Nova definição de Otaku segundo novo dicionário Japonês

Nova definição de Otaku segundo novo dicionário Japonês




A Iwanami Shoten lançou no começo desse ano a sétima edição do seu popular dicionário de japonês, o Koujien. O Koujien (Jardim Largo das Palavras) é um dicionário enorme de 3000 páginas, que é muito respeitado e até considerado o dicionário "padrão" por muitos japoneses, por ser um dicionário bem antigo e "conservador" (ele não tem gírias e segue alguns tabus).

Como as palavras sempre estão mudando, o dicionário adicionou algumas novas palavras, excluiu outras e redefiniu o significado de outras, entre elas o termo "otaku".

Nova definição de Otaku segundo novo dicionário Japonês

No dicionário agora está:

Otaku
1. Uma maneira respeitosa de se referir à casa da pessoa com quem se fala.
2. Uma maneira respeitosa de se referir ao marido da pessoa com quem se fala.
3. Uma maneira respeitosa de se referir à pessoa ou pessoas com quem se fala.
4. (Escrito em Katakana) Pessoa com entusiasmo anormal sobre determinado assunto ou coisa específica, mas com interesse limitado sobre outros assuntos, o que causa relações distantes com a sociedade mais ampla. Também comumente usado para definir pessoa excessivamente absorvida em um passatempo específico.

O que nos interessa aqui é o último, que é o usado no nosso ramo. "Pessoa com entusiasmo anormal sobre determinado assunto ou coisa específica, mas com interesse limitado sobre outros assuntos, o que causa relações distantes com a sociedade mais ampla", esse é o novo significado de otaku. É bem menos negativo que o antigo, que era basicamente "Pessoa extremamente viciada em algo, podendo ser prejudicial". Embora ele ainda conote que o indivíduo otaku se afaste da sociedade, já é um passo pra se deixar a marca de "otaku" menos negativa entre os japoneses (sim meu amigo, japonês não gosta de otaku e os que são, em sua maioria, não tem orgulho disso).


0 Comentários:

Postar um comentário