Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores




Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Primeiro de tudo, o texto não é meu, é dos scans Breaker Scan e Nakama Mangás, eles fizeram um texto explicativo e com teorias de Darling in the FranXX; as informações vem do mangá e do nome dos personagens. Eu aproveitei para botar mais informações no texto. O que foi escrito por eles está em preto normal; o que é meu está em vermelho.

Parabéns para eles pelo texto bem elaborado.


DARLING IN THE FRANXX

No universo de Darling in the FranXX, a humanidade conseguiu extrair energia através de escavações terrestres, essa energia vem de um combustível magma, o qual possui uma eficiência energética extraordinária. Mas em contrapartida, as escavações acabaram arrasando e devastando as terras, e em resposta a essa atividade humana, começaram a surgir criaturas gigantes e elas atacavam as civilizações. Para se defender dessa ameaça da natureza, a humanidade começou a desenvolver humanoides gigantes os quais receberam o nome de Franxx. 

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Essas criaturas são chamadas de Kyoryuu, que aqui foram traduzidos como “Urrossauros”. Cada Kyoryuu possui uma classe, a criatura do episódio piloto é da classe Moho, essa palavra é a abreviação para “descontinuidade de Mohorovičić” (Moho também é o nome de uma espécie de pássaro, porém estão extintos), que é a fronteira entre a crosta e o manto terrestre. Os Kyoryuu vistos no terceiro episódio, são da classe Conrad, referentes a “descontinuidade de Conrad”, essa descontinuidade corresponde ao plano sub-horizontal presente na crosta terrestre.

A descontinuidade de Conrad fica presente entre 10 a 20km abaixo do continente terrestre e a descontinuidade de Moho fica presente entre 30 a 40km abaixo dos continentes. Em resumo, quanto mais abaixo da terra for o Urrossauro, mais forte ele será.

No episódio piloto, vimos que o Urrosauro é capaz de mudar de forma e lançar um projétil de energia. Para acabar com um Kyoruu, é necessário quebrar uma esfera, que lembra bastante o “núcleo” dos Angels em Evangelion (na verdade essa não é a única semelhança com Evangelion, uma grande parte da staff de Darling in the Franxx trabalhou em Evangelion então muitas coisas se assemelham, não só isso como várias cenas do episódio de Darling possuem semelhanças com cenas em Evangelion além de alguns conceitos, então não é o caso de ser semelhante e sim reusado). Quando um Franxx mata um Kyoryuu, ele não apenas destrói essa esfera como também parece que retira alguma energia a qual é mantida em uma cápsula (outro fator parecido com Evangelion).

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Uma pequena amostra da semelhança com Evangelion

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Sobre os Franxxs em si, todos eles recebem nomes científicos de flores e precisam de um casal, formado por um homem e uma mulher, para pilotá-lo. O piloto masculino recebe o nome de “Estame”, que é o nome do órgão reprodutor masculino das flores e a piloto feminina recebe o nome de “Pistilo”, nome dado ao órgão reprodutor feminino das flores.

Os pilotos são chamados de “Parasitas”, isso porque em se tratando de botânica, as plantas parasitas são aquelas que se instalam em uma árvore ou em outra planta para retirar a sua seiva, pois não conseguem ser autossuficientes apenas com a fotossíntese. O local onde as crianças se alojam se chama Mistilteinn, que significa “Mistletoe”, palavra em inglês para “Erva-de-Passarinho” ou "Visco", que por sua vez é um parasita que se aloja em árvores de grande porte. Também vale mencionar que, a humanidade está retirando a energia (seiva) da Terra para a sua sobrevivência, assim como os parasitas.

O local onde os parasitas se alojam é semelhante a uma estufa e até a uma gaiola.

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Os Franxxs possuem este nome pois foram criados pelo Dr. Franxx, o velho do episódio piloto que tem a metade do rosto preenchida por uma prótese metálica (e que existe uma teoria de que ele seja o piloto original)

Para um Franxx funcionar, é necessário a combinação de fatores positivo, representado pelo homem, e negativo, representado pela mulher. Por isso que, ao controlar o robô, o casal fica em “posição de quatro”, porque é a forma do fator positivo (ativo) se combinar com o fator negativo (passivo). O sexo, simbolicamente, é a maior forma de conexão ente duas pessoas, por muitos, é o momento em que você se despe e se entrega totalmente a uma pessoa, buscando a completude para a sua incompletude, foi dessa forma que o anime escolheu para contar a sua história (Não chega a ser nada "oh nossa", mas o anime gosta de destacar o XX do nome entre outras coisas, que é o cromossomo sexual feminino).

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Pulso negativo em azul, representando a mulher, pulso positivo em vermelho; para mais detalhes de como funciona pilotar o Franxx, veja esse post
Possui também outras curiosidades sobre o uniforme dos garotos e das garotas lembrarem as vestimentas de casamento japonesa para homens e mulheres.

Cada Franxx é equipado com uma arma constituída de energia magma para combater Urrossauros. Repare que cada arma possui um tom alaranjado, como forma de representar a energia magma.

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Na história, os humanos ficam alojados em grandes “latifúndios” chamados de “plantações”, os personagens do anime estão situados na Plantação 13, chamada Cerasus, que é o nome científico para a cereja.

O episódio piloto de Darling in the FranXX começa com um monólogo sobre Jian, uma espécie de pássaro que precisa de seu companheiro para voar, esse pássaro representa os parasitas que pilotam os Franxx.

Perceba que no anime, além da relação das plantas e das camadas da Terra, há também a relação com aves. Pássaros e plantas possuem uma relação de dependência. Pássaros ingerem as sementes das plantas por terem comido as frutas das plantas, com isso eles “carregam” a semente para ser germinada em outro lugar, ademais, pássaros são cruciais na reprodução das flores, pois são atraídos por elas, pegam o pólen e espalham, fazendo com que as plantas se reproduzam.

Na cerimônia de graduação das crianças, chamado de “ritual de inicialização”, repare que a plateia presente usa roupa com aparência de pássaro, inclusive o brasão da organização é um pássaro, no centro estão os principais líderes da organização que recebe o nome de APE. O líder principal tem uma aparência que lembra um líder religioso, como se fosse um papa, então podemos deduzir que há uma espécie de ligação religiosa na história.

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Explicações de Darling in the FranXX e simbologia com Flores

Indo para o lado um pouco mais religioso, perceba que as crianças não possuem nome, todas elas têm um código que as representa. O nome é considerado o primeiro traço de sua individualidade, como cada um deles não possuem nome, significa que suas vidas não têm importância de fato, o que importa é a missão que a elas foi atribuída, pilotar os Franxx e derrotar os Kyoryuu.

No segundo episódio, os líderes da APE são vistos em uma espécie de QG, esse QG recebe o nome de “Clube de Lamarck”, em referência à Jean-Baptiste de Lamarck, naturalista francês que desenvolveu uma teoria da evolução das espécies, agora desacreditada, antes de Darwin.

Aprofundando-se nos nomes, os personagens do anime têm seus nomes formados através das numerações que lhes foram atribuídas. Com isso podemos retirar algumas informações sobre os parasitas. Já os Franxx, além deles receberem nomes de plantas, esses robôs também possuem a aparência semelhante a planta de seu nome e a pistilo que o pilota, além disso cada uma dessas plantas possui um significado também, lembrando que essa não é a primeira vez que a Trigger usa flores para representar algo em seu anime, em Kiznaiver também tínhamos algo assim.

Hiro x Zero Two – Strelizia

Hiro x Zero Two – Strelizia
Hiro x Zero Two – Strelizia

016 – Hiro (hitotsu = 1, roku = 6) – O protagonista, pesquisando o significado de seu nome, eu apenas consegui encontrar a palavra "amplo", sinceramente não sei se isso tem a ver com a história ou não.

002 – Zero Two (som de "o" = 0, ni = 2) – Seu nome é uma clara referência a palavra "Oni", um demônio na mitologia japonesa, o qual possui chifres, exatamente como a nossa protagonista. É uma forma do anime te dizer que ela é vista com maus olhos entre os demais, que ela é uma pessoa totalmente diferente e deslocada, afinal, ela possui sangue de Urrossauro e está lutando contra Urrosauro.

Strelizia - O nome do Franxx deles vem da flor Strelizia, nativa da África do Sul. Esse tipo de flor também é conhecida como ave-do-paraíso (que é uma espécie de pássaro) e tem vários significados, podemos citar: o 9º aniversário de casamento de um casal, liberdade e a possibilidade de viajar, realeza, paraíso na terra, otimismo com o futuro, fidelidade em um relacionamento romântico, magnificência, excelência e sucesso, alegria através de desafios, tudo combinando com o anime.

Ela é chamada de “Matadora de Parasita”, pois nenhum parceiro dela conseguiu sobreviver mais de três vezes em que pilotou junto com ela. Quando o parasita morre, o Franxx de Zero Two ganha uma forma animalesca, semelhante a um Urrossauro, também possuindo a capacidade de disparar projéteis de energia, assim como um Urrossauro.

Zero Two possui um sex appeal que a torna diferente dos outros parasitas, ela come como animal, age sem muita seriedade, tem o costume de lamber os outros para “sentir o seu gosto” e não sente vergonha de estar despida.

O anime ainda não explicou o real fato de ela não ser compatível com nenhum parceiro, porém creio que a hipótese mais provável seja por conta do fator negativo dela ser bem maior que o de outras mulheres e isso faça que qualquer homem que pilote com ela, tenha o seu fator positivo consumido. Quanto mais Zero Two “se soltar” no Franxx, mais fator positivo ela consumirá de seu parceiro, o que deixa o Estame bastante desgastado e machucado fisicamente (isso explica porque Hiro talvez tenha adormecido no Franxx após 02 o beijar, 02 parece ser bastante dominante dentro do Franxx comparada com as outras garotas, isso pode simbolizar que o anime queira questionar o papel da mulher em um casamento na sociedade japonesa, ou algo do tipo, sabemos disso por causa da fala do Papa no episódio 1: ''Que visão depravada... Será que ela devorou o Estame novamente?'', meio que dizendo que a 02 não é uma mulher ''correta''. 

Se essa teoria for verdadeira, o motivo do Hiro também não ser compatível com nenhuma parceira é por conta de seu fator positivo ser elevado demais e a única pessoa que “aguenta” ele é a Zero Two (vale ressaltar também que 02 chama Hiro de ''Darling'' e não de parceiro ou outro termo mais comum por lá, o que reflete que eles são únicos um pro outro, Hiro é diferente em algum sentido para que 02 o chame de Darling). 

Em três cenas do anime, a perspectiva de tela muda de 16:9 para 21:9. Em todas essas três cenas, o foco da cena está na Zero Two e é sobre um momento feliz dela ou sobre o sentimento dela de querer algo.

Não sei se terá alguma relação com o anime ou e só imagem promocional, mas reparem que ele mostra a Zero Two no lugar onde o homem fica dentro do Franxx:




Mas o que seria essa coisa? Liberdade, ela almeja um dia chegar a ver o oceano e o céu azulado de fato, porém ela se sente presa a vida que ela leva, assim como um pássaro que não consegue voar. Zero Two viu em Hiro uma forma dela conquistar essa liberdade, no segundo episódio ela descreve a cidade da Plantação 13 como sufocante e no terceiro episódio ela sugere, depois falando que era brincadeira, para fugir com o protagonista. É provável que o Hiro também possua esses mesmos sentimentos, já que no primeiro episódio, quando ele não conseguiu se tornar parasita, decidiu sair do lugar onde vive.

Goro x Ichigo – Delphinium


Goro x Ichigo – Delphinium

Goro x Ichigo – Delphinium


056 – Goro (go = 5, ro = 6) - Goro significa "próximo", "por perto", "por aí". Talvez seja uma forma de indicar que Goro seja aquele personagem que está sempre próximo de Ichigo, por ser seu parceiro, por mais que ela tenha algum sentimento pelo protagonista, é Goro o cara com quem ela pode contar. Vale comentar também que entre os jovens pilotos, ele e Ichigo são os únicos com apenas dois dígitos, indicando que eles são a dupla mais poderosa, com exceção dos protagonistas.


015 - Ichigo (ichi = 1, go = 5) - Ichigo significa "morango" em japonês, deve ser por isso que no segundo episódio, quando a Zero Two lambe o rosto da Ichigo, diz que ela é "doce". Outra coisa a se comentar é a proximidade que o número dela tem com a do protagonista, esse é o par de números mais próximo entre os personagens, isso é uma forma de indicar que ela possui sentimentos pelo protagonista. Assistindo ao terceiro episódio, não se sabe quais são os sentimentos da Ichigo pelo Hiro, se são sentimentos de amor entre um homem e mulher ou sentimentos de considerá-lo como irmão.

Delphinium - Essa flor tem o significado de proteção e também de ''atingir um objetivo'', o que combina com os dois pilotos deles, Goro é aquele personagem que sempre vai tentar proteger seus amigos, e Ichigo vimos que ela quer fazer o Hiro se tornar um piloto também, acreditando na capacidade dele. Além disso essa planta é tóxica para humanos, o que já me preocupa, talvez eles não tenham um bom final.


Zorome x Miku – Argentea

Zorome x Miku – Argentea
Zorome x Miku – Argentea

666 - Zorome - Zorome é um termo usado em jogos de azar quando dois dados caem com o mesmo número virado para cima, também é usado para números repetidos, tais como 111,222... porém, no ocidente, o número 666 é entendido como o número do demônio no cristianismo. Talvez os produtores escolheram isso para justificar o jeito explosivo e arrogante do personagem.

390 - Miku (mitsu = 3, ku = 9) - Apesar dos nomes de todos os personagens serem escritos em Katakana (um dos três silabários usados no japonês), seu nome em kanji seria a junção de "mi" que significa "bonita" e "ku" que significa "céu". Miku também é o nome da Hatsune Miku, talvez a personagem do anime tenha aquele estilo de cabelo por ter o mesmo nome da Hatsune Miku.

Argentea - Essa planta tem o significado de mostrar carinho/afeição e de idiotice/burrice, o que reflete nos pilotos, Zorome é um babaca e Miku é uma garota que busca carinho do parceiro. Além disso a Argentea é uma planta hermafrodita, ela pode se reproduzir sozinha, sem a Polinização

Futoshi x Kokoro – Genista

Futoshi x Kokoro – Genista

Futoshi x Kokoro – Genista

214 - Futoshi (futatsu = 2, segunda sílaba de hitotsu = 1, shi = 4) – Se você usar o kanji” (futo), significa gordo. Já para a sílaba shi, existem as opções mais prováveis:
太氏 = senhor gordo e 太士 - cavaleiro gordo. A segunda opção é a mais provável.
Por outro lado, o "Shi" não é muito usado, os japoneses usam "Yon" para se referirem ao número 4, pois "shi" significa morte. Quando pesquisei por "Futoshi" no Google, a primeira coisa que me apareceu foi um famoso serial killer. Será que na trama, o Futoshi morrerá? (Muitas pessoas na staff de Darling in the FranXX participaram de animes com mortes ou várias mortes, não duvido que Darling in the FranXX não será um anime livre de mortes

556 - Kokoro - Quanto à Kokoro e seu número, de “ko” para “go” a única coisa que acontece é que o fonema deixa de ser surdo para se tornar sonoro. No japonês isso é bem mais aparente, visto que isso é marcado por um acento, o dakuten: “ko”: → “go”: . A última sílaba de seu nome é referente à “roku”, que significa seis. “Kokoro” significa coração, mas no sentido emocional e não ao órgão coração.

Genista - Tem simbologia de criatividade e imaginação

Mitsuru x Ikuno – Chlorophytum

Mitsuru x Ikuno – Chlorophytum

Mitsuru x Ikuno – Chlorophytum

326 - Mitsuru (mitsu= 3, não consegui relacionar os outros dois números com o nome) - Mitsuru é um nome unissex no Japão, pode significar algo como "cheio", "satisfeito" ou até mesmo "força" e até mesmo "relaxar". Mitsuru possui um complexo de inferioridade em relação ao protagonista, ele no terceiro episódio demonstrou a sua ansiedade em buscar ser o mais forte e achou que o maior empecilho para isso era a sua parceira, ele não se sentia “cheio”.

196 - Ikuno (primeira letra de ichi = 1, ku = 9, tentei procurar, mas não encontrei nada referente ao número 6 e a sílaba "no") - pesquisando por seu nome, apenas encontrei o nome de uma cidade.

Chlorophytum - Ironicamente, essa flor também carrega o significado de proteção, além disso uma espécia dela é usada como tônico sexual na Índia. 

Demais personagens:

703 - Naomi (nana = 7, som de "o" = 0, mitsu = 3) - Seu nome é a junção de "nao" que significa honesto, direto ou reto e "mi" que significa bela, então "Naomi" é um nome que significa honestamente bela. Talvez esse seja o motivo da 703 ter falado para o Hiro que acha bonito o nome que ele deu a ela.

007 – Nana – Ela é a mulher que acompanha o Dr. Franxx na história.

008 – Hachi – Ele é o responsável por treinar as crianças a se tornarem parasitas














0 Comentários:

Postar um comentário