation está prestes a terminar um projeto que levou três anos, que temporariamente realocou a equipe de Oizumi para que eles pudessem construir um novo estúdio, que se adeque mais a "imagem" gigantesca que a empresa produtora de anime se tornou com o passar dos anos. Nesse post contamos de como e porque esse local foi tão importante para a evolução de anime, o que o estúdio tem feito nos últimos anos para lidar com essa situação e o que isso significa.

Toei Animation inaugura seu novo estúdio para ressurgir na indústria

Estúdio Toei Animation

7 de Dezembro de 2017 foi um dia muito importante para a indústria. E por mais que a informação tenha sido bem divulgada, os fãs provavelmente não entenderam o porquê da inauguração de um novo estúdio ser tão importante. Mas quando você leva em consideração de que o estúdio em questão é a Toei Animation, e que estamos falando de anos de projeto de um dos estúdios mais influentes da história do anime, as coisas começam a fazer mais sentido.

Por quase toda a história da Toei Animation, que em si é um sinônimo de quase toda a história de animes em geral, se passou nos escritórios em Oizumi. O estúdio possui várias outras filiais obviamente, como a de Nakano (onde várias das decisões de negócios acontecem), mas Oizumi tem sido o centro das operações desde o início. Foi construída em 1957, apenas um ano após a Toei ter adquirido a Nichido Eiga para criar a Toei Doga. Os eventos posteriores a isso não caberiam em um único artigo. Basta dizer que as ambições dos projetos da Toei Doga acabaram levando a chamada "Era Dourada da Toei Doga". 

Estúdio Toei Animation

Estúdio Toei Animation

Há muitos eventos importantes para se detalhar, e muitos deles tiveram impactos definitivos na indústria. Isao Takahata se juntou ao estúdio em 1959, seguido por nada mais, nada menos, que Hayao Miyazaki em 1963, que como consequência deu luz ao nascimento da Ghibli. A criação de duas linhas de produção para filmes e séries de TV também tiveram efeitos óbvios. As coisas iam bem no geral: Nagagutsu wo Haita Neko (ou O Gato de Botas) se popularizou tanto que virou o mascote do estúdio, e o sucesso enorme do mecha Mazinger Z permitiu que a empresa mudasse o foco dela para obras que garantissem uma monetização mais fácil através de merchandising. 

Estúdio Toei Animation

Ao mesmo tempo, eles fizeram várias séries focadas ao público feminino, que tinha um bom retorno financeiro. Não podemos esquecer o papel importante que tiveram para a expansão e popularização de animes na TV. Em seguida, eles investiram no recrutamento de vários jovens talentos para que o interesse na indústria continuasse nas próximas gerações, o que acabou gerando uma geração incrível de diretores como Shigeyasu Yamauchi, Junichi Sato, Daisuke Nishio, Kunihiko Ikuhara, Mamoru Hosoda, Takuya Igarashi e outros. Isso é um resumo simples de uma história enorme que continua até hoje. Oizumi foi um marco imprescindível para o que conhecemos hoje como animes.

Estúdio Toei Animation

Estúdio Toei Animation

Em 2014, a Toei revelou seus planos de demolir o prédio para substituí-lo por um muito maior e mais moderno. O antigo prédio em Oizumi se encheu de lendas pela última vez, quando várias gerações de ícones dessa indústria vieram para deixar suas mensagens de carinho nas paredes do estúdio antes que esse local histórico fosse demolido. Mas por que destruir uma local quase que "sagrado" para esse universo? Yoshio Takami, diretor de episódio e produtor em várias obras clássicas da Toei, disse que viu uma oportunidade para o que o estúdio ressurgisse e alcançasse novos voos. Uma explicação bem racional, na qual a própria Toei acabou reconhecendo no anúncio desse projeto, de que havia uma deterioração no local de trabalho. Várias reformas aconteceram durante os anos de estúdio, mas essencialmente, ele era o mesmo há quase 60 anos. Os equipamentos iam se modernizando enquanto o resto ia envelhecendo. E por mais que animadores aclamados possuíssem um certo nível de sentimento atrelado ao local, um estúdio tão influente na indústria precisava de uma nova estrutura.

Estúdio Toei Animation

Estúdio Toei Animation

Você deve estar se perguntando algumas coisas. Se a base de operações da Toei foi demolida no início de 2015, e somente agora eles estão inaugurando o novo estúdio... como eles continuaram produzindo anime? A verdade é que eles gradualmente começaram a se mudar para um local temporário de trabalho em Hikarigaoka, ainda em setembro de 2014, o que não era a situação mais ideal, mas que permitiu a eles continuarem trabalhando. Essa situação nada agradável está chegando ao seu fim, pois a construção do novo local terminou em Agosto e os preparativos para a mudança estão terminando. Com o estúdio inaugurado privadamente, tudo o que resta é realocar os funcionários e dar início aos trabalhos. Produções nesse novo estúdio estão previstas para iniciarem em Janeiro de 2018, um prazo que eles provavelmente vão conseguir manter. O novo escritório parece atender bem as necessidades gigantes que uma empresa do tamanho da Toei requer. Se você chegou a ler nosso post sobre os estúdios pequenos e urbanos que residem em Osaka, vai saber ver o contraste absurdo no que esse novo prédio representa a Toei e a indústria, e o que ela irá comportar.
Estúdio Toei Animation

Estúdio Toei Animation

Se para você tudo o que importa nessa indústria é o resultado final, como o episódio do anime, talvez esse post não soe tão importante. Mas esse é um pensamento errado. Isso não vai apenas afetar o modus operandi da Toei, mas sim todos os seus projetos. O fato deles inaugurarem suas operações no início do próximo ano não é uma coincidência. A Toei possui vários projetos para filmes, streams e séries de TV, mas eles também possuem três obras contínuas em exibição no momento. Pelo momento em que passavam, seria impossível produzir tanto material no caos de uma mudança de estúdio. Para uma transição suave, eles precisaram interromper vários projetos, deixando sua carga de trabalho o mínimo possível, ou seja, limitadas a One Piece, Precure e Dragon Ball Super. Agora que a mudança está prestes a terminar, a Toei não terá mais empecilhos e poderá trabalhar com sua força máxima novamente. Portanto, fique no aguardo pois, com certeza, a Toei deverá revelar vários projetos ao longo de 2018.
Estúdio Toei Animation

Estúdio Toei Animation

Sei que você deve estar meio desconfiado com tantos elogios a Toei, especialmente no momento atual da indústria. É inegável a influência que eles tiveram para esse universo, mas o fã comum não sabe disso, e nem se importa muito. A maioria deles só querem que suas séries favoritas sejam visualmente bonitas, o que é um motivo bem razoável. Mas se for somente por esse motivo, você dificilmente vai se apaixonar pela Toei. Uma empresa como ela, que foca em produções mais longas, e que já lidou com mais de 10.000 episódios, não pode competir no mesmo patamar que outras empresas focadas em obras de 12 episódios. Além disso, sua fama fica manchada constantemente por cometer algumas "cagadas" em seus projetos mais importantes. Dragon Ball Super, aos poucos, tem corrigido a imagem terrível que deixou no início de sua produção. O desastre com Sailor Moon também não ajudou na construção dessa fama ruim da Toei para a nova geração de crianças e adolescentes que mal conhecem a rica história da Toei, e provavelmente, continuarão sendo o saco de pancadas da internet por mais alguns anos. Mas se você conseguir olhar por cima desses erros e falhas, inerentes a qualquer empresa de qualquer indústria, vai perceber que o estúdio está repleto de talentos, influências e história, e que essa inauguração, é apenas mais um marco importante para que ela dê seus novos passos e, quem sabe, crie novas tendências para a geração atual.













0 comentários:

Postar um comentário