Ufotable - Como é o processo de produção digital de um filme como Fate

Ufotable - Como é o processo de produção digital de um filme como Fate




Se alguém perguntar "O que faz os animes da ufotable tão especiais?", qualquer fã ou alguém do ramo provavelmente irá apontar para a composição digital deles. As produções da ufotable misturam bem cenários 3D, efeitos especiais bem elaborados e animação 2D para criar cenas fantásticas de impressionar qualquer um. Esse é o resultado da ótima equipe digital e o chefe do departamento, Yuichi Terao.

Terao trabalha como Diretor de Fotografia (também conhecido como "Diretor de Composição") de todos os animes atuais da ufotable. Isso, obviamente, inclui o recém lançado filme Fate/stay night: Heaven's Feel I. presage flower, a produção com o visual mais impressionante já feito por Yuichi Terao e o estúdio da ufotable. Para entendermos melhor sobre seu envolvimento nos animes da ufotable e nos processos, a Anime News Network realizou uma entrevista com Terao para saber o que se passa numa produção de um filme como Fate/stay night: Heaven's Feel.


- Como você descreveria o seu trabalho para alguém que não está familiarizado com composições de um anime?

Um Diretor de Fotografia ("composição") na animação é essencialmente o mesmo que um Diretor de Fotografia em um live-action, no sentido em que eles tem a palavra final sobre a iluminação e composição.

Hoje, a "Fotografia" é feita por computadores. Envolve o processo de trazer e juntar vários elementos diferentes como personagens e cenários em uma imagem única. Parte do processo dessa "mistura" envolve adicionar correções de cores ou efeitos especiais como névoas, neblinas, fogos de artifício, etc. Muitos Diretores de Fotografia possuem suas próprias peculiaridades que podem ser reconhecidas. 

Na prática, nós colaboramos bastante com outras equipes, como a equipe de edição ou diretores de unidade, então é difícil separar quem fez o quê quando se olha o produto final. Mas para mim, pelo menos, é um trabalho muito estimulante, especialmente quando estou conversando com o diretor sobre como contaremos a história através dos visuais e da atmosfera.

- Em quais estágios da produção você se envolve? Você chega a dar instruções para animadores ou artistas de storyboard?

Na ufotable, há poucas divisões entre as seções. A equipe de fotografia não faz apenas composições. Todas as pessoas de todos os setores trabalham juntos para chegar numa cena final. É um pouco complicado de se explicar.

Quanto a segunda questão, sim, eu já passei instruções para pessoas que trabalham em outros estágios da produção. Eu farei o que for necessário para melhorar a qualidade geral do anime. Eu tenho feito isso para todos os animes em que me envolvi até hoje.

- Fate/stay night: Heaven's Feel I. presage flower apresentou muito mais cenários 3D do que o de costume. Quais foram as maiores dificuldades em torná-los mais "naturais"?

Eu sempre me esforço bastante em misturar bem os cenários e CG, então não chega a ser muito difícil. Mas eu dei muito mais retoques do que o de costume para fazer as imagens parecerem ainda mais legais, e isso foi bem cansativo.

Ufotable - Como é o processo de produção digital de um filme como Fate

Acredito que se você fizer a iluminação corretamente, os personagens irão se encaixar melhor nos cenários, não importa em qual estilo eles estejam desenhados. Mas Fate/stay night: Heaven's Feel I. presage flower, em particular, teve muitos cenários 3D. Com todo o tempo que se leva para modelar cenários 3D, além de aplicar a iluminação correta, exigiu-se um tempo muito maior do que qualquer outro projeto para que os cenários ficassem ótimos em Heaven's Feel.

- Heaven's Feel parece mais uma história de horror do que suas antigas exibições. O que você fez para chegar nesse tom mais "assustador"?

Primeiramente, o enredo, storyboard, animação de personagens, cenários e toda a música por trás, são todos fatores responsáveis nisso. No lado da composição, eu coloquei bastante foco em estabelecer um arranjo complexo de gradientes nas sombras, para que o espectador sinta outro espaço nas profundezas da escuridão.

Além disso, toda vez em que uma cena se passa em um lugar claro e iluminado, eu garantia de que pelo menos em algum canto da cena a luz não chegaria... Dessa forma, você é capaz de sentir um pouco de escuridão mesmo nesse ambiente. Se você parar pra ver, há varias cenas com algum tipo de elemento de "escuridão" nelas.

- Qual foi a sua cena favorita de se trabalhar durante seu tempo na ufotable e qual sua cena favorita em Heaven's Feel I. presage flower?

Eu tenho boas memórias sobre tudo que trabalhei nesse estúdio, então não posso escolher uma específica. Todos os projetos significam muito para mim.

Quanto a segunda questão, a cena onde Saber batalha na neve em frente ao Templo Ryuudou e a cena de batalha entre True Assassin e Lancer, ambas deixam uma impressão muito boa. Em particular, a cena de perseguição na estrada representou um passo grande no desenvolvimento da Equipe de Fotografia CG.

Ufotable - Como é o processo de produção digital de um filme como Fate

- Como você equilibra efeitos realistas e estéticas de anime?

Quanto mais realista você tenta fazer, mais falso e forçado ele parece. O intuito do anime e não ser realista. Dizem que se você tentar fazer muito realista, se torna algo fora de lugar, então como é possível ter algum senso de realidade através de anime?

Acredito que você possa fazer um anime parecer bom ao exagerar na beleza dentro de uma cena e em cada ação individual. Como Diretor de Fotografia, acho que é importante garantir que a estética se encaixe com o sentimento e a sensação geral do anime.

- Você é geralmente considerado uma parte grande da imagem da ufotable. O que você pensa disso?

Como você transmite a visão do diretor ou o sentimento da obra original através dos visuais de um anime?

É verdade que um Diretor de Fotografia tem muito a dizer sobre as escolhas de cores de um anime e sua estética. No entanto, animes são um estilo de arte colaborativa, então nunca fiquei pensando muito sobre a minha própria importância pra cada coisa. Eu apenas foco em trazer o melhor possível em cada anime.


- Como você veio a trabalhar na ufotable?

Eu estudava em uma universidade em Osaka até 2003. Foi mais ou menos nessa época que um veterano sugeriu que eu trabalhasse na ufotable. Eu achava o estúdio legal porque eles tinham várias mobílias originais e mesas com aparência misteriosa.

Eu queria ser um Produtor Assistente, mas eu já tinha a experiência na questão visual, então me foi dito para trabalhar na composição. Acho que no fim, foi a melhor opção, eu acho (risos).

- Como é trabalhar na ufotable? O quanto as equipes se colaboram?

É um trabalho bem duro e tenso, mas muito recompensador. Além disso, há várias pessoas perambulando pelo estúdio fazendo todos os tipos de trabalhos possíveis, então você tem a oportunidade de conversar com todos os tipos de pessoas. Você nunca sabe que tipo de assunto irá surgir numa dessas conversas, é bem estimulante.

Por exemplo, o espaço de trabalho do presidente da empresa fica no mesmo lugar que o estúdio de produção, então o diretor, vira e mexe, passa pela área de fotografia. Eles conversam sobre vários assuntos com as equipes. Depende muito da pessoa, mas quando se tem várias conversas do tipo, você acaba construindo um tipo de harmonia que te permite resolver vários problemas juntos.

Ufotable - Como é o processo de produção digital de um filme como Fate

Me desculpe, isso foi um pouco difícil de se explicar. Como é difícil colocar isso em palavras, vou apenas dizer que é uma sensação muito "agitada", mas acho que é algo bom.

- Você já considerou dirigir um anime na ufotable, você mesmo?

Sim. Mas eu não acho que o título de diretor é tão importante assim. Olhando para trás, acho que o mais importante é que as pessoas assistam nossos animes e fiquem surpreendidas e impressionadas por eles. Como anime é uma arte colaborativa, não há uma só pessoa responsável por causar essa sensação. O diretor é apenas um dos papéis que envolvem todo o processo, e apesar de ser uma posição de extrema importância, a arte de cenário e a animação são tão importantes quanto.

contanto que o resultado do anime seja bom, não importa muito qual papel eu desempenhe. Dito isso, eu ainda acredito que o dia vai chegar, onde um membro da Equipe Digital da ufotable se torne diretor. Vamos aguardar.

- Obrigado pela entrevista, Terao-san, e ficamos na expectativa de seu próximo projeto!

O prazer foi meu. Obrigado por me procurarem.













0 Comentários:

Postar um comentário