Comiket mostra como Anime se tornou Mainstream

Comiket mostra como Anime se tornou Mainstream



A Comiket começou com uma pequena atividade de fãs ainda nos anos 70, mas os dias sem a presença de grandes nomes e empresas são coisas do passado. Assim como qualquer outro evento de grande porte, muitas empresas tomam conta dessas convenções e mudam a forma como presenciamos esse tipo de cultura.

Comiket Anime Mainstream

Anime se tornou "moda" no Japão, e como qualquer outra moda, pode ser explorado. E não estou falando somente de propagandas e merchandising de anime, que pode ser encontrado em qualquer lugar de Tokyo. Estou falando de grandes empresas, nomes famosos, que perceberam que fãs de anime possuem poder de compra a ser explorado além de produtos relacionado a anime. 

Não estamos falando de coisas supérfluas como canecas e mousepads de anime. Além de estandes focadas nesse tipo de produtos "normais", na Comiket já é possível encontrar empresas que não possuem qualquer tipo de conexão com anime. Um dos exemplos desse ano é a empresa russa Kaspersky Lab, provedora de um dos anti-vírus mais usados do mundo. No começo desse ano, eles anunciaram uma colaboração com a franquia Toaru Majutsu no Index. Na real, isso só significa que a Kaspersky Lab pode vender seus produtos com ilustrações e a marca do anime, além de aparecer em eventos de anime com seu mascote ao lado de cosplayers da franquia, por exemplo.
Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream

É claro que a Kaspersky não é a única empresa utilizando dessas táticas. A Yuzawaya, que também não tem nada a ver com o tema, esteve presente na Comiket dos últimos anos vendendo fantasias para cosplay. Abaixo eles celebrando o ano novo em sua estande.

Comiket Anime Mainstream

A Boat Race Tamagawa, um "estádio" de corrida de lanchas em Tokyo, possui uma estande na Comiket desde 2014, onde eles apresentaram pela primeira vez a personagem mascote, Matsuri Shizunami. Novamente, longe de ser uma empresa com qualquer conexão com anime... se bem que transformar embarcações e construções em garotas fofas não é algo "novo". Na estande eles estavam vendendo camisetas exclusivas para a Comiket.

Comiket Anime Mainstream

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream
A empresa de impressão, Popls, também esteve presente vendendo diversos itens de seu mascote.

Comiket Anime Mainstream
Até mesmo Magic The Gathering teve uma estande esse ano. Não é anime, mas é geek, então tudo bem, eu acho?

A emissora NHK também tem aparecido bastante nas Comiket. Apesar de ser uma emissora associada com animes mais infantis, algumas franquias são tão populares com todas as idades que não é incomum ver elas na Comiket. Dessa vez eles estavam promovendo Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen.

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream

Outra "empresa normal" na Comiket é a loja de departamentos Marui. Eles apareceram pela primeira vez no ano passado e dessa vez voltaram com uma colaboração com Hatsune Miku.

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream

Enfim, essas ações não são supérfluas. Tudo isso mostra que ser um fã de anime hoje não significa que você não tenha necessidades básicas como roupas ou anti-virus. Hoje, esse universo é muito atrativo e engloba uma comunidade grande por trás, e é por isso que empresas utilizam de colaborações com boas franquias para venderem seus produtos para os jovens.

É até possível ver esse tipo de imagem em estandes dessas empresas.

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream

Não chega a ser uma surpresa ver os jovens abraçarem esse tipo de conteúdo erótico como uma arte. Isso tem acontece na Comiket desde o seu início. Por outro lado, é possível entender a existência de propagandas e produtos voltados para os olhos masculinos. O consumo de anime ainda é amplamente segregado por gênero; o marketing de produtos e a propaganda geralmente escolhem um dos dois como público alvo. Exceto, talvez, pelas estandes da KyoAni e ufotable, mais por conta de seus catálogos incluírem séries voltada para ambos os públicos.

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream

Comiket Anime Mainstream
Comiket Anime Mainstream
Kyoto Animation e Do Shop estavam promovendo Violet Evergarden e Chuunibyou demo Koi ga Shitai!

A Comiket é um pequeno universo da cultura moderna de anime no Japão. O evento conta com manga, jogos, brinquedos, novels, e diversas outras mídias de conteúdos variados. A maior parte do público da Comiket não sabe ou sequer liga pra metade das franquias que estão sendo vendidas nas estandes... e mesmo assim, fãs de diferentes nichos acabam se encontrando nesse mesmo lugar.

Comiket Anime Mainstream

Essa é a beleza de um evento como a Comiket. Mesmo se você não estiver interessado exclusivamente em doujinshi, poderá encontrar algo interessante nas estandes de empresas. O universo de Anime se tornou mainstream... porém sem perder o seu encanto.














0 comentários:

Postar um comentário